Uma breve biografia de Vladimir Putin
Por: Thiago F.
09 de Abril de 2023

Uma breve biografia de Vladimir Putin

Geografia Geopolítica Ensino Fundamental Geografia Geral Aulas De Reforço Ensino Médio ENEM Vestibular

Vladimir Putin é uma figura política de destaque na Rússia e no cenário internacional. Ele nasceu em 7 de outubro de 1952 em Leningrado (hoje São Petersburgo) e estudou Direito na Universidade de Leningrado. Putin iniciou sua carreira política em 1991, quando se juntou à administração do prefeito de São Petersburgo, Anatoly Sobchak. Em 1999, ele assumiu o cargo de primeiro-ministro da Rússia e, em seguida, tornou-se presidente em 2000. Desde então, Putin exerceu um papel fundamental na política russa, desempenhando um papel importante no fortalecimento do país.

Um dos principais objetivos de Putin é manter a Rússia forte e unida. Ele tem uma visão clara de que a Rússia deve ter um papel significativo no cenário internacional, e tem trabalhado para restaurar o poder e a influência do país. Em uma entrevista à CNN em 2013, Putin declarou: "A Rússia não busca ser uma superpotência, mas não pode permitir que outros países decidam seu destino por ela".

Putin também tem sido criticado por sua abordagem autoritária e pelo tratamento de seu governo a críticos políticos e jornalistas. A Rússia é frequentemente criticada por violações dos direitos humanos, incluindo a repressão à oposição política e a limitação da liberdade de imprensa. Em resposta a essas críticas, Putin argumentou que a Rússia é uma democracia e que seus cidadãos têm o direito de expressar suas opiniões, mas que as forças de segurança precisam garantir a estabilidade interna do país.

Em 2021, Putin enfrentou críticas por seu papel na prisão do opositor político Alexei Navalny. Em uma entrevista à rede de televisão NBC News, Putin negou ter ordenado a prisão de Navalny e disse que "não tem nada contra ele pessoalmente". Ele também afirmou que Navalny tinha violado a lei russa ao se ausentar do país enquanto estava sob liberdade condicional em um caso anterior.

Apesar das críticas, Putin mantém uma forte base de apoio na Rússia. Em uma pesquisa de opinião realizada em 2020, mais de 60% dos russos disseram aprovar seu trabalho como presidente. Ele é visto como um líder forte e assertivo que restaurou a estabilidade e a segurança na Rússia depois do caos dos anos 90.

Em suma, Vladimir Putin é uma figura política controversa e importante no cenário internacional. Seu objetivo de fortalecer a Rússia e aumentar sua influência tem sido bem-sucedido em muitos aspectos, mas sua abordagem autoritária e as violações dos direitos humanos têm sido criticadas por muitos. Como Putin disse em uma entrevista à revista Time em 2007: "A história nos ensina que a política é como uma locomotiva. Se você não estiver na cabine de comando, estará debaixo dela". Ainda não se sabe como será o futuro da Rússia sob o comando de Putin, mas é certo que seu legado político será duradouro.

R$ 50 / h
Thiago F.
Ananindeua / PA
Thiago F.
5,0 (1 avaliação)
Horas de aulas particulares ministradas 3 horas de aula
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Geografia - Aulas Particulares Geografia - Cartografia Geografia do Brasil
Especialização: Geografia Bach/Lic (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)
Professor de geografia há 12 anos, com vasta experiência em enem e vestibulares e com material didático próprio e completo. Venha aprender geografia!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil