Taxonomia

Biologia Taxonomia
Qual é a ordem das palavras no nome da taxonomia, o que cada uma delas representa e como posso identificar os didferentes graus de parentesco ?
Foto de André C.
André perguntou há 10 meses

1 usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Fabiana S.
Respondeu há 10 meses
Essa foi a melhor resposta, escolhida pelo autor da dúvida
Nível Taxonômico Significado Identificação de Parentesco
Reino Maior categoria Compartilham características básicas comuns
Filo Agrupamento de classes Organismos com características estruturais semelhantes
Classe Agrupamento de ordens Organismos com características anatômicas comuns
Ordem Agrupamento de famílias Organismos com características e padrões de comportamento semelhantes
Família Agrupamento de gêneros Organismos com características físicas e genéticas compartilhadas
Gênero Agrupamento de espécies Organismos estreitamente relacionados com características semelhantes
Espécie Menor categoria Organismos capazes de se reproduzir entre si e gerar descendentes férteis

A taxonomia é uma hierarquia usada para classificar e organizar os seres vivos com base em suas características compartilhadas. Cada nível taxonômico representa uma categoria específica, começando pelo Reino (a mais ampla) e chegando até a Espécie (a mais específica).

Para identificar os diferentes graus de parentesco entre os organismos, você pode observar as características compartilhadas em cada nível taxonômico. Quanto mais alto na hierarquia taxonômica, maior é o grau de parentesco entre os organismos. Por exemplo, organismos do mesmo Reino compartilham características básicas em comum, enquanto organismos do mesmo Gênero são mais estreitamente relacionados e possuem características físicas semelhantes.

No entanto, é importante lembrar que a taxonomia é dinâmica e está sujeita a revisões e mudanças à medida que novas informações são descobertas sobre a relação entre os seres vivos.

Professora Suelen F.
Respondeu há 10 meses
O que é Taxonomia em Biologia? A Taxonomia é a área da Biologia que classifica, organiza e descreve os seres vivos. Ela é como uma biblioteca que organiza cada grupo em suas categorias, numa ordem que facilite o entendimento e a procura de características. Essa é uma ciência que busca observar a história evolutiva, as relações de parentesco e traçar uma grande árvore genealógica dos seres vivos! É por meio dessa prática que os cientistas dão nome aos seres vivos e estabelecem ligações entre eles. Para quê serve a Taxonomia? Qual sua importância? Afinal de contas, para que toda essa organização? Bom, na natureza existe uma quantidade gigantesca de espécies, outras sendo descobertas e outras que já foram extintas. Para entender alguns comportamentos, prevenir situações ruins e achar soluções ou curas, é necessário observar todos os seres e tentar identificar padrões. Sem uma devida classificação, seria extremamente difícil elaborar hipóteses e fazer observações valiosas a respeito da diversidade da vida. Todo trabalho bem organizado flui mais facilmente, não é? Além do mais, existem cientistas no mundo inteiro desenvolvendo diversas pesquisas. Para que todos se entendam e seus resultados sejam complementares em prol do bem comum, é preciso que usem a mesma linguagem e categorização! Como Funciona a Taxonomia? O modelo atual da Taxonomia é como um gráfico que tem grandes categorias e suas subdivisões cada vez menores. A maior categoria é o Reino e a menor é a Espécie. Isso significa que quanto mais caminhamos no sentido Reino -> Espécie, mais lidamos com seres de características próximas. As Categorias Taxonômicas são, em ordem de maior abrangência para a menor: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero, Espécie. Cada Reino tem seus Filos, cada Filo tem suas Classes, cada Classe tem suas Ordens…. até chegarmos em Espécies, que são o agrupamento dos indivíduos mais parecidos possíveis! Essa questão de semelhança diz respeito tanto ao funcionamento dos sistemas (fisiologia) quanto aos hábitos de vida e, ao final com a ciência avançada, à genética! Classificações da Taxonomia, Ordem e Teorias Muito antes do modelo atual se consolidar, Aristóteles, na Grécia antiga, já notado algumas diferentes entre os seres e resolveu fazer uma primitiva classificação: Seres com sangue vermelho Seres com sangue de qualquer outra cor O que é Taxonomia? É a área da Biologia que classifica, organiza e descreve os seres vivos. Essa sistematização é fundamental porque facilita a compreensão de seus parentescos, o estudo do desenvolvimento e o controle de experimentos! Essa é uma das áreas básicas para se aprofundar na biologia e auxilia tantas outras como a Genética! Neste artigo sobre o que é Taxonomia, você encontrará: O que é taxonomia em Biologia? Para quê serve a Taxonomia? Qual sua importância? Como Funciona a Taxonomia? Exemplos Classificações da Taxonomia, Ordem e Teorias Nomenclatura científica – Sistema Binomial Estudando para as provas? Conheça nosso Simulado gratuito, que pode ser personalizado com as matérias que você mais precisa! O que é Taxonomia em Biologia? A Taxonomia é a área da Biologia que classifica, organiza e descreve os seres vivos. Ela é como uma biblioteca que organiza cada grupo em suas categorias, numa ordem que facilite o entendimento e a procura de características. Essa é uma ciência que busca observar a história evolutiva, as relações de parentesco e traçar uma grande árvore genealógica dos seres vivos! É por meio dessa prática que os cientistas dão nome aos seres vivos e estabelecem ligações entre eles. Para quê serve a Taxonomia? Qual sua importância? Afinal de contas, para que toda essa organização? Bom, na natureza existe uma quantidade gigantesca de espécies, outras sendo descobertas e outras que já foram extintas. Para entender alguns comportamentos, prevenir situações ruins e achar soluções ou curas, é necessário observar todos os seres e tentar identificar padrões. Sem uma devida classificação, seria extremamente difícil elaborar hipóteses e fazer observações valiosas a respeito da diversidade da vida. Todo trabalho bem organizado flui mais facilmente, não é? Além do mais, existem cientistas no mundo inteiro desenvolvendo diversas pesquisas. Para que todos se entendam e seus resultados sejam complementares em prol do bem comum, é preciso que usem a mesma linguagem e categorização! Como Funciona a Taxonomia? O modelo atual da Taxonomia é como um gráfico que tem grandes categorias e suas subdivisões cada vez menores. A maior categoria é o Reino e a menor é a Espécie. Isso significa que quanto mais caminhamos no sentido Reino -> Espécie, mais lidamos com seres de características próximas. As Categorias Taxonômicas são, em ordem de maior abrangência para a menor: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero, Espécie. Cada Reino tem seus Filos, cada Filo tem suas Classes, cada Classe tem suas Ordens…. até chegarmos em Espécies, que são o agrupamento dos indivíduos mais parecidos possíveis! Essa questão de semelhança diz respeito tanto ao funcionamento dos sistemas (fisiologia) quanto aos hábitos de vida e, ao final com a ciência avançada, à genética! Parece simples né? Segura que tem mais! Na realidade, existem várias teorias que foram sendo desenvolvidas e aprimoradas ao longo dos anos. Vamos entendê-las: Classificações da Taxonomia, Ordem e Teorias Muito antes do modelo atual se consolidar, Aristóteles, na Grécia antiga, já notado algumas diferentes entre os seres e resolveu fazer uma primitiva classificação: Seres com sangue vermelho Seres com sangue de qualquer outra cor Curioso não é? Ele deixou as plantas de fora e nem fazia ideia de que existiam seres microscópicos. Mas, dentro de sua realidade, observou a diferença de complexidade dos seres com sangue vermelho ou não. Já no século XVIII, Carlos Von Linné, mais conhecido como Lineu; aprimorou o sistema de forma marcante! Em 1735, elaborou o Systema Naturae, esse que acabamos de ver logo acima: as 7 categorias também chamadas de Táxons, daí o nome de Taxonomia. Reino Filo Classe Ordem Família Gênero Espécie Recentemente, no século XX, um cientista chamado Robert Whittaker fez alguns acréscimos! Também no mesmo século, o microbiologista Carl Woese fez um novo adendo, dando mais precisão do estudo dos seres vivos e olhando para os seres microscópicos. Essas alterações especificam os Reinos dos seres vivos e incluíam uma nova categoria maior que o Reino, os Domínios. Sugerimos que você leia este artigo dos Reinos antes de continuar a leitura! Hoje, consideramos que há 3 Domínios: Archea Bacteria Eukarya Os Reinos são considerados 5: Monera Fungi Protista Plantae Animália
Professora Juliane F.
Respondeu há 10 meses

A taxonomia é um sistema usado para classificar os seres vivos em grupos com base em suas características. O nome científico segue uma sequência específica chamada de nomenclatura binomial, com duas partes: o gênero (com letra maiúscula) e a espécie (com letra minúscula). Por exemplo, o nome Homo sapiens significa que pertencemos ao gênero Homo e à espécie sapiens.

Existem diferentes níveis de classificação na taxonomia que indicam o parentesco entre os organismos:

-Espécie: é o nível mais específico, onde as diferentes espécies não podem se reproduzir entre si.

-Gênero: agrupa espécies semelhantes que compartilham características comuns e têm um ancestral em comum.

-Família: reúne vários gêneros relacionados que possuem características similares e um ancestral em comum.

-Ordem: engloba várias famílias que compartilham características semelhantes.

-Classe: agrupa várias ordens com características similares.

-Filo (ou divisão): reúne várias classes que têm características em comum.

-Reino: é o nível mais alto, onde grandes grupos de organismos com características básicas semelhantes são agrupados.

Para identificar o parentesco entre os organismos, é preciso analisar a classificação taxonômica e comparar características morfológicas, fisiológicas, genéticas e evolutivas. Quanto mais próximos os organismos estiverem nos níveis taxonômicos, maior será o grau de parentesco entre eles. Por exemplo, organismos que compartilham o mesmo gênero são mais intimamente relacionados do que aqueles que compartilham apenas o mesmo filo.

Professora Elisabeth F.
Respondeu há 10 meses

Olá, a ordem taxonômica na biologia é disposta da seguinte forma: Domínio, Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie. De reino até espécie podemos usar um macete para decorar: REFICOFAGE. Essas classificações agrupam os seres a partir de seu grau de parentesco na evolução. Os domínios reconhecidos atualmente são Eukarya (células eucariotas, com núcleo e organelas) , Bacteria (células procariotas, sem núcleo, com material genético espalhado pelo citoplasma) e Archaea (também procariotos). Os reinos são: animal, vegetal, fungi, protista (protozoários, são unicelulares, eucariotos e heterotróficos) e monera (não é mais considerado um reino atualmente, pois englobava bactérias e arqueias, porém se descobriram diferenças genéticas entre bactérias e arqueias suficientes para separá-las em dois domínios distintos). Os filos são: moluscos, poríferos (esponjas do mar), cnidários (anêmonas, medusas, entre outros), platelmintos (vermes achatados como planária, tênia, etc) nematodos ( vermes cilíndricos patogênicos e de vida livre), anelidios (minhocas), artrópodes (insetos, aracnídeos e crustáceos), equinodermos (estrela-do-mar) e cordados (presença de coluna vertebral, humanos por exemplo). As classes, ordens, famílias, gêneros e espécies possuem muitas categorias, sendo um exemplo dessas categorias: classe Mammalia (mamíferos), ordem Carnivora, família Felidae, gênero Felis, Espécie Felis catus. Com isso, acabamos de ver a taxonomia do gato doméstico. Lembre-se de escrever os nomes em itálico, negrito ou sublinhado. Não estão assim no texto porque estou pelo celular.

Está precisando de Aulas Particulares?

Aqui no Profes você encontra os melhores professores particulares, presenciais ou online, para aulas de qualquer assunto!
Professor Luiz F.
Respondeu há 10 meses

Olá! A taxonomia é uma área da biologia que identifica e classifica os seres vivos. Essa classificação é feita com base em atributos morfológicos e genéticos nos organismos.

Lineau é considerado o pai da taxonomia moderna, e trouxe uma grande contribuição para a área, a nomeclatura binomial. Essa consiste em utilizar dois epítetos na nomeclatura, o genérico (de gênero, ex. Canis) e o específico (correspondente a espécie de um determinado gênero, ex. lupus). Existe um conjunto de regras, mas a maior é: a linguagem utilizada é o Latim, para padronizar a nomeclarura independente do lugar.

A classificação taxonômica apresenta sete categorias: Reino; Filo; Classe; Ordem; Família; Gênero; e Espécie.

De modo geral, essa classificaçáo funciona como um "funil". Existem vários reinos, um exemplo seria Animalia (reino dos animais). O Filo corresponde a uma característica geral que alguns organismos apresentam. Por exemplo, os animais vertebrados são os cordados, ou filo Chordata. A Classe afunila ainda mais esses organismos. Anfíbios, mamíferos, répteis, aves, etc, são classes presentes no filo Chordata. A classe dos anfíbios por exemplo é chamada de Amphibia. A Ordem são categorias presentes dentro de Classe. Amphibia por exemplo é composta por 3 classes, Anura (sapos, rãs e pererecas); Caudata (salamandras) e Gymnophiona (cobras-cegas). Percebe como vai afunilando? Resumidamente, através dessa classificação nós classificamos e identificamos os organismos. Para finalizar e exemplificar, o cururu, o sapo mais conhecido, apresenta a seguinta classificação:

Reino: Animalia; Filo: Chordata (pois é um vertebrado); Classe: Amphibia; Ordem: Anura (a ordem dos sapos, rãs e pererecas); Família: Bufonidae (são os anuros que secretam uma toxina chamada bufotoxina, a característica que engloba esses sapos na mesma família); Gênero: Rhinella; Espécie: Rhinella icterica.

Espero ter ajudado,

grande abraço, professor Luiz!

Professora Emmanuele S.
Respondeu há 8 meses
Acredito que sua pergunta é a ordem das categorias taxonomicas: Reino/ Filo/Classe/Ordem/Família/Gênero/Espécie Uma palavra mnemonica para memorização : REFiCOFAGE fará você lembrar a ordem correta das categorias.

Lista de exercícios, Documentos, Revisão de texto, trabalho?

Fabiana S.
Bauru / SP
Fabiana S.
5,0 (1 avaliação)
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Biologia para Ensino Fundamental Fisiologia Biologia para Ensino Médio
Doutorado: Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (Unesp - Bauru)
Especialista em fisioterapia neurofuncional, saúde da mulher e pélvica, saúde coletiva, biomecânica e análise de dados,
Biologia Curso Superior Biologia para Ensino Médio Citologia
Felipe C.
Felipe C.
Biologia para ENEM Zoologia Citologia
Graduação: Medicina (UFCAT)
Medicina ufg. Reforço escolar de matemática, biologia, química e física aula de anatomia, bioquimica, farmacologia, fisiologia, patologia, imunologia.