RIOS VOADORES
Por: Thiago F.
09 de Abril de 2023

RIOS VOADORES

Geografia Geografia Geral Ensino Fundamental Geografia Física Vestibular ENEM

Os rios voadores são uma importante fonte de água para a biodiversidade e a agricultura em muitas partes do mundo. Esses rios são formados pela umidade transportada pelo vento dos oceanos e de grandes corpos d'água para o interior dos continentes, onde ela é depositada como chuva ou neve. Esse fenômeno tem um impacto significativo no clima e na vegetação das áreas receptoras.

Os rios voadores são particularmente importantes para as regiões que sofrem com a escassez de água, como é o caso do Nordeste brasileiro. Segundo o climatologista Carlos Nobre, os rios voadores são responsáveis por cerca de 70% da precipitação na região, o que evidencia a sua relevância para a manutenção do equilíbrio hídrico no país.

Além disso, os rios voadores também têm um impacto significativo no clima global. Segundo o cientista John Helmore, da Universidade de Melbourne, esses rios podem transportar até 20 trilhões de litros de água por dia, o que equivale a 20 vezes o volume do rio Amazonas. Isso significa que a umidade transportada pelos rios voadores tem um impacto significativo na regulação do clima global.

No entanto, os rios voadores estão sendo ameaçados pela destruição das florestas e pela mudança climática. A redução da cobertura vegetal, principalmente na Amazônia, pode diminuir a quantidade de umidade transportada pelos ventos, o que pode levar a uma diminuição da precipitação em muitas partes do mundo. Segundo o climatologista Carlos Nobre, a perda de floresta amazônica pode levar a uma redução de até 50% na precipitação na América do Sul.

Por isso, é fundamental que medidas sejam tomadas para proteger as florestas e garantir a preservação dos rios voadores. Segundo o pesquisador Antonio Donato Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, a preservação da floresta amazônica é fundamental para a manutenção dos rios voadores e, consequentemente, para a manutenção do equilíbrio hídrico no Brasil e em outras partes do mundo.

Em suma, os rios voadores são um fenômeno natural de grande importância para a biodiversidade, a agricultura e o clima global. A sua preservação é fundamental para garantir a sustentabilidade ambiental e o bem-estar humano em muitas partes do mundo.

Referências:

  • Nobre, C. A. (2014). The Future Climate of Amazonia: Scientific Assessment Report. São José dos Campos: INPE.
  • Helmore, J. (2012). Flying rivers: A critical review. Progress in Physical Geography, 36(6), 733–754.
  • Nobre, A. D. (2018). O Futuro Climático da Amazônia. São Paulo: Companhia das Letras.
R$ 50 / h
Thiago F.
Ananindeua / PA
Thiago F.
5,0 (1 avaliação)
Horas de aulas particulares ministradas 3 horas de aula
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Geografia Geral Geografia - Geografia Física Geografia para Ensino Médio
Especialização: Geografia Bach/Lic (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)
Professor de geografia há 12 anos, com vasta experiência em enem e vestibulares e com material didático próprio e completo. Venha aprender geografia!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil