Foto de Amanda R.
Amanda há 5 anos
Enviada pelo
Site

Neurotransmissores

Minha dúvida é relacionada a etapas da neurotransmissão. Gostaria de saber se ocorre primeiro a remoção do neurotransmissor da fenda sináptica e depois a ligação do neurotransmissor nos receptores na membrana pós-sináptica, ou ao contrário.

Professor João S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 5 anos
Contatar João Paulo

Olá Amanda, como vai?

 

A comunicação entre um neurônio e sua célula-alvo ocorre da seguinte maneira:

  1. Neurônio recebe estímulo suficientes para deflagrar um potencial de ação no cone axonal
  2. O potencial de ação desencadeia uma corrente elétrica que percorre o axônio
  3. Na região da sinapse, essa corrente elétrica promove a fusão das vesículas contendo o neurotransmissor com a membrana celular do neurônio, promovendo a secreção dos neurotransmissores na fenda sináptica
  4. Os neurotransmissores se ligam ao receptores na célula pós-sináptica e desencadeiam a resposta intracelular
  5. Os neurotransmissores são recaptados ou degradados
  6. Alguns neurotransmissores podem se ligar à receptores pré-sinápticos (na membrana neuronal da fenda sináptica) e bloquear a secreção de vesículas com neurotransmissores
  7. Encerra-se o processo de comunicação sináptica

 

Portanto, a sequência básica lógica é de que se o objetivo é o neurônio se comunicar com a célula-alvo, primeiro o neurotransmissor precisa desencadear uma resposta na célula pós-sináptica para depois ser degradado ou recaptado.

 

Um conhecimento a mais: na verdade, as coisas acontecem ao mesmo tempo. Na fenda sináptica existem: enzimas que degradam o neurotransmissor + receptores da célula-alvo + receptores da célula pré-sináptica. Enquanto não houver estímulo, esses três componentes vão estar livres para receber o neurotrasmissor (NT). Quando ele surge, ele pode encontrar qualquer um deles e reagir. O que vai determinar esse balanço depende da afinidade enzimática ao NT, da quantidade de enzimas presentes, da afinidade do receptor pós-sináptico ao NT e da quantidade de receptores presentes.

 

Espero ter sanado sua dúvida.

Se quiser aprender mais sobre fisiologia, agente um horário comigo e ficarei feliz em te auxiliar.

Abraços e bons estudos.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professora Barbara S.
Respondeu há 5 anos
Contatar Barbara
Oi Amanda tudo bem? Então, por mais que didaticamente criamos uma sequência de fatos para entender o que acontece, existem coisas que acontecem ao mesmo tempo. Primrio, vamos entender o básico da transmissão química, ok? 1 - ocorre a síntese do neurotransmissor pelo neurônio pré-sináptico. Esse neurotransmissor não pode ficar solto dentro do neurônio, logo ele é armazenado em vesículas. 2- Quando chega o impulso nervoso, ocorre uma despolarização da membrana (sai sódio e entra potássio), e isso permite que entre o cálcio, sendo ele o responsável por liberar o neurotransmissor (vesícula contendo o neurotransmissor se abra para a fenda sináptica, e libera os neurotransmissores na fenda) 3- Esses neurotransmissores liberados interagem com receptores pós-sinápticos, liberando a sinalização no interior do neurônio. ( Vale lembrar, existe receptores pré-sinaptico também, que os neurotransmissores também interagem em menor quantidade). 4- Porém, os neurotransmissores não podem ficar agindo sem parar, enviando a mesma resposta para sempre, por isso ele tem que ser inativado. Existem enzimas que quebram esses neurotransmissores e param a sinalização. Geralmente, ele é clivado de tal forma que uma parte será eliminada e a outra parte vai ser recaptada pelo neurônio pré-sináptico, para seguir o caminho de síntese de um novo neurotransmissor. Isso é vantajoso, pois é um sistema de economia de energia do organismo. Obs: Apesar de existir essa sequência base, enquanto alguns neurônios já estão se ligando no neurônio pós sináptico, outros ainda estão sendo liberados pelo pré-sinaptico. Assim como quando o sinal precisa ser cessado, alguns neurotransmissores estarão ligados ao receptor do neurônio pós-sináptico, enquanto outros começaram a serem receptados, e aos poucos o sinal é diminuído. Espero ter ajudado. Se quiser marcar uma aula, ficarei super feliz em poder te ajudar. Bons estudos!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Gustavo L.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 5 anos
Contatar Gustavo Fraga

Primeiro há a liberação do neurotransmissor na fenda sináptica e em seguida a sua ligação com um receptor de membrana no neurônio pós sináptico. Em seguida o neurotransmissor é reabsorvido ou degradado por enzimas específicas.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor