CRITÉRIOS DE ANULAÇÃO DO ENEM 1
Por: Rodrigo P.
16 de Abril de 2022

CRITÉRIOS DE ANULAÇÃO DO ENEM 1

FUGA AO TEMA

Redação Correção de redação Como fazer uma boa redação Aulas De Reforço Vestibular Aulas Particulares A distância Redação A domicilio Ensino Médio Dícas para uma boa redação Redação nota 1000 Passar No Vestibular Preparação para o vestibular Redaçãonota1000 Redação perfeita Preparatório Treinamento Redação nota 10 Nota 1000 Produção de Texto Revisão de Textos

O primeiro critério de anulação de redação no ENEM a ser estudado é FUGA AO TEMA. Frequente de acontecer e perigoso inclusive para os alunos preparados, ele é um dos maiores riscos e também fonte de insegurança para o aluno. A grande chave é como evitá-lo. Trataremos disso. É mais simples que podemos imaginar.

Em primeira ordem, o que pode gerar um zero na sua redação no ENEM: a perda da vaga. Simples assim. A nota final do ENEM é a média entre todas as matrizes, com redação são 5 matrizes. Deste modo, precisariam ser muito altas as notas nas 4 matrizes restantes para compensar o zero, o que é bastante difícil. Em resumo: redação te coloca na vaga (se consegue acima de 900)... ou eliminá-lo se está abaixo de 400... tornando praticamente impossível um resultado se você zera. 

Como evitar essa perda. Vamos lá, com técnica. Os temas do ENEM frequentemente apresentam uma variante central, e duas periféricas.

Vamos aproveitar a matemática: x, variante central; y e z, variantes periféricas.

Exemplo: A PERSISTÊNCIA DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA SOCIEDADE BRASILEIRA”

x = violência contra a mulher

y = a persistência da

z = na sociedade brasileira

 

É bem simples, se você não escreveu no ENEM sobre a "violência contra a mulher" é zero com certeza. Porque você não atendeu a variante central... a "x". Por exemplo: vamos supor que você fale sobre o problema da violência com um todo, ou violência pessoal, ou violência no Brasil. Aonde esteve a violência contra a mulher? Não esteve. Então é "zero". 

E nos eixos y e z, os periféricos. Quando eles não são atingidos, frequentemente é "tangenciamento"... ou seja, fuga parcial. Mas cuidado, isso é delimitado pela banca, depende única e exclusivamente dela, pois ela mede a dificuldade com o tema após a realização prática dele: os revisores do ENEM são treinados após uma avaliação da amostragem da prova. Por exemplo: no tema acima, de antiga edição do ENEM, foi considerado pela banca e recomendado aos revisores que o eixo z = na sociedade brasileira, se não aparecesse, a avaliação deveria ser anulado. Foi considerado fuga. Essa variante "no Brasil", por exemplo é uma dúvida constante. O aluno pensa que não pode escrever sobre outro país... Não é por aí... O que você não pode fazer é falar "exclusivamente" sobre outro país. Na realização dessa prova, quem falou sobre "a mulher no Oriente Mèdio" sem em nenhum momento ter falado sobre a mulher no Brasil, foi zerado decerto.

RECOMENDAÇÃO então: como não é possível ter 100% de certeza se as variantes periféricas serão caracterizadas como fuga total ao tema, em ao menos algum momento do texto, trate sobre todas as variantes do tema. Isto é que evitará que tenha problemas.

Sobre "tangenciamento" alertamos... Também é uma enorme perda. Quem apresenta tangenciamento, perderá de 160 a 120 pontos na competência 2 da redação. Com risco de perder também a mesma pontuação na competência 3. Em resumo, tangenciando o tema, o aluno perde entre 320 a 240 pontos na redação. É uma perda imensa, que deverá custar sua vaga.

Reiteramos portanto: quer evitar um problema. Trate sobre todos os eixos propostos no tema.

É isso aí.. espero que tenha entendido... até a próxima. 

 

 

R$ 80 / h
Rodrigo P.
São Paulo / SP
Rodrigo P.
4,5 (8 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 28 horas de aula
Tarefas resolvidas 8 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Redação na Preparação para Vestibulares Assuntos que mais caíram no ENEM para Redação Produção de textos acadêmicos
Graduação: Letras Português/literaturas (Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP))
Atendimento humanizado, 20 anos de experiência, foco em resultados.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil