Descancelando o cancelamento
em 22 de Abril de 2022
O primeiro critério de anulação de redação no ENEM a ser estudado é FUGA AO TEMA. Frequente de acontecer e perigoso inclusive para os alunos preparados, ele é um dos maiores riscos e também fonte de insegurança para o aluno. A grande chave é como evitá-lo. Trataremos disso. É mais simples que podemos imaginar.
Em primeira ordem, o que pode gerar um zero na sua redação no ENEM: a perda da vaga. Simples assim. A nota final do ENEM é a média entre todas as matrizes, com redação são 5 matrizes. Deste modo, precisariam ser muito altas as notas nas 4 matrizes restantes para compensar o zero, o que é bastante difícil. Em resumo: redação te coloca na vaga (se consegue acima de 900)... ou eliminá-lo se está abaixo de 400... tornando praticamente impossível um resultado se você zera.
Como evitar essa perda. Vamos lá, com técnica. Os temas do ENEM frequentemente apresentam uma variante central, e duas periféricas.
Vamos aproveitar a matemática: x, variante central; y e z, variantes periféricas.
Exemplo: A PERSISTÊNCIA DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA SOCIEDADE BRASILEIRA”
x = violência contra a mulher
y = a persistência da
z = na sociedade brasileira
É bem simples, se você não escreveu no ENEM sobre a "violência contra a mulher" é zero com certeza. Porque você não atendeu a variante central... a "x". Por exemplo: vamos supor que você fale sobre o problema da violência com um todo, ou violência pessoal, ou violência no Brasil. Aonde esteve a violência contra a mulher? Não esteve. Então é "zero".
E nos eixos y e z, os periféricos. Quando eles não são atingidos, frequentemente é "tangenciamento"... ou seja, fuga parcial. Mas cuidado, isso é delimitado pela banca, depende única e exclusivamente dela, pois ela mede a dificuldade com o tema após a realização prática dele: os revisores do ENEM são treinados após uma avaliação da amostragem da prova. Por exemplo: no tema acima, de antiga edição do ENEM, foi considerado pela banca e recomendado aos revisores que o eixo z = na sociedade brasileira, se não aparecesse, a avaliação deveria ser anulado. Foi considerado fuga. Essa variante "no Brasil", por exemplo é uma dúvida constante. O aluno pensa que não pode escrever sobre outro país... Não é por aí... O que você não pode fazer é falar "exclusivamente" sobre outro país. Na realização dessa prova, quem falou sobre "a mulher no Oriente Mèdio" sem em nenhum momento ter falado sobre a mulher no Brasil, foi zerado decerto.
RECOMENDAÇÃO então: como não é possível ter 100% de certeza se as variantes periféricas serão caracterizadas como fuga total ao tema, em ao menos algum momento do texto, trate sobre todas as variantes do tema. Isto é que evitará que tenha problemas.
Sobre "tangenciamento" alertamos... Também é uma enorme perda. Quem apresenta tangenciamento, perderá de 160 a 120 pontos na competência 2 da redação. Com risco de perder também a mesma pontuação na competência 3. Em resumo, tangenciando o tema, o aluno perde entre 320 a 240 pontos na redação. É uma perda imensa, que deverá custar sua vaga.
Reiteramos portanto: quer evitar um problema. Trate sobre todos os eixos propostos no tema.
É isso aí.. espero que tenha entendido... até a próxima.