Foto de Yumi C.
Yumi há 4 anos
Enviada pelo
Site

Ajuda com revolução francesa, pfvr

O momento mais dramático da Revolução Francesa coincidiu com o período do Terror. Explique o que foi esse período e em que circunstâncias ele se instalou

História Geral Ensino Médio
2 respostas
Professor Zaqueu R.
Respondeu há 4 anos
Contatar Zaqueu
Durante a Revolução Francesa, o Período do Terror, ou O Terror, ou Período dos Jacobinos, foi um momento da história da França compreendido entre 5 de setembro de 1793 (queda dos girondinos) e 27 de julho de 1794 (prisão de Maximilien de Robespierre, ex-líder dos Jacobinos que foi um precursor da ideia de um Terrorismo de Estado nos séculos posteriores). Entre junho de 1793 e julho de 1794, cerca de 16 594 pessoas foram executadas durante o Reinado de Terror na França, sendo 2 639 mortes só em Paris. Apesar disso, há um consenso de que o número é muito maior, com cerca de 10 mil mortes que ocorreram sem julgamentos ou em prisões.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professor Marcos A.
Respondeu há 4 anos
Contatar Marcos

O Período do Terror da Revolução Francesa é a fase mais radical do governo jacobino na França, ocorrida entre setembro de 1793 e julho de 1794.

 Após a aprovação da Constituição de 1791, as monarquias européias se organizaram para a contrarrebolução para evitar que os ideais da Rev. Francesa se expandisse e outras revoluções ocorressem. Também buscavam restaurar a autoridade do rei Luís XVI. Iniciaram uma invasão na França.

Em 1792 a Comuna Insurrecional, formada por sans-culottes armados vencem o exército prussiano que se aproximava da capital Paris consolida a força popular da Revolução. Nasce assim a Convenção Nacional, que anuncia em 22 de setembro de 1792 o fim da monarquia e o início da república.

Em controle do cenário político, os jacobinos fazem então significativas reformas em meios agrários e financeiros, além de promulgar uma nova Constituição em 24 de junho de 1793. Logo no mês seguinte, a girondina Charlotte Corday assassinou Jean-Paul Marat a facadas enquanto ele se encontrava na banheira, iniciando o Período de Terror. Durante quase um ano, Robespierre lideraria um governo que operava com a Constituição suspensa, desconsiderando assim direitos individuais e a divisão estabelecida de poderes. Agora com plena autoridade governamental, o Comitê de Salvação Pública aproveita-se da promulgação da Lei dos Suspeitos em 17 de setembro de 1793 para condenar à morte por guilhotina qualquer pessoa condenada pelo Tribunal Revolucionário. Com o tempo, isso incluiria não apenas opositores públicos ao governo jacobino, como a esposa do falecido rei Luís XVI, a rainha Maria Antonieta, e sua irmã mais nova, a princesa Isabel, mas também jacobinos que se opunham à extrema radicalização do regime, como Robert Danton.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa