degeneração do disco intervertebral e lombalgia é a mesma coisa?
Não são a mesma coisa. A lombalgia é uma dor na região lombar, podendo ser de diversas etiologias, e é classificada como um sintoma. Já a degeneração do disco é o processo inicial da hérnia discal, em que pode haver o extravasamento do líquido para fora do anel fibroso. Este estravasamento pode gerar uma lombalgia. Espero ter ajudado.
Olá, Lucas. Como vai?
Um processo degenerativo é aquele em que ocorre perda da integridade estrutural (micro e macroscopicamente) de forma crônica. Na degeneração do disco intervertebral, temos que a sua estrutura sofre lesões repetitivas e de intensidade suficiente para que ele perca sua forma e, consequentemente, diminua sua função. Sua função é de amortecer o impacto sobre os corpos vertebrais e permitir maior mobilidade ao esqueleto axial. Esse amortecimento ocorre devido à presença de um núcleo pulposo cercado de várias camadas de ânulos fibrosos. As frenquentes lesões são capazes de fazer com que esses ânulos (anéis) se rompam e que o conteúdo central sofra extrusão, processo conhecido como hérnias de disco. Essas herniações ocorrem frequentemente em todos nós, processo que é reparado pelo nosso sistema. Ou seja, a degeneração é um processo, basicamente, mecânico.
Por outro lado, a lombalgia é um processo sensorial de dor. Isso significa que as fibras nervosas responsáveis pela condução do estímulo doloroso são ativadas, enviam a mensagem ao nosso córtex pré-frontal e nós percebemos, de forma consciente, a dor.
Qual a relação de degeneração com lombalgia?
Histologicamente, o tecido cartilaginoso não é inervado, o que significa que lesões nesse tecido não causam dor. Anatomicamente, a nossa medula espinhal emite as raízes nervosas por orifícios intervertebrais, que se localizam lateralmente aos discos vertebrais. Quando ocorre o processo de herniação (degeneração) de modo a comprimir essas raízes, aí sim ocorre a relação entre degeneração e lombalgia.
Outra situação em que eles se relacionam é que, em longo prazo, a degeneração intervertebral leva ao atrito entre os ossos da coluna vertebral. Os ossos, por outro lado, apresentam inervação, que geram o quadro de lombalgia ao movimento e ao ficar em pé.
Acompanhe a imagem a seguir (retirada do Google) e veja se consegue aplicar o que coloquei acima.
Portanto, apesar de estarem associados, a degeneração e lombalgia não são sinônimos!
Espero ter ajudado.
Para mais auxílio, acesse meu perfil e agente um horário. Será um prazer te ajudar.
Abraços e bons estudos.