REDAÇÃO ALESP - BANCA VUNESP
Por: Rodrigo P.
17 de Abril de 2022

REDAÇÃO ALESP - BANCA VUNESP

Como conseguir resultados

Redação

São critérios abaixo os utilizados pela banca Alesp na revisão do seu texto. Comentaremos um a um (texto original da banca revisora em branco, amostragem ou temas de provas anteriores em tom de pele, os comentários seguirão em azul claro):

a) Tema: avalia-se, neste critério, se o texto do candidato atende ao tema proposto. A fuga completa ao tema proposto é motivo suficiente para que a redação não seja corrigida em qualquer outro de seus aspectos, recebendo nota 0 (zero) total.

Sem o senso comum, não nos comunicamos. Ele marca a nossa linguagem, está nos nossos valores básicos, agrega-se aos nossos costumes. No entanto, se contarmos apenas com ele, pouco ou nada criamos, na vida, na arte, na política. Há o momento da ousadia, do risco, da invenção, que costumam contrariar o senso comum. O desejável, portanto, parece estar em alguma forma de equilíbrio em que não se perca o reconhecimento do senso comum, que nos une, e da criação do novo e do surpreendente, que nos desenvolve. 

O já conhecido é necessário, mas o novo é imprescindível.

 

Acima um tema anterior de prova da Alesp. Percebe-se um encaminhamento profundamente interligado ao texto motivador, um tema decerto abrangente. Em temas como esse recomendamos o isolamento dos núcleos do tema. Em suma, recomendamos uma análise cuidada do texto motivador e do tema. Notem acima sublinhados em núcleos do texto, que você mesmo pode executar no tema. Percebe-se notadamente que o texto-fonte sugere a ideia de que buscar ir além do senso-comum é imprescindível.. Portanto... deste modo... é claro que para não fugir ao tema o candidato, deveria seguir a lógica exposta. Perceberam a importância do isolamento dos núcleos. 

 


b) Estrutura (gênero/tipo de texto e coerência): consideram-se aqui, conjuntamente, os aspectos referentes ao gênero/tipo de texto proposto e à coerência das ideias. A fuga completa ao gênero/tipo de texto é motivo suficiente para que a redação não seja corrigida em qualquer outro de seus aspectos, recebendo nota 0 (zero)
total. Na avaliação do gênero/tipo de texto, observa-se como o candidato sustenta a sua tese, em termos argumentativos, e como essa argumentação está organizada, considerando-se a macroestrutura do texto dissertativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Sabe-se que é comum, em textos dissertativos, a
exposição de fatos e opiniões, mas é imprescindível que haja um posicionamento por parte do autor da redação, a partir da defesa (clara) de um ponto de vista. No gênero/tipo de texto, avalia- se também o tipo de interlocução construída: por se tratar de uma dissertação-argumentativa, deve-se prezar pela objetividade.

Fuga ao gênero é um mecanismo que pode ser tratado de maneira objetiva: dominância. Devem dominar no texto segmentos argumentativos. Não entendeu? Explico: são cinco tipos básicos, cada um com sua propriedade: narrativo (predominam expressões de tempo e palavras concretas); descritivo (predominam expressões de local e adjetivos); expositivo (predominam conceitos e verbos de ligação); argumentativo (predominam conectivos e palavras abstratas; injuntivo (focado no leitor predominam imperativos e informações referenciais). Num texto dissertativo acabamos por encontrar segmentos (partes) de todos esses tipos. Não há problema, por exemplo, de aparecer um pequeno segmento narrativo numa dissertação, o problema é quando ela domina, toma a maior parte do texto, aí você terá um problemão. A banca é clara, devem dominar segmentos argumentativos, fiquem atentos, portanto, a segmentos aonde dominam as propriedades da argumentação (ideias e conexão) e posicione-se. Quando se reflete sobre estrutura dissertativa também lembre-se de considerar: tese (problematização a ser apresentada); parágrafos argumentativos e considerações finais (conclusão) do seu texto. 

Sendo assim, o uso de primeira pessoa do singular e de segunda pessoa (singular e plural) poderá ser penalizado. Além disso, também poderá ser penalizada a referência direta à situação imediata de produção textual (ex.: como afirma o autor do primeiro texto/da coletânea/do texto I; como solicitado nesta prova/proposta de redação), porque é importante que o texto escrito pelo candidato tenha autonomia, isto é, não dependa da consulta (por parte do leitor) da proposta de redação (textos de apoio e frase temática) para ser amplamente compreendido.

A referência da banca a neutralidade da terceira pessoa é bastante previsível e óbvia: primeira e segunda pessoa comprometem o grau de neutralidade do texto, inclusive o "plural de modéstia", o uso de primeira pessoa do plural sem sujeito aparente. Outro critério que é debatido aqui é a cópia imediata de texto motivador, que sem dúvida gerará perdas. Cuide que existe grande diferença da prática de citação (que deve ser usada de forma ponderada) e de cópia de motivador. Se citar, seja pontual, e não se esqueça de comentar. 

Na coerência, serão observados o nível de compreensão (por parte do candidato) dos textos de apoio da proposta, o conhecimento de mundo (repertório) do candidato, a pertinência dos argumentos mobilizados para a defesa do ponto de vista adotado e a capacidade do candidato para desenvolver, relacionar e encadear satisfatoriamente as informações e ideias abordadas no texto. Assim, na avaliação deste critério, serão consideradas aspectos negativos: a falta de partes da macroestrutura dissertativa, a falta de um posicionamento (por parte do autor da redação) na defesa de um determinado ponto de vista, a falta de autonomia do texto, a presença de contradição entre as ideias, a falta de desenvolvimento dos argumentos e a presença de conclusões não decorrentes do que foi previamente
exposto.

No que tange a coerência, a banca é também clara num critério que é pouco percebido por muitos: progressão. Este conceito é a cabacidade dos pensamentos do candidato se encadearem de forma lógica e consistente. Vou tentar ser bem coloquial nisso: tem candidato que fala na tese sobre "abacaxi" e nos argumentos sobre "manga" e "pera". Não há ligação vocabular, ideológica entre os elementos que ele expõe. Isto acontece com frequencia entre candidatos que vão apenas listando pensamentos em textos. A melhor maneira de manter progressão e coerência entre argumentos é um planejamento prévio em mapa mental antes de escrever aonde o aluno visualiza com rapidez a validade da tese e dos arguementos. Outro critério aqui importantíssimo é a autoria de pensamento, notabiliar no texto que você candidato tem espírito crítico, capacidade de se posicionar. 


c) Expressão (coesão e modalidade): consideram-se, neste item, os aspectos referentes à coesão textual e ao domínio da norma-padrão da língua portuguesa. Na coesão, avalia-se a utilização dos recursos coesivos da língua (anáforas, catáforas, substituições, conjunções etc.), de modo a tornar a relação entre palavras, orações,
períodos e parágrafos do texto mais clara e precisa. Serão considerados aspectos negativos as quebras entre frases ou parágrafos e o emprego inadequado de recursos coesivos. Na modalidade, serão examinados os aspectos gramaticais, tais como ortografia, acentuação, pontuação, regência, concordância (verbal e nominal)
etc., bem como a escolha lexical (precisão vocabular) e o grau de formalidade/informalidade expressa em palavras e expressões.

Escolha vocabular é um critério tranquilo de ser atingido para o candidato que tem leitura regular. O problema na verdade não é a sua linguagem própria... é possível fazer um texto excepcional, com um vocabulário simples (aqui leia-se comum, não um vocabulário inundado de vícios e gírias). Não é necessário um pedantismo falsamente intelectualizado para chamar a atenção do revisor (expressões como "hodiernamente"). O que é necessário é precisão vocabular, ou seja, expressões que sejam claras. São as expressões vagas e vícios que enfraquecem seu poder de convencimento. Palavras como "coisa", "algo"... completamente vazias, coringas textuais... que são abusivamente usadas em textos e não dizem nada. 

Sobre gramática.. ela é fundamento... tendo uma boa base.. com uma revisão cuidada se retiram a maior parte das inadequações. Há também técnica para isto: por exemplo, a maior parte dos problemas de concordância em textos é verbal, portanto uma revisão dos verbos e com quem eles se relacionam resolve a maior parte dos problemas. É grave quando o aluno tem sintaxe fragmentada, ou seja, muitas quebras relacionais. Se você apresenta esse problema deve urgentemente procurar ajuda de profissionais, pois demora mais tempo para ajustar. 

Sobre coesão: treine conjunções subordinadas adverbiais... São eles os elementos lógicos do texto. E são intutitivas, basta começar a usá-las que elas lhe levam a esta melhora. Escreverei um artigo somente sobre isto no tempo certo. 

8.29. Será atribuída nota zero à redação que:
a) fugir ao tema e/ou gênero propostos;
b) apresentar nome, rubrica, assinatura, sinal, iniciais ou marcas que permitam a identificação do candidato;
c) estiver em branco;
d) apresentar textos sob forma não articulada verbalmente (apenas com desenhos, números e/ou palavras
soltas);
e) for escrita em outra língua que não a portuguesa;
f) apresentar letra ilegível e/ou incompreensível;
g) apresentar o texto definitivo fora do espaço reservado para tal;
h) apresentar 7 (sete) linhas ou menos (sem contar o título);
i) apresentar menos de 8 (oito) linhas AUTORAIS (não copiadas da prova, dos textos de apoio, de modelos prontos de redação ou de outras fontes) contínuas e/ou for composta PREDOMINANTEMENTE por cópia de trechos da coletânea ou de quaisquer outras partes da prova e/ou por reproduções (plágio) de textos divulgados em mídias digitais (sobretudo internet) ou impressas;
j) for idêntica ou muito semelhante a outra(s) redação(ões) deste Concurso Público ou de outro(s);
k) apresentar formas propositais de anulação, como impropérios, trechos jocosos ou a recusa explícita em cumprir o tema proposto.

Acima não farei comentário além.. é regulamentação.. precisa ser seguida. Coloque estes itens acima, à sua vista diariamente antes da prova, para não esquecer e incorrer em qualquer um destes erros. Eles são profundamente semelhantes aos do ENEM, com apenas observações mais claras sobre "plágio", que aqui entre nós, deveriam estar mais profundamente detalhados na prova do ENEM para proteger a regulamentação da prova. Não se esqueça, ZERO é vaga perdida. 


8.30. Observações importantes:
8.30.1. Cada redação é avaliada por dois examinadores independentes e, quando há discrepância na atribuição das notas, o texto é reavaliado por um terceiro examinador independente. Quando a discrepância permanece, a prova é avaliada pelos coordenadores da banca.

O padrão de dois corretores é amplamente utilizado em diversas bancas. Esta não é diferente. O padrão de discrepância também. Para quem não entende.. discrepância é um valor limite estabelecido de diferença entre os dois corretores. Caso o valor ultrapassar a margem é acionada outra correção. 


8.30.2. O espaço para rascunho no caderno de questões é de preenchimento facultativo. Em hipótese alguma, o rascunho elaborado pelo candidato será considerado na correção da prova de redação pela BancaExaminadora.
8.30.3. Em hipótese alguma o título da redação será considerado na avaliação do texto. Ainda que o título contenha elementos relacionados à abordagem temática, a nota do critério que avalia o tema só será atribuída a partir do que estiver escrito no corpo do texto. Sempre será considerada título a reprodução da frase temática
fora do corpo do texto (inclusive quando não houver o espaço de uma linha pulada ou qualquer marca que indique a separação entre a reprodução da frase temática e o que se considera, efetivamente, corpo do texto esteja essa reprodução nas linhas iniciais ou finais da redação).

Título também não é considerado em registros de pontuação no ENEM. Recomendação: se não conta, não faça. 


8.30.4. Textos curtos, com 15 (quinze) linhas ou menos, serão penalizados no critério que avalia a expressão. Além disso, redações com 20 (vinte) linhas ou menos não poderão alcançar a nota máxima no critério C do item
8.28. A prova de redação terá no máximo 33 linhas.

É fato, é muito difícil fazer uma dissertação competente num espaço tão restrito quanto 15 linhas. Esta banca considera o padrão máximo de 33 linhas. Em bancas o que é ultrapassado frequentemente não é lido. Quanto ao critério de apenamento na condição de espaço não aproveitado faz juz segundo o critério C, ainda que saibamos que o espaço não utilizado é mecanismo natural de perda de qualidade. Recomendamos ao aluno aproveitar cada espaço que possa ampliar seus argumentos e estrutura, respeitadas as ressalvas de extensão máxima. 


8.30.5. As propostas de redação da Fundação VUNESP apresentam uma coletânea de textos motivadores que servem como ponto de partida para a reflexão sobre o tema que deverá ser abordado. Redações compostas, predominantemente, por cópia desses textos motivadores receberão nota zero e redações em que sejam
identificados trechos de cópia da coletânea (sem predominância) ou predominância de paráfrase desses textos motivadores (em relação a trechos autorais) terão a nota final diminuída drasticamente.

Texto motivador é inspiração, não instrumento de meras trocas vestibulares. O que chama atenção é que a Fundação Vunesp está notadamente se protegendo contra uma tendência de mercado rejeitando também modelos prontos. 


8.30.6. A banca examinadora da Fundação Vunesp leva em consideração, na avaliação do critério B do item 8.28., o conhecimento de mundo dos candidatos. Contudo, é muito importante que o repertório mobilizado no textoestabeleça uma relação consistente com o tema abordado e contribua, efetivamente, para a defesa da tese adotada pelo candidato. Assim, a mera referência a pensadores, obras ou teorias não garante uma nota alta nos Concursos Públicos da Fundação VUNESP  ao contrário, a redação será penalizada, quando esse repertório não estiver devidamente concatenado com o tema abordado e com a tese defendida.

Tese é um critério importantíssimo. É a alma da dissertação. Costumo dizer que tese mal feita, daí para baixo é frequentemente um mal caminho. Por isso me desagrada chamar de "introdução". Porque vai mais além.. é uma problematização que cria uma suposição a ser defendida. Como fazê-la eficientemente. Faça uma pergunta para a realidade (essa pergunta não deve aparecer no texto). A resposta é a tese. Problematizar é isso, é questionar, se posicionar criticamente, isso permite o que chamamos tecnicamente de delineamento (afunilamento, recorte) do tema. Por exemplo, sobre a amostra que trouxemos no início do artigo.. Pergunta: Quais são os mecanismos que ampliam o senso-comum a uma visão do científico e como contribuem para a sociedade?  A resposta a essa pergunta norteadora é a tese. Poderia ser, por exemplo: É suposto que, no mundo moderno, a mediocridade impere através do senso-comum e o apelo ao banal, com a falsa imagem da simplicidade. É necessário, deste modo, implementar diferenciação ao pensamento, não somente para que ele se destaque, mas para que resolva os mais profundos problemas da sociedade. É imprescindível aprofundar o senso crítico. Percebeu a diferença? A pergunta direcionada irá ajudá-lo. 


8.30.7. Não é necessário elaborar conclusões com proposta de intervenção, nas redações dos Concursos Públicos promovidos pela Fundação VUNESP.

A Banca VUNESP desobriga a proposta de intervenção notabilizada no ENEM. Pode fazê-la? Pode, eles não restrigem... e é apenas mais uma técnica de encerramento. Quando não caminhar por ela, recomendamos "retomada de tese". É muito eficiente resgatar a suposição da tese e fazer uma ponderação a respeito.

8.30.8. Serão anuladas as redações em que seja identificada predominância de reprodução de modelos prontos de redação disponibilizados na internet ou em outras fontes. A predominância de reprodução de modelos será identificada por comparação entre modelos disponíveis para consulta em fontes de acesso público, bem como pela comparação entre as redações apresentadas pelos candidatos, quando evidenciada a utilização de um mesmo modelo. Ademais, também serão penalizadas, com redução de nota nos critérios B e C do item 8.28., redações que, embora não sejam predominantemente copiadas, apresentem trechos reproduzidos de modelos prontos.

Sem aprofundar comentários, nesta tendência de mercado que considero altamente prejudicial, a banca Vunesp se postura com precisão: não aos modelos prontos. Concordo em gênero, número e grau. Quem arriscar-se, terá risco de perda. Esta tendência do mercado é um resultado natural da oferta incidente na internet de fórmulas milagrosas ao texto que quebram a autoria do aluno. Modelo é bom em contrato, você troca as refências (nome, endereço, etc) e ele fica funcional. Se trata de um texto autoral, que implica suas marcas de estilo. Faz bem a banca.


8.31. Um exemplar do caderno da prova discursiva, em branco, será disponibilizado, única e exclusivamente, no site da Fundação VUNESP, na página deste Concurso Público, a partir das 10 horas do 1º dia útil subsequente ao de sua aplicação. 

 

Eu, sou Rodrigo Varejão Pereira, à disposição para ser seu tutor em suas descobertas e aprendizagens. Soluções para o Concurso Alesp. Me procure. 

R$ 80 / h
Rodrigo P.
São Paulo / SP
Rodrigo P.
4,5 (8 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 28 horas de aula
Tarefas resolvidas 8 tarefas resolvidas
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  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Análise e revisão textual Ajuda em Redação para Vestibulandos Texto Acadêmico
Graduação: Letras Português/literaturas (Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP))
Atendimento humanizado, 20 anos de experiência, foco em resultados.
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