Minha dúvida é relacionada a etapas da neurotransmissão. Gostaria de saber se ocorre primeiro a remoção do neurotransmissor da fenda sináptica e depois a ligação do neurotransmissor nos receptores na membrana pós-sináptica, ou ao contrário.
Olá Amanda, como vai?
A comunicação entre um neurônio e sua célula-alvo ocorre da seguinte maneira:
Portanto, a sequência básica lógica é de que se o objetivo é o neurônio se comunicar com a célula-alvo, primeiro o neurotransmissor precisa desencadear uma resposta na célula pós-sináptica para depois ser degradado ou recaptado.
Um conhecimento a mais: na verdade, as coisas acontecem ao mesmo tempo. Na fenda sináptica existem: enzimas que degradam o neurotransmissor + receptores da célula-alvo + receptores da célula pré-sináptica. Enquanto não houver estímulo, esses três componentes vão estar livres para receber o neurotrasmissor (NT). Quando ele surge, ele pode encontrar qualquer um deles e reagir. O que vai determinar esse balanço depende da afinidade enzimática ao NT, da quantidade de enzimas presentes, da afinidade do receptor pós-sináptico ao NT e da quantidade de receptores presentes.
Espero ter sanado sua dúvida.
Se quiser aprender mais sobre fisiologia, agente um horário comigo e ficarei feliz em te auxiliar.
Abraços e bons estudos.
Primeiro há a liberação do neurotransmissor na fenda sináptica e em seguida a sua ligação com um receptor de membrana no neurônio pós sináptico. Em seguida o neurotransmissor é reabsorvido ou degradado por enzimas específicas.