O que siguinifica dizer que a filósofia e uma espécie de espanto?espanto com o que?e por que a atitude filosofica pode ser provocativa ao modelo hegemônico dominante??
Dizer que a filosofia é uma espécie de espanto é, sem sombra de dúvida trazer para debate o quão importante é essa disciplina já que nos leva a pensar e a refletir - pensar e refletir apavora a classe dominante. Exemplo é o Brasil: o salário mínimo é 1.200 e dos políticos, o teto 39 mil, onde vc acha que a dominação começa?
A filosofia começa com o espanto porque quando começamos a pensar sobre as ideias e conceitos que absorvemos passivamente do nosso meio percebemos que elas não são tão simples quanto parecem.
Por exemplo, é uma crença comum que existimos como seres materiais no espaço e no tempo. Mas o que é o espaço e o que é o tempo? Você consegue defini-los facilmente? E o que é um ser material? Um ser composto de átomos.? Mas o que exatamente são esses átomos? Se seus átomos forem trocados, você ainda seria a mesma pessoa? Será que somos apenas essa porção de átomos ou algo mais? Essas são apenas algumas questões que surgem quando pensamos em ideias básicas que assumimos. Podemos fazer esse exercício para muitos outros contextos.
Quando dizem que a filosofia pode ameaçar aqueles que dominam é porque as ideias que são lançadas por aqueles que controlam os meios de comunicação não são mais recebidas passivamente. Quando treinamos nossa capacidade de reflexão com a filosofia percebemos o que as ideias transmitidas significam e quais são as consequências delas. Se querem nos enganar, então não seria interessante para eles treinar nosso senso crítico com filosofia, já que filosofia é justamente isso: pensar sobre ideias.