6 DICAS RÁPIDAS SOBRE A LUZ DO SOL NA FOTOGRAFIA
Por: Rodrigo A.
01 de Maio de 2015

6 DICAS RÁPIDAS SOBRE A LUZ DO SOL NA FOTOGRAFIA

Fotografia Prática Retratos

Muitas pessoas pensam que a fotografia se resume a ter muita técnica ou muito equipamento. Apesar de flashes, tochas e refletores serem extremamente importantes, existe uma fonte de luz natural que consegue ter um poder extremamente forte, que é a luz do sol. Ela consegue colocar um efeito único nas fotos!

#1. O sol é único

Porque o sol é único? Porque ele nunca é o mesmo. Apesar da fonte de luz solar ser imprevísivel, ela também é um bom desafio para a prática fotográfica. Porque cada dia, cada momento, cada foto é única e especial. A luz do flash pode ser recriada de uma mesma forma, já a do sol, por mais que as pessoas tentem reproduzir de forma exata a foto que tiraram antes, não conseguem, porque cada dia a luz do sol se comporta de forma diferente.

#2. Preste atenção em como a luz incide sobra a face do modelo

Na maioria das vezes, os fotógrafos que estão começando a carreira, prestam mais atenção em um background bonito, do que na luz. Se a luz do sol está muito brilhante, como no meio dia ou ás três da tarde, isso pode ser um grande problema.

A luz do sol é uma fonte muito bonita, mas para que ela saia de forma agradável aos olhos, deve se posicionar o modelo/objeto no lugar correto, já que não se pode mover o sol.

 

#3.TENTE COMPÔR UMA LUZ DE FUNDO

A luz de fundo pode ser composta com o sol atrás de seu modelo/objeto, de frente para você. Esse método é interessante porque faz com que o brilho aconteça apenas no modelo/objeto. Algumas dicas para se ter em mente, enquanto você tenta fazer uma luz de fundo:

Use a luz de fundo a qualquer hora do dia. Você consegue diferentes efeitos de luz de fundo com o sol em posições diferentes. É uma ferramenta efetiva para usar quando a luz está dura, uma vez que suaviza a luz no rosto de seu modelo/objeto e o ajuda a não apertar os olhos. Também é ideal para usar quando o sol está baixo, na golden hour e deslumbrante.

Mova-se ao redor. Pequenas diferenças em ângulos podem fazer uma grande diferença no seu olhar e em como a foto será registrada. Se o sol está diretamente em frente a câmera, você pode obter alargamento da sua lente, o que pode destruir totalmente o seu modelo/objeto. Você pode obter bons efeitos de lens flare, se encontrar um local em algum ponto entre os dois.

Usar arbustos, troncos, ou o que estiver ao alcance para manipular a luz a seu favor: Se o sol está posicionado atrás de árvores cheias de folhas, é possível criar um bonito soft bokeh. As árvores filtram um pouco a luz, deixando ela menos “dura”, e gerando uma luz quente, suave e bonita. Você pode se posicionar aonde o sol esteja parcialmente escondido, como por exemplo atrás de um tronco, pois isso irá tirar um pouco da dureza e do brilho intenso da luz para a sua lente.

Atenção as roupas que você está usando: Tente usar roupas claras, e evitar o uso de cores brilhantes, porque o sol pode refletir as cores em seu modelo/objeto, prejudicando a composição da foto.

Use os seus modelos e o seu próprio corpo para trabalhar com o sol. Assim como na dica anterior, você pode se posicionar para que o sol fique diretamente atrás de seu objeto, para que o seu modelo/objeto filter um pouco a luz, suavizando-a, criando um brilho bonito em torno do assunto fotografado.

#4. EXPERIMENTE DIRECIONAR A LUZ DO SOL DIRETAMENTE PARA O SEU MODELO/OBJETO

Existem várias vantagens com esse tipo de iluminação, incluindo a bela presença do céu capturado na foto. Quando se coloca uma luz de fundo, o céu costuma ficar com uma cor “lavada”, a fim de deixar o seu modelo/objeto com uma exposição correta. Você pode colocar um céu pós-processado, mas quando se fotografa com o sol atrás de você e com o seu modelo/objeto, é possível fazer a exposição dos dois ao mesmo tempo. Mais algumas dicas para iluminação frontal usando o sol:

Geralmente é difícil para as pessoas para não apertar os olhos quando elas estão olhando para o sol. Se o dia estiver particularmente brilhante, você deve direcionar para que o seu modelo olhe para longe do sol. Algumas pessoas são extremamente sensíveis a luz, e você pode não estar apto para usar luz frontal até que o sol se ponha no céu. Olhos vesgos, assim como olhos lacrimejantes e rostos amassados não são muito atrativos para uma boa foto com a luz do sol.

Faça uma iluminação frontal quando desejar um fundo escuro. Se você posiciona a pessoa perto de uma abertura de garagem ou galpão, o fundo ficará escuro, uma vez que a exposição será direcionada para o modelo/objeto que estiver na sua frente.

Faça uma iluminação frontal quando quiser um efeito dramático, mas tome cuidado para não perder muito a dimensão e acabe como uma imagem plana e sem profundidade.

#5. Use a luz solar para construir belos retratos

Quando a luz está suave, ou quando está quase para baixo, ou com algumas nuvens sobre ele, é recomendada a iluminação do modelo/objeto de lado para obter dimensão.Você pode obter retratos dramáticos, temperamentais, agradáveis, divertidos, felizes, ou seja, a criatividade não tem limites!

#6. Torne-se um observador da luz

A forma como a luz incide sobre o rosto das pessoas é um fator fundamental para boas fotos. A sombra incide de formas diferentes ao longo do dia, e isso também ajuda a criar diferentes retratos. Quanto mais se estuda e se sabe sobre como a luz do sol se comporta e como trabalhar com ela, melhores as chances você terá de se obterem fotos boas.

- Rodrigo Amaral / Matheus Mourão

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil