Para falarmos nos direitos das mulheres como direito humanos, temos que recorrer à teoria da justiça de John Rawls? Se sim, o que è que ela dizia?
Eu gostava de falar um bocado desse assunto, mas nao sei se deva falar recorrenso à teoria de John Rawls ou a outra? Caso fosse John Rawls o que è que ele dizia sobre isso?
É possível trazer a teoria da justiça de Rawls para falar sobre direitos de minorias. No caso das mulheres, eu diria o seguinte: Rawls defende que a estrutura institucional da sociedade deve garantir as bases sociais para o auto-respeito, para que os indivíduos se valorizem e se reconheçam como dignos. Para tanto, Rawls lança mão de princípios de justiça, dos quais destaco o princípio de diferença. Segundo esse princípio, qualquer desigualdade só se justifica quando traz o maior benefício para a parte desvantajosa. Frente a esse quadro, os direitos das mulheres aparecem como uma forma de diferenciar uma minoria na busca por maior bem-estar desta, almejando criar condições para que esse grupo conquiste auto-respeito.
Tudo isso está muito rudemente resumido aqui. Nos primeiros capítulos de "Uma teoria da justiça", está tudo muito bem explicado.