Modelos Prontos ou Capacitação Consciente na Redação do ENEM
Por: Rodrigo P.
13 de Abril de 2022

Modelos Prontos ou Capacitação Consciente na Redação do ENEM

5 passos de cada vez - parte I

Redação

Acima na imagem, temos reprodução da capa da Cartilha do Participante do ENEM, documento que explica, para quem é leigo, o sistema de revisão da redação do ENEM.

Aqui, em linha, gerais, mostrarei resumidamente os princípios e critérios de revisão do ENEM, para não complicar o aluno com um pedagogês complexo e técnico. Vamos direto ao ponto: C1 é gramática; C2 é tema e estrutura; C3 é repertório ideológico (alguns vão dizer que é coerência, mas isso é fake); C4 é coesão; C5 é intervenção. Simples assim.

Vamos a algumas reflexões sobre isso. O ENEM é a única prova do mercado que publica integralmente seu método de realização e revisão, isso é fato. E isso permite criar fórmulas de burlar o sistema. Sim, permite. Um dos maiores problemas da prova de redação do ENEM, é uma linha de produção de falseamento de texto aonde o vale tudo está estabelecido: decorar segmentos de avaliação nota mil, para mudar algumas palavras; utilizar modelos estruturados ao esgotamento para repetir um texto que, se for levar em conta, seria igual a de todo mundo. Modelo é interessante... se ele realmente fosse eficiente... todo mundo escreveria igual a todo mundo. Acho isso meio estranho (estou sendo generoso). Em resumo, um mar de inconsistências, produzido pelo próprio modo de operação da prova. Faz parte. É realmente complexo tentar controlar a busca pelo caminho mais fácil. Não me pertence. Pertence à escolha de que caminho está cruzando.

Assim, há uma gama de influenciadores digitais profundamente bem sucedidos em escalar curtidas sobre aquilo que atinge diretamente o aluno: o desespero em busca de uma fórmula pronta. Uma simples questão de escolha. Imagine a seguinte situação. Vamos supor que eu consiga um modo eficiente de burlar a senha de segurança dos cartões de crédito e anunciasse isso publicamente. Concordam, que seriam inúmeros seguidores atrás desta forma milagrosa e rápida de ganhar dinheiro. Não é diferente com o texto.

Apenas, como profissional tenho a escolha ética de não cometer este desvio. Até reconheço, na vivência diária, que o modelo é bem legal para quem começa, porque é comum o aluno se julgar incompetente, e precisar de uma base de sustentação para dar um salto emocional. Uma simples questão de estima. No fundo a partir do momento que ele utilizar o modelo... ele iniciará a escrever.. e seu texto melhorará. Não é por causa do modelo.. É porque ele começou a escrever.. Simples assim. Mas mesmo assim ele acreditará neste modelo que tem cara de Cogumelo do Sol, milagroso e vendido por telefone, do que na técnica especializada. É preciso cuidar para ver se o aluno está se valorizando nesta escolha... ela é arriscada... Ela é fake... É que estamos acostumados com o fake...

 

Vamos então a um outro salto, sem modelos ou padrões. Vamos à revisão do ENEM. E recomendações:

1. Na revisão do ENEM C1 e C4 são observados conjuntamente. Fácil entender, perdas sintáticas gramaticais afetam coesão. Notas da C1 e C4 costumam ser equilibradas, com diferença de 40. Pontuações acima de 80 entre estas competências, merecem ser olhadas com cuidados. Entendeu?

2. C2 não tem zero. Simples entender. Se há zero na C2 ele foi anterior e zerou a prova inteira, porque C2 é tema e estrutura. Se o aluno zerou em tema.. é fuga ao tema.. é zero total. Se o aluno zerou em gênero..  é fuga ao gênero.. é zero total. Entendeu?

3. Assim como C1 e C4 são olhados juntamente num bloco que poderíamos chamar linguístico. C2 e C3 são observados juntos num bloco que poderíamos chamar estrutural conceitual. C5 tem uma curiosa autonomia da qual iremos falar com tranquilidade.

4. C5 alguns dizem que é o critério mais difícil de pontuar. Discordo.. a proposta de intervenção é complexa? Não.. ela é o mais próximo do que se pode imaginar de um modelo, porque tem 3 requisitos básicos: identificação de agente; proposta; detalhamento. Não precisa ser criativa, precisa ser viável. Diferenciação é na argumentação. Intervenção no ENEM costuma dar problema no ENEM para alunos intelectualizados.. ou seja.. avançados.. porque eles não gostam de trabalhar amarrados, engessados como é a proposta de intervenção. 

5. Critérios de zero no ENEM são o primeiro assunto que se estuda na redação no ENEM, pois zerar na redação do ENEM irá certamente eliminá-lo da sua vaga. Alguns pensam que zerar redação é ação de aluno sem qualidade. Ledo engano. Há inúmeros alunos altamente técnicos que zeram na redação. E para esses a dor não é grande não.. é insuportável.. porque eles se prepararam. Um simples deslize e você perde o seu vestibular. Mas isso é assunto para outro texto. 

É possível conhecer profundamente sendo simples. Beijos no coração. Até a próxima!

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Rodrigo P.
São Paulo / SP
Rodrigo P.
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Técnicas de Redação Aulas de Redação Interpretação Textual
Graduação: Letras Português/literaturas (Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP))
Atendimento humanizado, 20 anos de experiência, foco em resultados.
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