Olá, Jaime.
Um referencial teórico no ensino deve considerar um objetivo de aprendizado, e uma estratégia experimental (prática) que busque instigar o estudante a aprender (questionando resultados não esperados, ou estimando resultados, buscando entender os processos, etc).
Existem muitos referenciais teóricos, te deixo aqui a referência de um conjunto de estratégias que partem do referencial Costrutivista (que busca construir o conhecimento junto com o estudante, a partir da ideia de dialogia).
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: DO MÉTODO À PRÁTICA CONSTRUTIVISTA
Na página 270 é detalhado com exemplos cada proposta de abordagem, sendo elas: histórica; de compartilhamento; atividade experimental modelizadora; a conflitiva; crítica; de comprovação e de simulação.
Espero ter ajudado.
Um referencial teórico em física é um ponto que tu escolhe como a origem do teu sistema. Geralmente escolhemos um referencial newtoniano, isto é, não acelerado V = constante (podendo ser qualquer valor de velocidade constante, 0 ou ?0).
Note que as leis da física não variam com o referencial, apesar de as contas poderem mudar. Para um trabalho em sala de aula qualquer ponto fixo pode ser adequado: um muro, uma árvore, um ponto de ônibus, etc.
Eu tenho uma revisão no meu blog aqui no profes que fala um pouco sobre referenciais. Vale a pena você dar uma olhada
https://profes.com.br/jamu/blog/ententendo-deslocamento-velocidade-e-aceleracao