Claro! No Excel, você pode utilizar algumas funções e ferramentas para automatizar o processo de filtragem de dados por critérios de data e nome. Existem algumas abordagens possíveis, mas uma das mais eficientes seria usar a função FILTRO (disponível nas versões mais recentes do Excel, como o Microsoft 365). Vou mostrar como fazer isso passo a passo.
A | B | C | ...
Nome | Data | Produção | ...
João | 01/10/2023 | 100 | ...
Maria | 02/10/2023 | 150 | ...
João | 03/10/2023 | 200 | ...
``` E1: Nome F1: Data Inicial G1: Data Final
E2: João F2: 01/10/2023 G2: 30/10/2023 ```
excel
=FILTRO(A:C, (A:A=E2)*(B:B>=F2)*(B:B<=G2), "Sem resultados")
Na célula onde deseja obter os resultados filtrados, cole a fórmula acima.
A:C
– Refere-se ao intervalo de suas colunas de dados.(A:A=E2)
– Verifica se o nome na coluna A corresponde ao critério no E2.(B:B>=F2)
– Verifica se a data na coluna B é maior ou igual à data inicial no F2.(B:B<=G2)
– Verifica se a data na coluna B é menor ou igual à data final no G2."Sem resultados"
– Mensagem mostrada se não houver resultados correspondentes.Outra abordagem seria utilizar o recurso de Filtro Avançado do Excel. Veja como fazer:
Selecione os Dados: Selecione o intervalo de seus dados, incluindo os cabeçalhos.
Abrir o Filtro Avançado:
Vá até a guia Dados
e clique em Avançado
.
Configurar o Filtro:
Na janela que aparece, escolha Copiar para outro local
.
Definir o Intervalo de Critérios: Defina um intervalo de critérios fora do seu conjunto principal de dados, onde você especificará as condições de filtragem. Por exemplo:
``` J1: Nome K1: Data
J2: João K2: >=01/10/2023 K3: <=30/10/2023 ```
OK
.Essas são duas maneiras convenientes de filtrar e puxar dados de uma tabela com base em critérios específicos de data e nome no Excel. Escolha a que melhor se adapta às suas necessidades e versões do Excel.
Daniel,
Depende muito de como estão estruturado os dados.
O mais correto é contratar um profissional para te a ajudar.
Caso tenha interesse, esse é meu perfil: https://profes.com.br/rafaelbatista
Olá Daniel, tem várias formas mas depende do que vc quer exatamente.
Não é má vontade de lhe ajudar, mas é bastante dificultoso lhe explicar por aqui. Porque você não marca uma aula para fazermos isso juntos, na sua planilha/ arquivo?
Pratico valores bem acessíveis, veja no meu perfil ok?
https://profes.com.br/hamilton.noboru.takahashi
Forte abraço!
PS - Para essa demanda, o valor referente a uma hora/ aula será o suficiente, mesmo que ultrapasse um pouco...
Olá Daniel. Não sei se entedi direito, mas vamos por partes.
Se seus dados vem de uma base de dados, seria interessante mudar a consulta colocando um filtro de data ou até mesmo uma ordem.
Caso não seja possível, e você tenha acesso apenas a planilha Excel, tente dar um nome ao período de dados. Abra a aba 'Fórmulas' e clique em 'Gerenciador de Nomes', selecione o endereço inicial e final do período. Após isto, faça uma tabela dinâmica clicando em 'Inserir' e depois em 'Tabela Dinâmica', insira como 'tabela/intervalo' o nome que você deu. Após isso, filtre dentro da tabela por mês, ou datas, ou como quiser.
Caso contrário, tente pensar em uma forma melhor de agrupar os dados para diminuir seu trabalho. Tente criar uma 'Classificação em Ordem', ou qualquer agrupamento de dados, ou colocar o mês na frente e filtrar todos do mês ou pode ser até mesmo dias. Pense em como mudar o problema para facilitar a solução.