ECONOMIA VERDE E MERCADO DE CARBONO
Por: Thiago F.
09 de Abril de 2023

ECONOMIA VERDE E MERCADO DE CARBONO

Caminhos e desafios

Geografia Geopolítica

A economia verde e o mercado de carbono são dois conceitos inter-relacionados que ganharam destaque nas últimas décadas em resposta aos desafios ambientais e climáticos globais. Neste artigo, vamos explorar o que são esses conceitos, sua relação e importância na busca por um desenvolvimento sustentável.

A economia verde é um modelo econômico que tem como objetivo alcançar o desenvolvimento sustentável, ou seja, um desenvolvimento que atenda às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas próprias necessidades. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a economia verde é "uma economia que resulta em melhorias no bem-estar humano e na igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz significativamente os riscos ambientais e a escassez ecológica".

Uma das principais estratégias da economia verde é a redução das emissões de gases de efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global. Para isso, foi criado o mercado de carbono, que permite que empresas e governos comprem e vendam créditos de carbono, que representam o direito de emitir uma determinada quantidade de gases de efeito estufa.

De acordo com o Relatório de Tendências Globais em Energia Renovável de 2021 da Agência Internacional de Energia (AIE), a economia verde está em ascensão e, em 2020, as energias renováveis representaram 90% de todas as novas capacidades instaladas de geração de energia em todo o mundo. Além disso, o mercado de carbono também está em crescimento. Segundo o Relatório de Tendências em Preços de Carbono de 2021 da World Bank Group, mais de 60 países e mais de 100 cidades, estados e regiões implementaram algum tipo de precificação de carbono, incluindo impostos sobre carbono e sistemas de comércio de emissões.

A implementação da economia verde e do mercado de carbono trazem muitos benefícios. Segundo o PNUMA, a transição para a economia verde pode gerar até 24 milhões de novos empregos verdes em todo o mundo até 2030, além de proporcionar economia de recursos naturais e redução da poluição. Já o mercado de carbono pode incentivar a adoção de tecnologias mais limpas e de baixo carbono, além de gerar receita para projetos de redução de emissões de gases de efeito estufa em países em desenvolvimento.

No entanto, é importante ressaltar que a implementação da economia verde e do mercado de carbono não é uma solução única para os desafios ambientais e climáticos globais. É necessário um esforço conjunto e integrado de governos, empresas e sociedade civil para alcançar o desenvolvimento sustentável.

R$ 50 / h
Thiago F.
Ananindeua / PA
Thiago F.
5,0 (1 avaliação)
Horas de aulas particulares ministradas 3 horas de aula
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Geografia - Geopolítica Geografia do Brasil Geografia - Concursos Públicos
Especialização: Geografia Bach/Lic (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)
Professor de geografia há 12 anos, com vasta experiência em enem e vestibulares e com material didático próprio e completo. Venha aprender geografia!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil