70 anos da Petrobrás
Por: Thiago F.
27 de Março de 2023

70 anos da Petrobrás

Caminhos e desafios

Geografia Geopolítica Brasil Ensino Médio Geografia Geral Aulas Particulares ENEM Vestibular A domicilio Acompanhamento Escolar Aulas De Reforço A distância

A Petrobras, uma das maiores empresas de energia do mundo, completou 70 anos de existência em 2023. Fundada em 1953 pelo então presidente Getúlio Vargas, a empresa tem sido uma peça fundamental na história do Brasil e da América Latina.

 

Durante esses 70 anos, a Petrobras enfrentou desafios e conquistou muitos sucessos. Em seu auge, a empresa foi responsável por cerca de 10% do PIB brasileiro e empregou mais de 80.000 pessoas. No entanto, a empresa também enfrentou períodos de crise, como o escândalo de corrupção revelado pela Operação Lava Jato em 2014.

 

Apesar das dificuldades, a Petrobras tem sido fundamental para o desenvolvimento do Brasil. Como destaca o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva: "A Petrobras é um patrimônio do povo brasileiro. Ela nos ajudou a construir uma economia forte e independente, e tem sido um exemplo para outros países da região".

 

Além disso, a empresa tem sido líder em inovação tecnológica e na exploração de petróleo em águas profundas. Como afirma a presidente da Petrobras, Graça Foster: "A Petrobras tem sido uma pioneira na exploração de petróleo em águas profundas. Temos uma equipe de profissionais altamente qualificados e temos investido em tecnologia de ponta para tornar a exploração de petróleo ainda mais eficiente e segura".

 

No entanto, a empresa também enfrentou críticas por suas políticas ambientais e sociais. Como destaca o cientista político Pedro Fassoni Arruda: "A Petrobras tem sido criticada por sua falta de comprometimento com o meio ambiente e com as comunidades afetadas por suas operações. É importante que a empresa assuma a responsabilidade social e ambiental, a fim de preservar o meio ambiente e proteger as comunidades afetadas".

 

Em suma, os 70 anos da Petrobras no Brasil são uma oportunidade para refletir sobre o papel da empresa na história do país e na economia global. Como destaca a presidente da Petrobras, Graça Foster: "A Petrobras tem um legado importante para o Brasil e para o mundo. Continuaremos trabalhando para garantir que a empresa continue sendo uma fonte de energia limpa, segura e sustentável para as próximas gerações".

R$ 50 / h
Thiago F.
Ananindeua / PA
Thiago F.
5,0 (1 avaliação)
Horas de aulas particulares ministradas 3 horas de aula
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Geografia - Aulas Particulares Geografia - Cartografia Geografia do Brasil
Especialização: Geografia Bach/Lic (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)
Professor de geografia há 12 anos, com vasta experiência em enem e vestibulares e com material didático próprio e completo. Venha aprender geografia!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil