Questão 01: Elabore 02 argumentos para recusar a proposição abaixo.
De acordo com Marx e Engels, a história é a sucessão de gerações, em que cada uma delas explora as forças de produção a ela transmitidas pelas gerações anteriores. No entanto, a nova geração atua sob condições inteiramente novas, daí sua possibilidade de fazer a história, livre das contingências que a precedem. É esse o sentido em que os dois autores admitem que a história posterior é a finalidade última da história anterior.
Questão 03: Elabore 02 argumentos para recusar a proposição abaixo, sendo um deles do ponto de vista de Marx e o outro do ponto de vista de Kant.
Kant usa o termo menoridade para descrever um posicionamento covarde de quem não busca o conhecimento. Marx utiliza a palavra alienação para descrever a pessoa que desconhece as condições materiais do mundo em que vive. Há uma analogia entre os conceitos propostos pelos dois pensadores na medida em que ambos pressupõem a incapacidade do sujeito para superar o estado de assujeitamento em que se encontram tais pessoas.
Questão 1:
Argumento 1: Marx e Engels afirmavam sobre a certeza de que cada indivíduo precisava ter consciência histórica. Isto é, era necessário conhecer sua própria temporalidade e ter consciencia de classe (a história de sua classe) para não se encontrar diante de submissões e perante uma reprodução da desigualdade social. A filosofia deve partir de um ser concreto, ou seja, um ser natural e social.
Argumento 2: Dizer que a história posterior é a finalidade última da anterior, é afirmar a perspectiva de uma história horizontal e isto é perfeitamente nulo. O primeiro ponto é que se nos prendemos a essa ponto histórico nos tornamos alvos limitados da própria história e as particularidades das nossa observações se perdem. E já sabemos que em uma história horizontal muitos historiadores se perderam e muitas doutrinas foram esquecidas. Marx e Engels não acreditavam nisso, eles acreditavam num materialismo dialético.
Questão 2:
Argumento 1: Kant não trata da menoridade como um ato covarde. Ele fala de uma atitude epistemológica de desenvolvimento do indivíduo (como uma criança que cresce e amadurece), sair da menoridade é tornar-se consciente da força e da independencia (autonomia) de sua inteligência para fundamentar sua maneira de agir, sem recorrer a qualquer outro.
Argumento 2: Para Marx, alienação ocorre quando temos o humano deia de ser uma força-histórica consciente de sua classe. Ficaria muito claro falarmos de formas transcendentes de liberdade, alienação condiz com um estado de letargia, ausencia de consciencia. (Dica: Na sociedade contemporanea o conceito de alienação não pode ser confudido com mimese ou identificação imediata, Herbert Marcuse trata sobre isso. Um incentivo desse mesmo autor: Alienação é diferente quando o indivíduo se identifica com a sociedade em que vive).
Se desejar conversar mais sobre o tema, estou disponível. Abraços!