A Pedagogia de Paulo Freire
Por: Luis B.
29 de Julho de 2020

A Pedagogia de Paulo Freire

Contribuições para a prática docente nos dias atuais

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INTRODUÇÃO

 

Ao longo da história, diversos fatores culturais foram elencados ao processo educativo, que pode ser compreendido como um processo contínuo da vida, e que passou a ser sistematizado e teorizado de acordo com as necessidades de cada cultura. A esse processo de sistematização e teorização da educação, pode-se nomear pedagogia. Em diversas culturas ocidentais a pedagogia está relacionada à reflexão de sobre como ensinar, como aprender, o que ensinar, qual melhor recurso a ser utilizado no ensino, qual o melhor ambiente para o processo educativo, etc.

Observando a história da pedagogia podemos pontuar diversos segmentos filosóficos a esse respeito que surgem e transformam-se de acordo com o contexto econômico, religioso, social ou cultural de cada povo. No cenário europeu e americano, principalmente, podemos encontrar diversos teóricos que defenderam suas ideias e conquistaram patamares de respeito na pedagogia, de forma que suas teorias foram adotadas e implementadas na prática. Um desses teóricos de grande importância foi Paulo Freire, que desenvolveu um método de ensino conhecido internacionalmente, e que até os dias atuais é referência no campo dos estudos pedagógicos. Neste breve trabalho, apresentaremos sobre a chamada Pedagogia Freireana, em seu contexto social e cultural, e de que forma ela se faz presente e de grande importância nos dias atuais.

  

BIOGRAFIA RESUMIDA DE PAULO FREIRE

 

      Brasileiro, nascido no Recife (PE) em 1921, onde permaneceu até 1931, Paulo Freire desenvolveu grande interesse pela Língua Portuguesa e formou-se em Direito na Faculdade de Direito de Recife. Casou-se com uma professora e lecionou durante certo tempo no Colégio Oswaldo Cruz, em Recife. Nesse período iniciou no desenvolvimento de seus métodos de ensino e alfabetização para adultos.

Em 1947 passou a dirigir o departamento de educação e cultura do SESI, período em que iniciou também a evidenciar suas ideias a respeito da educação e alfabetização, através da apresentação de um trabalho no congresso educacional do Rio de Janeiro. Com o golpe militar de 1964, Paulo Freire foi considerado como uma ameaça à ordem por causa de suas ideias pedagógicas, às quais imaginava-se ideias comunistas. Viveu exilado no Chile e na Suíça, retornando ao Brasil apenas em 1979, com a Lei da Anistia.

Após o retorno ao Brasil, exerceu o cargo em São Paulo, de secretário da Educação, e prestou assessoria a projetos culturais na América Latina e na África. Faleceu na cidade de São Paulo em 1997, e ao longo de sua vida, Paulo Freire escreveu diversas obras que expressaram suas ideias e que contribuíram de forma muito significativa no campo de estudos da pedagogia mais recente, tais como “Conscientização e alfabetização: uma nova visão do processo”, “Educação como prática de liberdade”, “Pedagogia do oprimido”, “Política e educação”, “Pedagogia da autonomia”, dentre outros.

  

MÉTODO PEDAGÓGICO DE PAULO FREIRE

 

Pensando sobre a história das ideias pedagógicas, pode-se destacar duas vertentes que divergem em certo sentido nesse campo de estudo. Muitos pedagogos e filósofos da pedagogia discutiram e teorizaram sobre o processo de ensino- aprendizagem durante o tempo, e observa-se que em suas teorias, alguns defendem uma primeira vertente de ideias que objetivam melhorar ou aperfeiçoar a forma como se deve ensinar, enquanto outros defendem uma segunda vertente em que buscam adaptar seus métodos de ensino com o foco principal na própria aprendizagem. Dessa forma, com a segunda vertente, o educando passa a ser o protagonista, em certa medida, do processo ensino-aprendizagem, e passa a receber o direcionamento de um olhar mais atento às suas necessidades enquanto agente não passivo nesse processo. Paulo Freire encaixa-se nitidamente nessa vertente das ideias pedagógicas que defende o olhar para o educando, levando em consideração sua condição e sua bagagem cultural, social, econômica, histórica, para que o ensino seja modelado a partir da forma como se entende que a aprendizagem efetivamente acontecerá.

O método Freireano foi desenvolvido a partir de sua própria vivência enquanto educador, e atingiu um público que em certa medida era um tanto diferente daquele pensado por outros filósofos da pedagogia. Direcionado para a educação de adultos, o método Freireano é a quebra do paradigma da educação tradicional, e propõe que o educador leve em consideração seu educando em primeiro lugar para que a aprendizagem seja efetiva. Basicamente, o método de aprendizagem deve ser construído de forma que inicialmente sejam identificados os conhecimentos prévios do educando sobre determinado conteúdo, posteriormente pesquisando sobre esses conhecimentos e aprofundando o repertório, para que em seguida, em uma relação horizontal entre professor e aluno, discuta-se o tema e seja problematizado, ou seja, sejam levantadas questões reflexivas. Dessa forma, o educando se torna agente de seu próprio aprendizado e assim emancipado da ideia de que o professor seja o detentor de todo o conhecimento e que pode transmiti-lo de forma discursiva. No método Freireano, como já dito anteriormente, o educando deixa de ser passivo na relação com o professor, porém levando em consideração que o professor é ainda presente e muito importante no processo, enquanto orientador e provocador no sentido de instigar o raciocínio crítico.

            O método pedagógico desenvolvido por Freire teve, entretanto, seu foco na alfabetização de adultos, e por isso possivelmente tenha se tornado tão conhecido na história da pedagogia. Assim como o método pedagógico, a alfabetização segundo Paulo Freire aconteceria de forma mais eficaz seguindo as diretrizes propostas que levam em consideração a bagagem sócio-cultural do educando. Dessa forma, propõe que o educador identifique inicialmente as denominadas Palavras Geradoras, aquelas de conhecimento do educando e que fazem parte de sua vivência diária, como no caso de um trabalhador da área de construção civil, que tem em seu repertório cotidiano palavras como tijolo, areia, cimento, etc. A partir da identificação das palavras geradoras, deve haver uma associação entre as palavras e suas respectivas representações visuais, para que finalmente seja aplicada a silabação de tais palavras. Assim, a aprendizagem seria mais eficaz e colocaria também o aluno em posição de agente de seu próprio desenvolvimento.

            Diante da proposta dessa pedagogia de autonomia, alguns aspectos também são levados em consideração e considerados importantes, como a assiduidade do professor enquanto pesquisador e afirmador da cientificidade dentro da pesquisa e da educação, a questão do diálogo entre professor e aluno para firmar a horizontalidade da relação entre ambos, a interdisciplinaridade como forma de ampliar as possibilidades de alcançar a efetivação da aprendizagem, ou seja, utilizar de diversas disciplinas e assuntos para a construção de um determinado conhecimento, e ainda fazer uso dos conhecimentos científicos para as necessidades palpáveis e populares.

 

PEDAGOGIA POLÍTICA

 

            Levando em consideração o método pedagógico Freireano, é importante ainda salientar que para além da “sala de aula”, seus ideais são também políticos. Com o objetivo de tornar o educando agente de seu próprio conhecimento e proporcionar a ele um processo pedagógico em que é possível desenvolver além dos conhecimentos o senso crítico, a escolha da pedagogia Freireana é para o professor um ato totalmente político. No contexto de aprendizado de Freire, há uma intenção que claramente faz do educando um agente pensante, que aprende a conhecer seu mundo, seu contexto, sua realidade, para refletir sobre o mesmo e posteriormente transformá-lo à medida em que percebe necessário. Como uma crítica à chamada educação bancária, esse método traz consigo a libertação social, a conscientização sócio histórica.

            Esse método descarta a ideia da educação tradicional em que os conteúdos são também tradicionalmente referenciados na cultura da elite burguesa, e que, inevitavelmente, seriam descontextualizados para os grupos sociais com baixo poder aquisitivo, os grupos de trabalhadores, etc. É uma forma de democratização da educação.

 

CONCLUSÃO

 

            A pedagogia de Paulo Freire contribuiu muito para a História das Ideias Pedagógicas, não apenas no Brasil, mas no mundo todo. No geral, é uma verdadeira quebra de paradigma na área da pedagogia, visto sua forte tendência a fugir do método vulgarmente conhecido como tradicional. Sua efetividade foi comprovada em um contexto sócio cultural muito específico, porém inalcançado em certa medida até os dias atuais.            Considerada uma pedagogia de emancipação, focaliza em seu processo o próprio educando, e assim as formas de aprendizagem, e não exclusivamente as formas de ensino, que acabam por consequência à reflexão do método, sendo redirecionadas de acordo com o contexto de cada situação de aprendizagem.

            Levando em consideração o contexto atual em que vivemos, as práticas pedagógicas e a didática de cada professor deve e necessita ser pensada e repensada a cada novo desafio. É importante destacar que a denominada pedagogia tradicional já não condiz com o contexto de escola dos dias de hoje, e sendo assim, Paulo Freire contribui imensamente ao trabalho de um professor que pensa suas práticas pedagógicas entendendo que o foco do processo deve ser a aprendizagem, que será efetiva se o educando despertado para a posição de agente na construção de seu próprio conhecimento.

  

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: UNIESP, 2000.

COUTO, Sonia. Método de Paulo Freire: princípios e práticas de uma concepção popular de educação. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo, 1999. Disponível em: <http://www.acervo.paulofreire.org:8080/jspui/handle/7891/141>. Acesso em: 10 de fevereiro de 2018.

GADOTTI, Moacir. História das Ideias Pedagógicas. São Paulo: Ática, 2001.

SAUL, Alexandre. GIOVEDI, Valter Martins. A Pedagogia de Paulo Freire como Referência Teórico-Metodológica para Pesquisar e Desenvolver a Formação Docente”. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum>. Acesso em: 10 de fevereiro de 2018.

SAVIANI, Dermeval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2013.

 

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Pedagogia no Ensino Fundamental Acompanhamento Pedagogia para o 3º Ano
Professor de História especializado em Arte Educação e Terapia e em Musicoterapia, com ampla experiência em diversas áreas de ensino.
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