Marketing Digital: Fazendo Mais com Menos
Por: Talita G.
08 de Junho de 2020

Marketing Digital: Fazendo Mais com Menos

Pequenos e médios empreendedores nem sempre conseguem investir em Marketing como gostariam. É o seu caso? Veja aqui sugestões ideais para você!

Marketing Planejamento De Marketing Princípios do Marketing Marketing Digital Gestão Marcas Branding Publicidade Propaganda Profissional Técnicas de Marketing Marketing Pessoal Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas Comunicação Redes Sociais Estratégias de marketing Comportamento do Consumidor Publicidade e Propaganda Plano de Marketing

 

Muito se fala em ações para as grandes empresas com alto potencial de investimento em Marketing direto e indireto. Contudo, as pequenas e médias que não dispõem de tanta verba, também podem fazer algum esforço criativo e obter excelentes resultados. 

Criar oportunidades de contato é sempre de grande valia. Pensando em clientes potenciais, o primeiro passo é criar uma persona, personagem semifictícia que representa o seu cliente ideal. Ela é criada com base em pesquisas aplicadas para conhecer ao máximo aquela pessoa que você deseja atrair, conquistar e ter como cliente real. Saiba mais sobre o que é e como se constrói uma persona ideal

Essa primeira pesquisa deve ter sido feita desde o seu planejamento da abertura da empresa e pode ser aperfeiçoada conforme os primeiros passos da organização. Existem diversas formas de se pesquisar o perfil do seu cliente ideal. Uma delas é via formulários digitais entregues via e-mail ou por redes sociais. Para saber como criar um formulário digital, clique aqui.

Os formulários precisam ser concisos e objetivos. Uma ideia é conseguir primeiramente o contato mais rápido via e-mail ou redes sociais, como WhatsApp, e já buscar mais informações pessoais, quem sabe oferecendo algo em troca: um conteúdo digital ou um brinde, ainda que simbólico.


Fazer e não fazer


O que não deve ser feito é algo invasivo, como entrar em contato sem pedir a permissão do seu futuro cliente, nem insistir de forma incômoda para ele. O ideal é criar formas de atraí-lo e fazer sutilmente com que ele mesmo dê o passo de fornecer as informações que você precisa para estabelecer o contato. Por isso a oferta de “algo em troca” traz benefício para ambos. 

Depois de definir essa personagem, é para ela que você vai elaborar sua campanha de Marketing. Fica bem mais fácil produzir conteúdo dirigido, sabendo exatamente para quem e o que oferecer. De posse do retrato da sua persona, você precisa ter claro o estágio do funil de vendas no qual ela se encontra. Começo, meio ou fim? Quanto mais conseguir informações, melhor para conhecer, entender e se direcionar a ela.

 

Entrando em ação

Para envolver seu público, escolha algo criativo, estimulante, que desperte a atenção e o desejo, como:

  • Descontos por período determinado;
  • Distribuição de vales e cupons em casos específicos;
  • Sorteio de brindes mediante preenchimento de cadastro;
  • Acesso a materiais exclusivos, como um e-book;
  • Campanha envolvendo a indicação de amigos;
  • Concurso de fotografias com os seus produtos via redes sociais;
  • Enquetes e quizes;
  • Participação em campanhas de ação voluntária;
  • Campanhas de arrecadação on-line para aquisição de donativos e outros.

 

Imagine um Pet Shop que está com estoque de alimentos a vencer o seu prazo de validade. Por que não doar para abrigos e fazer disso uma notícia gerando um conteúdo de valor?

É possível desenvolver diversas ideias que envolvam a empresa, o cliente e até terceiros, como os fornecedores, por exemplo. Mesmo sendo um prestador de serviços, a ideia é válida com suas devidas adaptações. Busque parcerias, feche acordos, proponha permutas. Os seus fornecedores podem ser de grande utilidade e o investimento, mínimo.

Vale a pena o planejamento em algo similar para desenvolver e divulgar amplamente o processo e os resultados nas redes sociais.


De olho nos resultados

Para conferir o alcance, as ferramentas de métricas digitais são indispensáveis. Não dá para falar em planejamento de Marketing sem o uso de alguns índices apresentados ali. Você já faz uso delas?

É altamente positivo gerar assuntos que sejam propícios para ser a sua notícia semanal, dar acompanhamento a determinadas ações, como as citadas na lista acima, e ter sempre algo novo em seguida para não se alongar demais no mesmo tema.

Com a dose certa de criatividade, planejamento e foco no que você pretende conquistar, será possível gerar um conteúdo relevante que motive o engajamento. Os exemplos mencionados aqui podem ajudar nesse processo e certamente você fará além do esperado.

Não perca mais tempo, encaminhe este artigo para pessoas que você conhece e que possam ter interesse em fazer uma parceria produtiva com você. Os resultados virão! 

 

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil