A matemática ou a física? Quem é mais rigorosa?
Por: Scarlat S.
18 de Dezembro de 2023

A matemática ou a física? Quem é mais rigorosa?

Física

Em termos de rigor e precisão lógica, a matemática é geralmente considerada mais rigorosa que a física. Isso se deve à natureza abstrata e dedutiva da matemática, onde as demonstrações e os teoremas são construídos a partir de axiomas e lógica pura, seguindo um conjunto estrito de regras.

Na matemática, os argumentos são desenvolvidos de forma precisa, utilizando linguagem simbólica e estruturas lógicas bem definidas. Teoremas são provados de maneira dedutiva, onde cada passo é fundamentado em proposições anteriores, tornando os resultados matemáticos altamente confiáveis e precisos.

Por outro lado, na física, as teorias são construídas a partir de observações empíricas e experimentos. Embora a física também utilize a matemática como linguagem para descrever e prever fenômenos naturais, as teorias físicas são testadas continuamente por meio de experimentos e observações do mundo real.

Devido à complexidade e à natureza variável dos sistemas físicos, algumas teorias físicas podem ser mais difíceis de serem testadas em condições extremas ou em escalas muito pequenas ou grandes, o que pode introduzir incertezas ou limitações em certos contextos.

Assim, enquanto a matemática busca a rigorosa validação lógica por meio de suas demonstrações, a física, embora também se esforce por rigor, está sujeita a um grau maior de incerteza experimental e à necessidade de interpretação teórica baseada em evidências empíricas observáveis.

R$ 60 / h
Scarlat S.
Porto Alegre / RS
Scarlat S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Reforço Escolar em Física Física IV Campos Elétricos
Graduação: Física (UFAM)
Tenho metodologia diferenciada focado apenas que o aluno aprenda!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil