Entendendo a indústria como a construção sócio histórica do sistema capitalista e da dinâmica da sociedade.
a) construa uma resposta demonstrando as diferenças entre as características tecno -científicas e estruturais produtivas da indústria brasileira e dos países centrais.
b) justifique as dificuldades do industrialismo Brasileiro, a partir do contexto de formação social, econômico e político do Brasil, destacando a construção e articulação dos pré requisitos.
Oi, Marianne, espero que te ajude:
a)
A industria brasileira é focada no agronegócio e sua exportação para os países centrais, estruturalmente, isso compõe a chamada industria de base, não informatizada que difere dos centrais.
b)
Os principais obstáculos estavam na exiguidade do mercado interno e nas baixas tarifas de importação de produtos manufaturados. Mas o principal entrave só seria superado no final do século XIX: a escravidão, uma vez que essa limitava o acesso do proletário aos produtos industriais e também limitava seu conhecimento dos processos, dificultando a industrialização da mao de obra
Olá Marianne, espero poder ajudar.
a) construa uma resposta demonstrando as diferenças entre as características tecno -científicas e estruturais produtivas da indústria brasileira e dos países centrais.
A produção industrial no nível mundial pode ser dividia entre aqueles países que possuem tecnologia de ponta e produzem produtos de alto valor agregado(softwares, dispositivos eletrônicos, produtos químicos refinados etc.); e aqueles que produzem a matéria-prima necessária aos produtos de alto valor agregado. Ou seja, o nível de desenvolvimento tecnológico de cada país determina sua capacidade de produzir produtos de alto valor ou não.
O Brasil não possui, em comparação com os países desenvolvidos, um parque industrial tão avançado, capaz de gerar tecnologia no mesmo volume e nível. Destaca-se no país a exportação do que é chamado de commodities(produtos que servem como matéria prima para outros e possuem valor muito variável a depender das condições do mercado, ex: soja, petróleo, minério de ferro, carne bovina, etc.). São produtos que apesar da necessidade aplicação de tecnologia para sua extração/cultivo, não são tão elaborados quanto aqueles que são produzidos em laboratórios ou centros de tecnologia. Um exemplo é que o minério de ferro pode ser brasileiro, mas a máquina que o extrai do solo é produzida em um país central.
A balança comercial brasileira( que á diferença financeira entre o que é exportado e importado no país) ainda é muito sustentada no agronegócio(exportação de soja e carne) e na extração mineral(minério de ferro); enquanto nos países centrais, ela tem como base de sustentação a indústria de alta tecnologia.
b) justifique as dificuldades do industrialismo Brasileiro, a partir do contexto de formação social, econômico e político do Brasil, destacando a construção e articulação dos pré requisitos.
Historicamente o Brasil foi dominado por uma elite agrária, que nunca esteve preocupada em formar um mercado consumidor interno. Dessa forma, durante muitos séculos manteve-se regimes como a escravidão, e após isso a política de baixos salários e investimentos em condições melhores de vida para a população(educação, saúde, segurança), exatamente para que a mão-de-obra camponesa ficasse mais barata. Esse modelo perdurou durante muitos séculos, o que acabou por atrasar o processo de urbanização do país, e por consequência, a formação da indústria e de um mercado consumidor capaz de sustentá-la. Assim, o país continuou( e continua) dependente da exportação de produtos de base de baixo valor agregado. Com o passar do tempo o país foi ficando cada vez mais atrasado na corrida tecnológica, o que o tornou dependente dos países centrais, que ao contrário, tiveram suas elites focadas em desenvolver seu parque industrial e criar um mercado consumidor interno que o sustentasse.