Você sabe o que é preconceito linguístico?
em 23 de Março de 2015
A pergunta do título é uma pergunta que muitos alunos me fazem em relação ao inglês.
Minha resposta sempre é: "Depende!"
Depende da sua disposição para estudar o idioma. Depende da sua carga horária de estudo. Depende da sua aptidão também.
Eu, por exemplo, não tenho aptidão para matemática, então demoro mais tempo para fazer uma conta de cabeça que alguém que goste muito da matéria.
Acontece o mesmo com a aprendizagem de um idioma. Nem todo mundo tem aptidão para línguas e isso pode atrasar o processo. (Lembre-se de que não ter aptidão para línguas não é vergonha nenhuma. Cada pessoa tem aptidão por determinada coisa, mas nem por isso deixa de querer aprender sobre outras.)
E o que eu sempre falo para os alunos também é que não adianta só assistir às aulas. Tem que fazer exercícios, estudar algumas horas extras, trazer dúvidas, ler, assistir a filmes e seriados, ouvir músicas...
Na nossa sociedade, o inglês "mostra a cara" o tempo todo. Isso pode ajudar também. Se o aluno vir escrito "Sale" na vitrine de uma loja e não souber o que significa, é uma chance a mais de estudar e pesquisar que ele tem.
O tempo para aprender a se comunicar num idioma diferente do seu vai depender de vários fatores, mas eles não podem ser empecilhos para você desistir de aprender, ok?