Envelhecimento Saudável - MEMÓRIA
Por: Thaís S.
30 de Outubro de 2014

Envelhecimento Saudável - MEMÓRIA

Biologia Saúde Medicina Problemas Exercícios Diabetes

Bom dia,

 

O tópico abordado hoje será o envelhecimento saudável.

 

 

Sabemos que com o grande avanço da medicina a expectativa de vida aumenta progressivamente. Com o aumento da população idosa, surgem novos problemas que antes eram menos expressivos, como o diabetes, diversos tipos de câncer e doenças neurodegenerativas.

 
 
 

Em relação às alterações cognitivas no processo de envelhecimento, uma das principais queixas dos idosos tem sido em relação a dificuldades na memóriadas principais queixas dos idosos têm sido em relação a dificuldades na memória(Parente, 2006; Ham, 2001).

 

Esta "falta de memória" pode ser associada, muitas vezes, à uma diminuição na prática de exercícios "mentais" que estimulem a região do cérebro responsável pela memória de curto prazo, por exemplo, uma vez aposentados, a tendência é ocupar-se com menos responsabilidades. 

Logo, além dos tão recomendados exercícios físicos para a 3ª idade, é necessário "malhar" também nossas mentes.

Como fazer para colocar nosso cérebro para trabalhar?

 

NOVOS DESAFIOS -Permita-se aprender. Uma dança, um novo idioma, um jogo. Você irá se surpreender com o que ainda pode aprender.

NÃO ABANDONDE COSTUMES - Continue com sua rotina, mas procure inserir algumas mudanças como um novo caminho para ir ao mercado ou passar a ir ao banco de ônibus ao invés de pegar o carro.

COLOQUE EM PRÁTICA AQUELE SONHOSabe aquele programa de televisão, filme, vontade de ir ao cinema toda quarta-feira, que nunca pode ser realizado pela agenda cheia de trabalhos e filhos? Chegou a hora de colocar em prática. Preocupe-se mais com a sua saúde e com seus desejos.

 

É claro que o déficit cognitivo não é devido apenas à falta de exercícios. Mas executar pequenas tarefas que contribuam para malhar seu cérebro, só irão retardar as consequências do envelhecimento.

 

Bom, espero ter esclarecido algumas dúvidas! Se alguém desejar saber mais sobre o envelhecimento, o déficit cognitivo, diabetes, doenças neurodegenerativas, ou qualquer outro tema abordado nessa postagem, estou à disposição!!

 

Até a próxima!

11:04:23

30/10/2014

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil