Como ser um bom professor de inglês

Inglês Todos os níveis
Como ser um bom professor de inglês
Rodrigo L.
em 17 de Junho de 2021

Neste post, vamos passear pelos aspectos que definem a qualificação de um bom instrutor de inglês:

Teachers' Day: What makes a good teacher? - Newspaper - DAWN.COM

  • Competência na língua e na cultura: A primeira e fundamental condição de um um bom instrutor de língua estrangeira é que fale muito bem o idioma, com fluência e naturalidade, e que tenha plena familiaridade com a cultura estrangeira.  Pronúncia, ritmo e entonação corretos bem como propriedade idiomática são fundamentais para não transferir desvios ao aluno. 
  • Características de personalidade: Além de plena competência linguística e cultural, existem certas características de personalidade e habilidades no plano psicológico que são decisivas. O bom instrutor é normalmente descontraído, alegre, tem bom senso de humor, facilidade de relacionamento e sensibilidade para saber lidar com pessoas com diferentes graus de autoconfiança. Não é aquele que ostenta seu conhecimento linguístico e corrige o aprendiz; é aquele que desenvolve autoestima e autoconfiança no aprendiz. É aquele que desempenha um papel de facilitador, colocando-se num plano de igualdade e não de superioridade. É aquele que se interessa mais pelo conteúdo da mensagem que o aprendiz tenta lhe transmitir do que nos desvios da linguagem utilizada. 
  • Qualificação acadêmica: É indispensável que o instrutor tenha clara consciência dos conceitos de language learning e language acquisition e desejável também que tenha conhecimentos de psicologia educacional, linguística comparada, diferentes métodos de ensino de línguas, fonologia e alguma experiência como instrutor. Além dos cursos de Letras de universidades brasileiras, que oferecem esses conhecimentos, há os cursos profissionalizantes em TESLTEFL, ou TESOL, do exterior. Destes, existem muitos, com uma diferença grande de custo, carga horária e qualidade. Pode-se considerar de boa qualificação acadêmica o instrutor que tiver um Certification de universidade norte-americana, britânica ou canadense; ou um TKT, CELTA, CELTYL, ICELT da Universidade de Cambridge (Inglaterra). A mesma universidade também oferece o DELTA e o IDLTM, programas mais avançados que os anteriores. Acima da formação em Letras e desses certificados profissionalizantes, vêm os mestrados e doutorados em TESL, TEFL, TESOL, e Linguística.
 
Rodrigo está online
Rio de Janeiro / RJ
Especialização: English Language teaching and Multimedia (Oxford English Institute)
Cursinho Pré-Vestibular em Inglês Inglês Nível Curso superior ESL English Inglês para Viagem English Reading Inglês Online Inglês na Prática
Professor de inglês certificado em oxford com 8 anos de experiência nas melhores escolas de idiomas e 12 anos de vivência no exterior. Fluência rápida
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 85 / aula
Conversar Whatsapp do professor Rodrigo L. Whatsapp do professor Rodrigo L. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 2 h e 8 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil