Leia o texto a seguir.
Somos treinados para termos a expectativa de que os presentes fornecidos pelas lojas compensem as pessoas por todas aquelas horas face a face, mão na mão, que deveríamos ter-lhes dedicado, mas não o fizemos. Quanto mais caros forem esses presentes, maior a compensação que o doador espera que ofereçam aos receptores; por conseguinte, maior o seu impacto em termos de aplacar e tranquilizar as dores de consciência do próprio doador.
BAUMAN, Zygmunt. Danos colaterais: desigualdades sociais numa era global. Zahar: Rio de Janeiro, 2013.
Zygmunt Bauman reflete sobre as características dos relacionamentos “líquidos” em tempos de globalização. As “dores de consciência” referidas no texto são consequência da
falta de tempo para se dedicar a relações sociais mais duradouras.
tentativa de comercializar as relações sociais no mundo globalizado.
influência crescente da publicidade no comportamento das pessoas.
relação humana cada vez mais voltada para o sentimento de comunidade.
humanização e fortalecimento dos laços afetivos da sociedade.
Letra A, uma vez que Bauman defende que o "doador", o trabalhador, precisa dedicar mais tempo ao seu trabalho e avanço profissional do que às realações sociais.
Letra A