Falantes Nativos x Falantes Não-nativos
Por: Rodrigo L.
20 de Junho de 2021

Falantes Nativos x Falantes Não-nativos

Existem diferenças reais?

Inglês Todos os níveis

Professor Nativo x Não-Nativo: Qual a Diferença? | Auding

Tanto Falantes nativos como os não nativos cometem erros

Muitos estudantes brasileiros acham que falantes nativos são melhores pois não cometem erros ao falar ou escrever em sua língua nativa. Ou seja, se eles são nativos, sabem mais ou ensinam melhor. Já os professores brasileiros, ou de outros países, cometem erros ou não sabem o suficiente para ensinar.

Esse argumento é muito comum ao conversar com estudantes que acham que professor nativo é melhor que professor brasileiro. Ou aprender com nativos é melhor que aprender com falantes de inglês do Brasil ou de outro país.

Tive a oportunidade de conviver com nativos diariamente em meu trabalho por mais de 12 anos e vi na prática que essa ideia está muito fora da realidade. Falantes nativos da língua inglesa erram também, e muito!

Erram ao escrever, erram ao falar, até erram ao tentar lhe ensinar algo em seu próprio idioma. A verdade é que não existe isso de só por que são nativos, sabem mais que alguém não nativo.

Ser um falante nativo americano ou britânico, não faz dessa pessoa um melhor professor, ou saber os tempos verbais melhor, ou saber ensinar melhor.

Se você está começando a estudar agora e não sabe nada de inglês, suas chances de aprender são melhores estudando com um professor brasileiro, que diretamente com um professor ou falante nativo.

Professores brasileiros entendem as dificuldades e peculiaridades que nós brasileiros temos. Em muitas escolas de idiomas, eles são treinados e capacitados exatamente para lidar com essas peculiaridades. E quanto mais experiência ele ou ela tiver ensinando a outros brasileiros, mais saberá o que funciona e o que não funciona.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil