O postulado de Koch tem o intuito de estabelecer que os microrganismos causam doenças específicas, suas descobertas mudaram a compreensão das doenças transmissíveis e da epidemiologia.
O método é dividido em 4 etapas:
1. Reconhecimento da doença e do agente causador, pois quando há uma doença, um microrganismo distinto sempre pode estar associado.
2. Isolamento e crescimento do patógeno em meio de cultura adequado, para obter o crescimento de sua população e observação do agente.
3. Inoculação do agente em plantas ou animais saudáveis suscetíveis, que irão apresentar a doença específica e seus sintomas.
4. Recuperação do microrganismo no animal ou planta contaminada na etapa 3, para a verificação comparativa de suas características, que devem permanecer idênticas as observadas anteriormente na etapa 2.
Os postulados de Koch são uma série de critérios desenvolvidos pelo médico alemão Robert Koch no século XIX para estabelecer a relação entre um microrganismo específico e uma determinada doença infecciosa. Esses postulados foram estabelecidos como um padrão para provar a etiologia de uma doença infecciosa e são frequentemente citados como a base da microbiologia moderna. Os postulados de Koch são os seguintes:
Embora os postulados de Koch tenham sido desenvolvidos há mais de um século e possam ser difíceis de aplicar em algumas situações, eles ainda são considerados um importante marco na história da microbiologia e da medicina.