Responder dúvida

Seja o primeiro a responder

Identificação da peça

Direito Advogado

MARCOS foi denunciado pela prática de crime de homicídio doloso simples. Consta dos autos que no feriado de carnaval viajou com alguns amigos para acampar e após uma partida de truco, desentendeu-se com JOSÉ. Os dois começaram a discutir, sobrevindo empurrões e pontapés.

Após dois dias de internação na UTI, JOSÉ foi a óbito. O juiz recebeu a denúncia e determinou a citação do réu para responder a acusação.

MARCOS foi regularmente citado e permaneceu inerte, tendo o magistrado nomeado defensor dativo. Não foram arroladas testemunhas pela defesa, já que MARCOS, depois de citado pessoalmente, fugiu para o Chile, permanecendo foragido todo o processo. A acusação, ao oferecer denúncia, arrolou 5 testemunhas (todos amigos, e que estavam no acampamento), que foram ouvidas na audiência de instrução. A mãe de JOSÉ compareceu acompanhada por advogado, que formalizou pedido de habilitação como assistente da acusação, deferido pelo juiz sem oposição do MP.

Encerrada a prova testemunhal e tendo em vista o fato de que MARCOS estava foragido, o juiz concedeu prazo de 20 minutos para o MP manifestar-se em debates e que postulou a prorrogação por mais dez, no que foi atendido. O assistente habilitado falou na sequência, por dez minutos. O juiz negou pedido da defesa para conversão dos debates em memoriais já que o motivo invocado pelo advogado não encontrava amparo legal para ser deferido, e concedeu prazo de 20 minutos prorrogáveis por outros dez, caso precisasse, a fim de que também se manifestasse nos debates.

O juiz pronunciou MARCOS, que por não ter sido encontrado, não foi intimado. Na decisão, o juiz destacou além da existência da materialidade, todos os elementos que já comprovavam a autoria do crime, reportando a gravidade da conduta do acusado que não hesitou em agredir mortalmente um amigo, que não se importava com a consequência de seus atos e não estava disposto a assumir suas responsabilidades quando fugiu.

Aduziu a brutalidade de seu comportamento, que beirava uma ‘atuação animalesca contra sua presa’. Reforçou ainda a prova produzida quanto ao dolo do agente, enfatizando os maus antecedentes do acusado. Não houve recurso do MP. A defesa foiintimada na segunda feira dia 05 de junho. A mãe de MARCOS contratou seus serviços para patrocinar a defesa do filho, já tendo juntado procuração nos autos.

 

Elabore a medida cabível, datando-a no último dia do prazo.

Foto de Monica R.
Monica perguntou há 1 ano