Como aprender Matemática
Por: Roseana B.
28 de Fevereiro de 2018

Como aprender Matemática

Estudando Matemática

Matemática Ensino Médio Ensino Superior Técnico Ensino Fundamental Álgebra Trigonometria ENEM Concursos Reforço Escolar Matrizes Funções Polinomiais Equações Polinomiais Determinantes Funções Exponenciais Análise Combinatória Geral Pré-Vestibular Cálculo II Avançado Cálculo I

Como aprender Matemática?

Muitas pessoas pensam que aprender Matemática é privilégio de poucos. Mas não. É uma habilidade que pode ser adquirida como qualquer outra bastando para isso dedicação e disciplina.

Procure estudar continuamente para não perder o ritmo e o raciocínio. O trabalho proposto pelos professores tem uma sequência lógica, por isso, você deve fazer o seu próprio plano de estudo, determinando quantas horas semanais irá se dedicar à matemática. Como sugestão, no mínimo duas horas para cada hora de aula.

Primeiramente, você precisa compreender o significado daquilo que está estudando. Não apenas entender a aplicabilidade, mas conectar os temas e localizar os conceitos no contexto ao qual pertence. Em seguida tem que treinar. É como no preparo físico: não se corre uma maratona de um dia para o outro, é necessário muito treino.

Os seguintes passos poderão ajudá-lo no aprendizado de Matemática:

  1.       Assista a todas as aulas e não chegue atrasado. Também não saia antes do término da aula.
  2.       Se necessitar se ausentar da aula, recorra aos apontamentos de um colega antes da próxima aula e procure tirar as dúvidas (somente as dúvidas) com o professor na aula seguinte.
  3.       Dê ênfase às sugestões e indicações do professor sobre o que é importante, ao fazer as anotações da aula. Após a aula, retome suas anotações logo que possível, enquanto as explicações ainda estiverem “frescas” em sua memória.
  4.       Matemática tem que ser praticada, então, não deixe de fazer as atividades propostas pelo professor. A prática sob a forma de “lição de casa” é indispensável para desenvolver a compreensão e reter as informações transformando-as em conhecimento.
  5.       É muito importante que você forme a sua biblioteca particular e também frequente uma na sua escola ou no seu bairro. Procure ler o texto sobre o tópico que será abordado na próxima aula. Você se beneficiará com a explicação do professor.
  6.       Ao encontrar dificuldade em resolver um exercício, procure discuti-lo com seus colegas. Deve também perguntar ao professor que, certamente, terá prazer em orientá-lo. Não desperdice a oportunidade de elucidar as suas dúvidas, pois não o fazendo, pode comprometer a compreensão das aulas seguintes.
  7.       Procure aprender com os seus erros. Analise-os. Entender o erro cometido evita sua repetição. Verifique se errou por distração, equívoco ou por falta de preparo naquele conteúdo. Procure explicitar a forma como pensou, mesmo que ache que ela esteja “errada”, discutindo isto com os colegas e/ou professores.
  8.       O mais importante: Matemática se aprende fazendo e não lendo, Matemática só se aprende com lápis e papel, no sentido em que não se pode ler um livro de Matemática como se lê um romance. Um livro de Matemática deve suscitar no aluno mais a palavra “trabalho” do que a palavra “leitura”.

 

Tenho certeza de que seguindo as sugestões acima você terá um ótimo desempenho.

                                                                                                                                                                                                                                                                                            Sucesso!!!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil