Foto de Júlia M.
Júlia há 5 anos
Enviada pelo
Site

Princípio da isonomia?

Estou fazendo um trabalho em que devo defender a criminalização do aborto e gostaria de saber se posso usar o princípio da isonomia para defender que o aborto não seja legalizado, assim como o infanticídio não deve ser. Assemelhando o aborto ao infanticídio na tese, posso aplicar o princípio da isonomia como argumento ou não?

Professora Maria C.
Respondeu há 5 anos
Contatar Maria Luíza

Oi, Julia! Tudo bem? Então, o princípio da isonomia presa pela tratamento igualitário de todos. Esse princípio quer garantir tanto a igualdade formal que seria tratar todos de forma realmente igual sem qualquer distinção, mas também quer garantir a igualdade material que seria o tratamento desigual para pessoas em situações desiguais com intuito de garantir que elas fiquem em mesmas igualdade de condições (um exemplo seriam as cotas).

Em relação ao aborto não acredito que o princípio da isonomia seria o melhor para defender a não legalização. Talvez seja mais interessante você utilizar do argumento de defesa à vida. :)

 

Beijos!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professor Pablo L.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 5 anos
Contatar Pablo
Sim. Mas argumente também com a teoria natalista que está prevista expressamente no código civil, bem como o direito a vida que está elencado no caput do artigo 5 da Constituição como um direit9 fundamental. Outrossim, tem a dignidade da pessoa humana como fundamento do Estado Democrático de Direito, previst9 também na Constituição.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor