Foto de Adriana P.
Adriana há 4 anos
Enviada pelo
Site

Direito processual penal

Se iniciada a execução no território nacional, a infração se consumar fora dele a competência será determinada por lugar em que tiver sido praticado no Brasil. O último ato de execução conforme estabelece o art 6 do código penal

3 respostas
Professora Mariana S.
Respondeu há 4 anos
Contatar Mariana

Olá, sim, a competência é do último lugar, em território nacional, que foi praticado o ato criminoso, mesmo que a consumação tenha se dado fora do país.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professora Ana S.
Respondeu há 4 anos
Contatar Ana Luisa

Boa noite, Adriana. Tudo bem?

Consoante o parágrafo segundo do artigo 70 do Código de Processo Penal, no momento em que o último ato for praticado fora do território nacional, será competente o juiz do lugar em que o crime, embora parcialmente, tenha produzido ou devia produzir o seu resultado.

Espero que tenha lhe ajudado. Qualquer outra dúvida, poste e outros colegas também poderão lhe ajudar.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Ana M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 2 meses
Contatar Ana Maria

De acordo com o art. 6º do Código Penal Brasileiro, a competência para julgar infrações penais cometidas fora do território nacional, mas com a execução iniciada no Brasil, será determinada pelo local em que o crime foi praticado dentro do território brasileiro. O dispositivo trata da questão da competência territorial em crimes transnacionais, quando parte da execução do delito ocorre no Brasil, mas a infração é consumada fora dele.

O art. 6º do Código Penal dispõe:

Art. 6º A infração considera-se praticada no lugar em que ocorreu o ato ou o último ato de execução.

Esse princípio se baseia na teoria da ubiquidade ou teoria do último ato de execução, que afirma que, para fins de determinação da competência, o lugar de consumação do crime é aquele onde ocorreu o último ato de execução do delito, mesmo que a infração tenha se consumado fora do território nacional. Isso significa que, se a execução do crime foi iniciada no Brasil, o juiz competente para julgar o caso será o do local onde essa execução começou, mesmo que o fato tenha se consumado em outro país.

Doutrina

Segundo a doutrina, essa disposição busca garantir a proteção à soberania do Estado e à ordem pública brasileira. A lógica subjacente é que, se um ato criminoso foi iniciado no território nacional, ainda que a consumação tenha ocorrido fora, o Brasil mantém interesse em reprimir a infração, considerando os efeitos da execução no seu próprio território.

Exemplo de aplicação:

Se um indivíduo no Brasil, por exemplo, envia uma droga para outro país com o intuito de traficá-la, mas a infração só se consuma quando a droga é recebida e distribuída fora do Brasil, a competência para processar e julgar o crime será do Brasil, pois o último ato de execução (envio da droga) ocorreu no território nacional.

Jurisprudência

Em jurisprudência, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) tem seguido a interpretação do Código Penal que prioriza o último ato de execução para determinar a competência. Em decisões, o STJ tem reiterado que, mesmo quando a infração se consuma fora do território nacional, a competência é do Brasil quando a execução do crime se iniciou em solo brasileiro.

Exemplo:

O STJ, em diversas ocasiões, tem decidido que, no caso de crimes transnacionais, a execução do ato inicial no Brasil justifica que a competência para julgar a infração seja do Brasil, conforme estabelece o art. 6º do Código Penal.

Conclusão

A aplicação do art. 6º do Código Penal visa estabelecer um critério objetivo para a competência em casos de crimes transnacionais, considerando a proteção da ordem pública brasileira e o fato de que a execução do crime tenha tido início no Brasil. Essa interpretação tem respaldo tanto na doutrina quanto em jurisprudência consolidada, garantindo que o Brasil possa processar e julgar crimes que, embora consumados fora do território nacional, tiveram sua execução iniciada em território brasileiro.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor