Quais as críticas atribuídas a John Locke?
Locke faz parte da Escola Empiriista, e fez parte do momento áureo da História, o Iluminismo.
A Escola Empirista, A filosofia empírica (do grego empeiria = experiência) que admite que todo conhecimento vem da experiência, por isso para o filósofo empirista, o saber humano é determinado pelas impressões vindas da sensação, não de um fundamento inteligível inato.
Mas algo bem interessante que ele defende é justamente a experiência preceder a exsitência, ou seja, para Locke o conhecimento, de forma alguma, poderia preceder a experiência, a fonte de todo o conhecimento é a própria experiência, sendo que essa experiência pode ser externa(sensação) ou interna (reflexão).
Lembrando que ele é famoso por afirmar que o Homem é apenas uma tábula rasa, ou seja, tudo o que virmos a ser passa a ser escrito a partir do momento em que aterrisamos nesta Terra. Nada é inato como defendem os pensadores biológicos, tudo se é construído neste processo!
E aí, concorda com ele?
Me diz depois!
A principal crítica é justamente de que o homem nasce com conhecimento ZERO. ele vai contra Platão e suas idéias , de que todo ser humano já nasce com certo conhecimento.Essa é a principal crítica.