ENERGIA LIMPA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

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ENERGIA LIMPA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
Samuel M.
em 28 de Maio de 2019

A GRANDE QUESTÃO

Cada vez mais, empresas e instituições de pesquisa têm pensado em desenvolver tecnologias de energia limpa e sustentável para veículos, por uma simples relação de causa e efeito: gases tóxicos e poluição emitida na ordem de milhões de toneladas que geram aquecimento global resultando na piora da qualidade de vida. Ainda existe a preocupação de que esses combustíveis originados do petróleo um dia vão acabar (BRAGA, 2010).

No caso de solucionar esses problemas, é preciso que a inovação atenda a três pilares para o desenvolvimento sustentável que são: desenvolvimento econômico, social e proteção ao meio ambiente (Amcham Brasil, 2017).

Essa busca por novos meios energéticos para combustíveis é relevante, visto que grande parcela da poluição é causada pelos meios de transporte, como os veículos de passageiros e caminhões (BRAGA, 2010 apud CETESB, 2009).

Em se tratando de caminhões de carga, esse estudo para aplicação de energia limpa é muito importante. Isso se dá devido ao gasto de combustível gerado pelo motor de Ciclo Diesel que é a principal fonte de potência para seu funcionamento e consequentemente, emissão de poluentes (OLIVEIRA, 2010).

EXEMPLO DOS CAMINHÕES BETONEIRA

Os caminhões betoneira atuais também utilizam motores de combustão interna de Ciclo Diesel para seu funcionamento, em acelerações, desacelerações e mesmo parados. O fato de terem que ficar em funcionamento ainda que não se locomovam se dá devido à necessidade do motor Diesel ter que fazer girar o tambor da betoneira para que o cimento fique em constante revolução, e não seque e endureça (OLIVEIRA, 2010).

Com relação ao funcionamento do motor, este experimenta faixas diversas de rotação e carga. Nesse sentido, o motor sempre vai trabalhar de acordo com a solicitação de energia, o que gera emissão de poluentes maiores ou menores de acordo com o momento de utilização. Isso gera gastos no consumo de combustível. Daí surge a questão de energia limpa e sustentável. Por exemplo, uma solução seria algo que não fosse um motor de combustão interna para rodar o tambor no momento da carga e descarga de cimento (OLIVEIRA, 2010).

A SOLUÇÃO LIMPA E SUSTENTÁVEL

Para exemplificar com um modelo real e que já está sendo comercializado, será descrito a solução para essa questão que a Liebherr encontrou, a Betoneira Elétrica ETM 1004 T.

É justamente a ideia de desligar o motor Diesel enquanto realiza a carga e descarga de cimento. O sistema que fica agora responsável por esse trabalho consiste em um motor elétrico que conectado a uma caixa de engrenagens, faz o tambor da betoneira girar. Isso permite gerar muitos benefícios para a tranquilidade em relação a redução de emissão de ruídos, de poluentes e economia na redução do consumo de combustível. Possui também um software muito eficiente, prático e com uma interface bem intuitiva.

A seguir são apresentados detalhes do equipamento:

O display é sensível ao toque. O software é muito prático e fácil de usar com informações sempre ao alcance e em tempo real. Conta por exemplo com o nível de bateria em porcentagem, tempo restante de trabalho, representação do sistema e rotação do balão da betoneira.             

Já o motor elétrico é compacto, muito potente e está acoplado à caixa de engrenagens. Oferece potência máxima de 120 KW podendo ser usado para tambor de betoneira com volume de até 12 m³.

O sistema de recarga da bateria é prático e rápido, com carga completa da bateria e pronta para o trabalho em menos de uma hora. Para isso, basta uma fonte de 400 V / 32 A conectada ao equipamento. Também é possível encontrar um display externo instalado na parte de trás do veículo, para melhor acompanhamento da carga da bateria.

Segundo informações do site da empresa, o tambor da betoneira tem flexibilidade para transporte de todos os tipos de concreto, do F1 ao F6 e mantém o volume admissível de carga, não afetando em nada a quantidade, visto que a bateria fica em um local adequado e otimizado. A propósito, a bateria tem capacidade para um dia inteiro de trabalho e ainda possui gerador que a recarrega enquanto o caminhão está em movimento. Ainda se tratando do trabalho, é possível ser realizado em diversos tipos de clima com suas mais variadas temperaturas, pois o sistema se adapta a estas condições.

Vale ressaltar que o motor elétrico é acionado apenas quando o veículo está parado e quando em movimento, outro sistema entra em ação conforme o gerente comercial da área de Tecnologia de Concreto da Liebherr Brasil, Luis Miguel Torres, detalhou:

“O motor Diesel do caminhão alimenta uma bateria elétrica que por sua vez aciona o sistema do motor hidráulico do balão da betoneira. Quando a betoneira está descarregando o concreto na obra, não precisa mais do motor Diesel. O acionamento em regime estacionário é 100% elétrico.”

Para aqueles que ficaram interessados em adquirir esse produto revolucionário, prático e que viabiliza uma boa economia de combustível, e estão se perguntando se é possível comprar o sistema e instalar em um caminhão betoneira, ainda segundo Torres:

“Toda betoneira (elétrica ou hidráulica) precisa ser adaptada nas suas bases dependendo da estrutura do chassi do caminhão preferido pelo cliente. Isso garante que as nossas betoneiras possam ser utilizadas no mundo inteiro com qualquer marca ou modelo de caminhão que garanta os requerimentos mínimos de peso, resistência estrutural e legal para essa aplicação.”

Ou seja, é sim possível adicionar esse equipamento no caminhão que não vem de fábrica assim, desde que este satisfaça os requisitos de segurança e instalação.

RESUMO DAS ANÁLISES

Esse exemplo citado da Liebherr ilustra bem os três pilares do desenvolvimento sustentável (econômico, social e ambiental), onde todas as necessidades foram atendidas e harmonizadas. No caso econômico para a economia com gastos do combustível; social por contribuir com a saúde do operador e dos que estão ao entorno do local de serviço uma vez que quando parado o caminhão passa a utilizar o motor elétrico que é bem mais silencioso e por fim, o fator ambiental que por passar a utilizar o motor elétrico, emite muito menos poluição na atmosfera e contribui para a qualidade do ar e preservação do meio ambiente (Amcham Brasil, 2017).

Em conclusão, pode-se dizer que as inovações da nova era de geração e utilização de energia limpa estão em pleno desenvolvimento. Também é possível perceber que a inovação desse novo sistema energético e os projetos sustentáveis com energia limpa não precisam necessariamente ser sinônimo de uma mudança radical em equipamentos já utilizados, tendo que mudar tudo o que se tem de uma vez, mas é possível fazer adaptações seguras, confiáveis e modernas e essas mudanças beneficiam a todos nos mais diversos segmentos. 

 

REFERÊNCIAS

Amcham Brasil, Os três pilares da sustentabilidade: como o desenvolvimento econômico pode contribuir para os negócios, a natureza e a sociedade. 2017. Disponível em: https://economia.estadao.com.br/blogs/ecoando/os-tres-pilares-da-sustentabilidade-como-o-desenvolvimento-economico-pode-contribuir-para-os-negocios-a-natureza-e-a-sociedade/. Acesso em 22 de maio de 2019.

BRAGA, Lúcia Bollini. Análise econômica do uso de célula a combustível para acionamento de ônibus urbano. 2010. 97f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (UNESP), Guaratinguetá – SP, 2010.

Liebherr, Liebherr - Electric truck mixer ETM 1004 T. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=4Ln2HEI3_mg >. Acesso em 22 de maio de 2019.

Liebherr no Brasil, ETM 1004 T Betoneira elétrica. Disponível em <https://www.liebherr.com/pt/nzl/produtos/maquinas-de-construcao/tecnologia-do-concreta/betoneira/details/390750.html#lightbox>. Acessado em 22 de maio de 2019.

OLIVEIRA, Marcelo Santana, Estudo da influência dos acessórios no desempenho dos motores Diesel turboalimentados. 2010. 86f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Automobilística) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas – SP, 2010.

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