O desafio de fidelizar
em 21 de Abril de 2020
Muito se fala em ações para as grandes empresas com alto potencial de investimento em Marketing direto e indireto. Contudo, as pequenas e médias que não dispõem de tanta verba, também podem fazer algum esforço criativo e obter excelentes resultados.
Criar oportunidades de contato é sempre de grande valia. Pensando em clientes potenciais, o primeiro passo é criar uma persona, personagem semifictícia que representa o seu cliente ideal. Ela é criada com base em pesquisas aplicadas para conhecer ao máximo aquela pessoa que você deseja atrair, conquistar e ter como cliente real. Saiba mais sobre o que é e como se constrói uma persona ideal.
Essa primeira pesquisa deve ter sido feita desde o seu planejamento da abertura da empresa e pode ser aperfeiçoada conforme os primeiros passos da organização. Existem diversas formas de se pesquisar o perfil do seu cliente ideal. Uma delas é via formulários digitais entregues via e-mail ou por redes sociais. Para saber como criar um formulário digital, clique aqui.
Os formulários precisam ser concisos e objetivos. Uma ideia é conseguir primeiramente o contato mais rápido via e-mail ou redes sociais, como WhatsApp, e já buscar mais informações pessoais, quem sabe oferecendo algo em troca: um conteúdo digital ou um brinde, ainda que simbólico.
O que não deve ser feito é algo invasivo, como entrar em contato sem pedir a permissão do seu futuro cliente, nem insistir de forma incômoda para ele. O ideal é criar formas de atraí-lo e fazer sutilmente com que ele mesmo dê o passo de fornecer as informações que você precisa para estabelecer o contato. Por isso a oferta de “algo em troca” traz benefício para ambos.
Depois de definir essa personagem, é para ela que você vai elaborar sua campanha de Marketing. Fica bem mais fácil produzir conteúdo dirigido, sabendo exatamente para quem e o que oferecer. De posse do retrato da sua persona, você precisa ter claro o estágio do funil de vendas no qual ela se encontra. Começo, meio ou fim? Quanto mais conseguir informações, melhor para conhecer, entender e se direcionar a ela.
Para envolver seu público, escolha algo criativo, estimulante, que desperte a atenção e o desejo, como:
Imagine um Pet Shop que está com estoque de alimentos a vencer o seu prazo de validade. Por que não doar para abrigos e fazer disso uma notícia gerando um conteúdo de valor?
É possível desenvolver diversas ideias que envolvam a empresa, o cliente e até terceiros, como os fornecedores, por exemplo. Mesmo sendo um prestador de serviços, a ideia é válida com suas devidas adaptações. Busque parcerias, feche acordos, proponha permutas. Os seus fornecedores podem ser de grande utilidade e o investimento, mínimo.
Vale a pena o planejamento em algo similar para desenvolver e divulgar amplamente o processo e os resultados nas redes sociais.
Para conferir o alcance, as ferramentas de métricas digitais são indispensáveis. Não dá para falar em planejamento de Marketing sem o uso de alguns índices apresentados ali. Você já faz uso delas?
É altamente positivo gerar assuntos que sejam propícios para ser a sua notícia semanal, dar acompanhamento a determinadas ações, como as citadas na lista acima, e ter sempre algo novo em seguida para não se alongar demais no mesmo tema.
Com a dose certa de criatividade, planejamento e foco no que você pretende conquistar, será possível gerar um conteúdo relevante que motive o engajamento. Os exemplos mencionados aqui podem ajudar nesse processo e certamente você fará além do esperado.
Não perca mais tempo, encaminhe este artigo para pessoas que você conhece e que possam ter interesse em fazer uma parceria produtiva com você. Os resultados virão!