As leis da física contradizem o Big Bang?
Por: Scarlat S.
18 de Dezembro de 2023

As leis da física contradizem o Big Bang?

Física

As leis da física não contradizem o Big Bang, mas existem questões complexas sobre a compreensão do universo nas condições extremas que antecederam imediatamente o Big Bang.

O modelo do Big Bang é amplamente aceito e apoiado por evidências observacionais, como a expansão do universo, a radiação cósmica de fundo em micro-ondas e a abundância dos elementos leves. No entanto, as leis da física convencional, especialmente a relatividade geral de Einstein, encontram limitações quando aplicadas nas condições extremas de densidade e temperatura que teriam existido no momento do Big Bang.

A singularidade inicial do Big Bang, um ponto de densidade e temperatura infinitas, é um local onde nossas teorias físicas atuais se tornam imprecisas. Nesses momentos extremos, a física quântica e a relatividade geral parecem entrar em conflito, o que implica a necessidade de uma teoria que una e reconcilie esses dois domínios da física, conhecida como teoria da gravidade quântica.

Portanto, não é necessariamente uma contradição direta entre as leis da física e o Big Bang, mas sim a limitação das teorias físicas atuais para descrever o universo em suas condições extremas de densidade e temperatura no início do tempo cósmico. Essa é uma das razões pelas quais a busca por uma teoria unificada que combine a relatividade geral e a mecânica quântica ainda é um dos grandes desafios da física teórica.

 
 
 
R$ 60 / h
Scarlat S.
Porto Alegre / RS
Scarlat S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Acompanhamento Escolar em Física Energia Potencial Aceleração
Graduação: Física (UFAM)
Tenho metodologia diferenciada focado apenas que o aluno aprenda!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil