Como aprender Matemática?
Muitas pessoas pensam que aprender Matemática é privilégio de poucos. Mas não. É uma habilidade que pode ser adquirida como qualquer outra bastando para isso dedicação e disciplina.
Procure estudar continuamente para não perder o ritmo e o raciocínio. O trabalho proposto pelos professores tem uma sequência lógica, por isso, você deve fazer o seu próprio plano de estudo, determinando quantas horas semanais irá se dedicar à matemática. Como sugestão, no mínimo duas horas para cada hora de aula.
Primeiramente, você precisa compreender o significado daquilo que está estudando. Não apenas entender a aplicabilidade, mas conectar os temas e localizar os conceitos no contexto ao qual pertence. Em seguida tem que treinar. É como no preparo físico: não se corre uma maratona de um dia para o outro, é necessário muito treino.
Os seguintes passos poderão ajudá-lo no aprendizado de Matemática:
- Assista a todas as aulas e não chegue atrasado. Também não saia antes do término da aula.
- Se necessitar se ausentar da aula, recorra aos apontamentos de um colega antes da próxima aula e procure tirar as dúvidas (somente as dúvidas) com o professor na aula seguinte.
- Dê ênfase às sugestões e indicações do professor sobre o que é importante, ao fazer as anotações da aula. Após a aula, retome suas anotações logo que possível, enquanto as explicações ainda estiverem “frescas” em sua memória.
- Matemática tem que ser praticada, então, não deixe de fazer as atividades propostas pelo professor. A prática sob a forma de “lição de casa” é indispensável para desenvolver a compreensão e reter as informações transformando-as em conhecimento.
- É muito importante que você forme a sua biblioteca particular e também frequente uma na sua escola ou no seu bairro. Procure ler o texto sobre o tópico que será abordado na próxima aula. Você se beneficiará com a explicação do professor.
- Ao encontrar dificuldade em resolver um exercício, procure discuti-lo com seus colegas. Deve também perguntar ao professor que, certamente, terá prazer em orientá-lo. Não desperdice a oportunidade de elucidar as suas dúvidas, pois não o fazendo, pode comprometer a compreensão das aulas seguintes.
- Procure aprender com os seus erros. Analise-os. Entender o erro cometido evita sua repetição. Verifique se errou por distração, equívoco ou por falta de preparo naquele conteúdo. Procure explicitar a forma como pensou, mesmo que ache que ela esteja “errada”, discutindo isto com os colegas e/ou professores.
- O mais importante: Matemática se aprende fazendo e não lendo, Matemática só se aprende com lápis e papel, no sentido em que não se pode ler um livro de Matemática como se lê um romance. Um livro de Matemática deve suscitar no aluno mais a palavra “trabalho” do que a palavra “leitura”.
Tenho certeza de que seguindo as sugestões acima você terá um ótimo desempenho.
Sucesso!!!