Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Por: Luis B.
29 de Julho de 2020

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O que representa essa data?

Pedagogia Acompanhamento Pedagógico Reforço escolar Aulas de reforço Ensino Fundamental Dificuldades Acompanhamento Psicopedagogia musicoterapia arteterapia Educação ensino Inclusão

O dia 02 de Abril surgiu como Dia Mundial de Conscientização do Autismo em 2007, por uma iniciativa da ONU em chamar a atenção para que as pessoas reflitam sobre esse assunto tão importante. No Brasil a data foi instituída em 2018, quando foi sancionada a lei que institui a data como Dia Nacional da Conscientização sobre o Autismo.

Mas afinal, o que é o Autismo? TEA, como é denominado, o Transtorno do Espectro do Autismo é um transtorno do desenvolvimento que tende a afetar as áreas da interação social e da linguagem. Os principais comportamentos caracterizados no Autismo são a dificuldade para interação social, dificuldades no desenvolvimento da linguagem, apresentação de comportamentos repetidos ou restritos, ecolalia e ausência de contato visual, variando de pessoa para pessoa. Podemos listar também alguns sintomas decorrentes de outras condições médicas associadas: doenças genéricas, distúrbios gastrointestinais, distúrbios compulsivos, disfunção do sono e problemas de processamento sensorial.

De acordo com pesquisas, não há uma causa definida para o Autismo, mas pode estar associada a fatores genéticos, ambientais e outros. Para diagnosticar o TEA existem diversos critérios determinados pelo Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais, e o diagnóstico é feito pelo neurologista, mas por conta dessa necessidade de se analisar vários critérios, é recomendado que o diagnóstico seja feito a partir de diversos olhares clínicos. Dessa forma, até que seja diagnosticado o autismo, deve-se passar pela família e pela escola que provavelmente são os primeiros ambientes em que possivelmente serão percebidos os sintomas, e posteriormente será encaminhado a outros profissionais, como pediatra, psicólogo e neurologista, para realização do diagnóstico clínico.

A partir do diagnóstico do TEA, é preciso que sejam garantidos os direitos da pessoa autista, ou seja, basicamente o acesso à escola e à saúde. Em relação à saúde, nos referimos à possibilidade de realizar o tratamento adequado e mais eficaz, que será determinado ainda pela equipe multidiciplinar de que já comentamos anteriormente. Os tratamentos podem variar de acordo com cada pessoa, e podem ser realizados com medicamento e com terapias diversas: fonoaudióogo, psicopedagogo, psicoterapia, terapia ocupacional, arteterapia, musicoterapia, etc. Um tratamento adequado possibilita que sejam desenvolvidas diversa habilidades e aspectos da pessoa autista, como a fala, a autonomia e outros aspectos.

Ainda sobre a importância da conscientização, é preciso saber que existem alguns símbolos que representam o TEA e que podem ser usados de uma forma lúdica para difundir informações sobre o assunto: a cor azul, que representa o autismo, visto que estatisticamente a maior quantidade de diagnósticos é em meninos; o quebra-cabeça multicolorido, que representa a diversidade de diagnósticos possíveis do TEA e a complexidade para compreender a pessoa autista; a fita estampada com o quebra-cabeça, que é o símbolo para a conscientização.

A conscientização é muito importante para que as pessoas autistas tenham seus espaços de direito garantidos em nossa sociedade, ou seja, o espaço de igualdade. Vivemos em um período onde a inclusão social é um assunto de grande relevância, e isso é um grande avanço histórico na causa das pessoas com deficiência, mas é preciso ir além. Cada um deve fazer a sua parte para que o mundo seja um lugar mais justo. É preciso conhecer a respeito do TEA, pois muitas pessoas não sabem como se colocar diante de uma pessoa autista, e para isso temos também que pensar que a pessoa autista vê o mundo de uma forma diferente, única e singular, e precisamos ao máximo compreender essa sua peculiaridade. Ficamos ainda com a reflexão de que na verdade, somos todos diferentes e vemos o mundo, cada um à sua maneira, e isso é o que faz presente a diversidade em uma sociedade. Agora nos resta a missão de respeitarmos integralmente as diferenças uns dos outros, nos livrando de preconceitos e paradigmas, e agindo através da empatia.

 

FONTES:

https://minutosaudavel.com.br/autismo/#sintomas-autismo

https://autismoerealidade.org.br/2019/03/22/os-simbolos-do-autismo/

https://www.vittude.com/blog/transtorno-do-espectro-autista-ou-autismo/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Mundial_de_Conscientiza%C3%A7%C3%A3o_do_Autismo

R$ 40 / h
Luis B.
Mogi das Cruzes / SP
Luis B.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Pedagogia para o 3º Ano Acompanhamento Pedagogia - Reforço escolar
Professor de História especializado em Arte Educação e Terapia e em Musicoterapia, com ampla experiência em diversas áreas de ensino.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil