Envelhecimento Saudável - MEMÓRIA
Thaís Sala
em 30 de Outubro de 2014

Bom dia,

 

O tópico abordado hoje será o envelhecimento saudável.

 

 

Sabemos que com o grande avanço da medicina a expectativa de vida aumenta progressivamente. Com o aumento da população idosa, surgem novos problemas que antes eram menos expressivos, como o diabetes, diversos tipos de câncer e doenças neurodegenerativas.

 
 
 

Em relação às alterações cognitivas no processo de envelhecimento, uma das principais queixas dos idosos tem sido em relação a dificuldades na memóriadas principais queixas dos idosos têm sido em relação a dificuldades na memória(Parente, 2006; Ham, 2001).

 

Esta "falta de memória" pode ser associada, muitas vezes, à uma diminuição na prática de exercícios "mentais" que estimulem a região do cérebro responsável pela memória de curto prazo, por exemplo, uma vez aposentados, a tendência é ocupar-se com menos responsabilidades. 

Logo, além dos tão recomendados exercícios físicos para a 3ª idade, é necessário "malhar" também nossas mentes.

Como fazer para colocar nosso cérebro para trabalhar?

 

NOVOS DESAFIOS -Permita-se aprender. Uma dança, um novo idioma, um jogo. Você irá se surpreender com o que ainda pode aprender.

NÃO ABANDONDE COSTUMES - Continue com sua rotina, mas procure inserir algumas mudanças como um novo caminho para ir ao mercado ou passar a ir ao banco de ônibus ao invés de pegar o carro.

COLOQUE EM PRÁTICA AQUELE SONHOSabe aquele programa de televisão, filme, vontade de ir ao cinema toda quarta-feira, que nunca pode ser realizado pela agenda cheia de trabalhos e filhos? Chegou a hora de colocar em prática. Preocupe-se mais com a sua saúde e com seus desejos.

 

É claro que o déficit cognitivo não é devido apenas à falta de exercícios. Mas executar pequenas tarefas que contribuam para malhar seu cérebro, só irão retardar as consequências do envelhecimento.

 

Bom, espero ter esclarecido algumas dúvidas! Se alguém desejar saber mais sobre o envelhecimento, o déficit cognitivo, diabetes, doenças neurodegenerativas, ou qualquer outro tema abordado nessa postagem, estou à disposição!!

 

Até a próxima!

11:04:23

30/10/2014

São Paulo / SP
Mestrado: Farmacologia (USP - Universidade De São Paulo)
Graduada em Ciências Moleculares e Farmácia Bioquímica na USP, tenho como principal objetivo auxiliar alunos em QUÍMICA / BIOLOGIA / MATEMÁTICA / PORTUGUÊS/INGLÊS do ensino fundamental, médio, graduação ou que estão se preparando para o Vestibular e Concurso Público. As aulas de qualquer disciplina são ministradas e montadas de acordo com as necessidades e expectativas de cada aluno. Tenho abordagens para crianças e jovens com dificuldade de aprendizado. Já tenho experiência como prof ...
Biologia para Ensino Fundamental, Biologia para Vestibular, Biologia para ENEM, Bioquímica, Biologia Molecular, Biologia - Anatomia, Fisiologia Humana
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 70 / aula
Conversar
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil