Olá, respondendo à primeira dúvida, as vozes femininas se sobressaem porque são mais agudas( notas com frequência mais alta) do que as vozes masculinas, isso de uma maneira geral, pelo mundo afora. Todos os sons que ouvimos, sendo eles de frequência definida, como as notas musicais, ou ruídos, possuem frequência.
Sobre a questão de 'voz de homem' ou 'voz de mulher' , existe sim uma convenção de que a maioria das mulheres tem voz aguda(mais aguda que os homens,como dito acima) e que os homens possuem voz grave. Mas há exceções e isto é perfeitamente normal.
O timbre da voz está relacionado com o tamanho da Prega Vocal ou Cordas Vocais, como comumente se fala, por isso pessoas com Prega Vocal maior tendem a ter a voz mais grave que pessoas com a Prega Vocal menor. A Prega Vocal, assim como outras partes do nosso corpo seguem uma proporção, então pessoas com uma estrutura óssea maior, maior altura, tendem a ter uma Prega Vocal maior, e por conseguinte, um timbre de voz mais grave. Espero ter ajudado!
Olá, é muito simples! No Bridal Chorus e outros, vamos depender da interpretação que o Regente ou o Maestro quer dar a sua obra! A voz masculina é impossível de se perceber ? Bom, isso também vai depender da interpretação a que se queira dar à obra! Existem Maestros, que seguem a risca o que o Autor da obra diz. Observe, em quase todas as músicas a voz feminina se destaca, pela questão da altura das notas no pentagrama musical. A mesma conotação altura das notas e interpretação, em que você pergunta, se a voz fazendo a voz masculina ser inaudível praticamente. Muito bem! Por que isso acontece? Porque as sonoridade das vozes em harmonia compreendem cor, brilho, ritmo, intensidade, altura, volume e uma série de elementos que eu poderia explicar em uma aula de teoria. Em cada coral, o regente tem a missão de ouvir cada um dos coralistas, como se estivesse separando um conjunto de lápis de cor. Quanto maior a aquarela, maior as cores e classificações vocais a serem ouvidas. Temos caixas de lápis de 04, 12, 24, 36, 72 cores e, assim por diante. Por isso, se há um homem com uma voz potente, que cante na linha melódica da altura das notas das mulheres, realmente não combinaria, nem a nota, nem a voz e outros detalhes pertencentes a cada obra, individualmente! Quando, porém, nesse número de cores temos vozes cuja raridade é notória, como o caso dos homens com vozes de sopraninos, contra-tenores, as mulheres tenorinas e contraltos, eles devem ser colocados num coro ao lado da coloratura da voz mais próxima a sua. Porque, da mesma forma que nos lápis de cor, é visível/audível, quando aquela voz não combina alí, naquele lugar. Porque isso impediria que a mãe de todos os sons, ocorresse de forma diversa e, então, ela não se chamaria HARMONIA.
Espero ter ajudado!
Existe uma questão fisiológica envolvida.
Para se atingir as notas graves, a prega vocal se contrai, como uma pessoa contrai o bíceps quando faz o exercício de 'rosca' numa academia. Quando executam-se notas agudas, as pregas vocais se distendem e ficam mais esticadas (com o auxílio de outros grupos musculares que promovem este estiramento).
Quando executam-se notas a partir do C5 (piano), que é a região da extensão na qual mais se encaixam as vozes femininas no canto lírico, o estiramento das pregas vocais é tão grande, que passa a alterar a forma do trato vocal como um todo, aproximando as paredes dele, favorecendo a projeção do som no "funil" que se inicia logo acima da glote e compreendendo também a faringe. Atualmente existem ciências chamando deste fenômeno de entubamento. Este tipo de técnica de fonoarticulação, também pode ser feito abaixo do C5, mas daí ele não é mais natural e precisa ser feito de propósito. Isso pode explicar porque as vozes dos homens "somem" no exemplo que você citou. É muito provável que, especificamente no caso deste coro a que você se refere, os cantores não dominem tanto esta habilidade e por isso são 'passados para trás'.
No caso de um homem com voz de mulher, a questão da classificação se dá com a "medição" de sua extensão/tessitura - se corresponde a um naipe feminino, eu pelo menos o enquadraria num naipe feminino. Algumas escolas usam, para esses casos, termos como 'contratenor' ou 'tenorino', mas não sei precisar se seria como a adição de mais um naipe masculino ou uma subclassificação dentro do naipe dos tenores.