Monges, China e Katakana
Por: Roger T.
28 de Abril de 2023

Monges, China e Katakana

Japonês Katakana Cultura Escrita

O katakana é um dos três sistemas de escrita japoneses, juntamente com hiragana e kanji. É composto por caracteres que representam sons, e é frequentemente usado para escrever palavras estrangeiras, nomes próprios e onomatopeias. Mas de onde vem o katakana?

A origem do katakana remonta ao século IX, durante o período Heian. Nessa época, os monges budistas japoneses frequentemente viajavam para a China para estudar. Eles trouxeram de volta vários textos chineses e, para lê-los em japonês, tiveram que adaptar os caracteres chineses para representar sons japoneses. Esses caracteres modificados eventualmente evoluíram para o katakana.

Inicialmente, o katakana era usado principalmente por monges budistas e por mulheres da corte para escrever poemas e diários. Mas no século X, o uso do katakana começou a se espalhar para outras áreas da sociedade japonesa. Por exemplo, os samurais começaram a usar o katakana para escrever mensagens codificadas, e os comerciantes começaram a usá-lo para marcar mercadorias importadas.

No século XVII, durante o período Edo, o uso do katakana se tornou ainda mais difundido. Nessa época, os japoneses começaram a ter mais contato com o Ocidente, e o katakana se tornou uma forma conveniente de escrever palavras estrangeiras. Por exemplo, a palavra "pan" (pão em português) foi escrita em katakana como パン.

Com o tempo, o katakana se tornou uma parte integral da escrita japonesa. No século XX, durante a era Showa, o governo japonês promoveu ativamente o uso do katakana como parte de um esforço para modernizar a língua japonesa e torná-la mais eficiente. O katakana também se tornou uma ferramenta importante na comunicação eletrônica, pois é fácil de digitar em um teclado.

Hoje, o katakana continua a ser usado em muitos contextos diferentes. É comum ver palavras em katakana em anúncios, menus de restaurantes e nomes de empresas. O katakana também é frequentemente usado em mangás e animes para dar destaque a palavras importantes ou para representar sons específicos.

Em resumo, o katakana é um sistema de escrita japonês que evoluiu a partir da adaptação de caracteres chineses para representar sons japoneses. Originalmente usado por monges budistas e mulheres da corte, o katakana se tornou mais difundido durante o período Edo e se tornou uma parte integral da escrita japonesa. Hoje, o katakana é usado em muitos contextos diferentes e é uma ferramenta importante na comunicação eletrônica.

R$ 45 / h
Roger T.
São Sebastião / SP
Roger T.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Japonês Iniciante Japonês N4 Hiragana
Graduação: Design grafico (Universidad Amerincana)
Analista de dados, designer e apaixonado por ensinar idiomas. Aprenda efetivamente de forma descontraída!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil