O AVANÇO DA OTAN
Por: Thiago F.
09 de Abril de 2023

O AVANÇO DA OTAN

Geografia Geopolítica Geografia Geral Ensino Médio Acompanhamento Escolar Aulas De Reforço A distância Vestibular ENEM Aulas Particulares Recuperação

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) foi criada em 1949 como uma aliança militar defensiva entre os Estados Unidos e países da Europa Ocidental para garantir a segurança mútua em caso de agressão soviética. Desde então, a aliança passou por diversas transformações e expansões territoriais, especialmente após o fim da Guerra Fria, quando muitos países do Leste Europeu se tornaram membros.

A expansão da OTAN em direção ao Leste Europeu foi um processo gradual que começou no final dos anos 90, com a adesão da República Tcheca, Hungria e Polônia em 1999. Essa expansão continuou com a adesão da Bulgária, Estônia, Letônia, Lituânia, Romênia, Eslováquia e Eslovênia em 2004 e a entrada de Montenegro em 2017.

Para muitos especialistas em relações internacionais, essa expansão da OTAN em direção ao Leste Europeu representa uma ameaça à segurança da Rússia e pode ser vista como uma violação do acordo entre a OTAN e a União Soviética, assinado em 1990, que previa que a aliança não iria expandir suas fronteiras para o Leste.

Em um artigo publicado no jornal The Washington Post, o ex-secretário de Estado dos Estados Unidos, Henry Kissinger, afirmou que "a expansão da OTAN em direção ao Leste Europeu pode ser vista pela Rússia como uma ameaça à sua segurança nacional e como uma tentativa de enfraquecer sua posição geopolítica na região".

Outros especialistas, no entanto, argumentam que a expansão da OTAN é justificada pela necessidade de garantir a segurança dos países do Leste Europeu e que a Rússia não tem o direito de interferir na soberania desses países. Em um artigo publicado no site Politico, o analista de política internacional Luke Coffey afirmou que "a Rússia não tem o direito de ditar as escolhas soberanas de outros países, especialmente quando se trata de questões de segurança".

Além das questões de segurança, a expansão da OTAN em direção ao Leste Europeu também tem implicações geopolíticas mais amplas. De acordo com o analista de política internacional Mark Galeotti, "a expansão da OTAN representa uma mudança significativa no equilíbrio de poder na Europa e pode levar a uma nova rodada de competição geopolítica entre a Rússia e o Ocidente".

Em resumo, a expansão da OTAN em direção ao Leste Europeu tem sido um processo controverso que tem gerado debates acalorados sobre a segurança e a geopolítica da região. Embora alguns argumentem que essa expansão representa uma ameaça à Rússia, outros acreditam que é uma medida necessária para garantir a segurança dos países do Leste Europeu e que a Rússia não tem o direito de interferir na soberania desses países. Independentemente das opiniões divergentes, é certo que a expansão da OTAN continuará a ser um tema importante na agenda geopolítica global nos próximos anos

R$ 50 / h
Thiago F.
Ananindeua / PA
Thiago F.
5,0 (1 avaliação)
Horas de aulas particulares ministradas 3 horas de aula
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Geografia - Aulas Particulares Geografia - Cartografia Geografia do Brasil
Especialização: Geografia Bach/Lic (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)
Professor de geografia há 12 anos, com vasta experiência em enem e vestibulares e com material didático próprio e completo. Venha aprender geografia!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil