Não devo por o verbo no plural após "do/does"?

Frase 1: The school year begins in september.
Frase 2: The school day doesn't start at 8:00 AM

Na primeira frase o verbo "begin" vai para o plural, imagino que porque "school" é da terceira pessoa do plural. Mas na segunda frase a palavra "start" continua no singular. Isso ocorre por conta da preposição "does"?

Wagner F.
Wagner
perguntou há 3 meses

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
14 respostas
Professora Ana M.
Respondeu há 3 meses
Bom dia Wagner. Tudo bem?
Quando você usa o doesn´t or does not para he, she, it o verbo fica no infinitivo, por isso neste caso o verbo fica start.
O does é um verbo e também auxiliar no simple present.
Professora Aline Z.
Respondeu há 3 meses
Olá Wagner, tudo bem?
Primeiramente, não existe plural em verbo, o que existe é a conjugação da terceira pessoa do singular (he/she/it). Quando vc usa o "does" a terceira pessoa do singular já está sendo conjugada (lembrando que o "does" é o verbo "do" para a terceira pessoa do singular). O verbo Do (ou o Does) nesse caso é verbo auxiliar (sem tradução). É ele quem vai carregar a conjugação (do / does) e o tempo verbal (do/ does/ did) da frase na negativa e na interrogativa.
Espero ter esclarecido sua dúvida! ;-)
Qualquer coisa, estou à disposição.
Professora Azumi O.
Respondeu há 3 meses
Olá Wagner, tudo bem?
Em inglês, com os verbos normais (read, eat, start, begin, etc, que não sejam modais (can, will, should, etc) nem que sejam "to be"), há regras diferentes para orações afirmativas, negativas e interrogativas.

Em afirmativo, a ordem das palavras vai assim:
Sujeito + verbo.... (Exemplo: I study English).

O verbo é conjugado com "-s" para terceira pessoa singular (he, she, it), como você falou. Porém, isto não acontece nas orações negativas ou interrogativas; porque para negativas e interrogativas você precisa verbos auxiliares "do/does":

Negativa: Sujeito + do/does + not + verbo (Exemplo: I do not study English. / He does not study English).
Interrogativa: (Wh- ou how) + do/does + sujeito + verbo? (Exemplo: Do you study English?/ Does he study English? / What do you study? / What does he study?)

Nas orações negativas e interrogativas "-s" de terceira pessoa singular na afirmativa é expressada no auxiliar "doES", que é como se você colocasse esse "-s" ao lado do auxiliar "do". Como você já colocou o "-s" de terceira pessoa singular ao lado do auxiliar, não precisa colocar outra vez ao lado no verbo :)
Professora Ariane M.
Respondeu há 3 meses
Exatamente não se usa verbo no plural para he she it Mesmo cpm uso de auxiliares do e does ou do+not E does + not.
Professora Flávia R.
Respondeu há 3 meses
Sim. Quando o verbo está na -afirmativa e na terceira pessoa - : he/she it -She likes to play football , she goes to NY, she lives in Brazil, o verbo tem que ir para o plural . Agora, na negativa, ou interrogativa, “does she like” ? “”No .She doesn’t . O verbo volta para a forma normal .
Professor Andre A.
Respondeu há 3 meses
olá ... Não tem nada haver com singular ou plural, e sim apenas uma regra:
a primeira frase é uma afirmativa do presente simples, e terceira pessoa "he,she,it' coloca se 's ou es' no verbo.
He plays, she plays, it plays ( it = para singular ) mas o verbo adicionado na afirmativa com 'S" apenas uma regra. It substitui the school e vise-versa. Negativas o verbo não adiciona verbo pois doesn't já tem 'S".
Professor Wilton M.
Respondeu há 3 meses
Wagner, bom dia, primeiramente o verbo não vai para o plural. O "S" é uma característica de terceira pessoa do singular. Quando na negativa, usando-se o auxiliar don't / doesn't o verbo volta para o infinitivo, logo sem o "S".
Professora Liane S.
Respondeu há 3 meses
Wagner, na realidade o uso do "s" nas 3as. pessoas não é considerado plural e sim a forma gramatical. E THE SCHOOL é 3a. pessoa (it) do singular - A ESCOLA. O auxiliar desta forma no negativo será sempre o DOES. Quando isso acontece, isto é, quando usamos um auxiliar, o "s" do final do verbo em questão cai fora. Lembre-se de que esse "s" não é por causa do plural.
Por isso que a gramática no inglês é sempre importante no aprendizado.
Professor Jackson B.
Respondeu há 2 meses
Olá, Wagner. É um equívoco comum achar que o 's' de "begins" se refere a plural, porém, ele indica que o verbo está na terceira pessoa do singular: he/she/it/the world/my mother/ the cat/ something etc.
Tanto é que:
Eles começam as aulas às 7 = They BEGIN classes at 7.
Ele começa as aulas às 7 = He BEGINS classes at 7.

Hope I've helped.
Professora Paula G.
Respondeu há 2 meses
Boa noite, Wagner!
O verbo quando se acrescenta o "s" não está indo para o plural, é apenas uma marquinha que você está falando de He, She ou It.
No caso da frase "The school day (it) doesn't start at 8:00 AM" usaram o doesn`t para formar a frase negativa.
Sempre quando se usam Does ou Doesn`t, necessariamente o verbo da frase não é conjugado o "s" no final, por isso que ficou "doesn`t start" e não "doesn`t startS" (o que estaria errado).
Professor Paul M.
Respondeu há 2 meses
O verbo "to do" é um verbo auxiliar (fora do uso do verbo no sentido de "fazer") e é usado nas frases interrogativas e negativas. Neste caso só conjuga o verbo auxiliar e bota o verbo principal no "base form", o infinitivo menos "to".
Professora Gislaine G.
Respondeu há 1 mês
Não, o verbo não vai para o plural. O que acontece é que, no SIMPLE PRESENT o verbo muda quando o sujeito está na 3ª pessoa do singular (he, she ,it), por isso usa-se "begins" ao invés de "begin" na 1ª oração. Já a segunda oração é negativa e não adiciona o "-S" ou suas variações "-ES", "-IES", por causa do "DOESN'T" que é utilizado em frases negativas na 3ª pessoa do singular.

Lembrando que:

- Quando o sujeito se referir a I/you/we/they, o verbo não muda e usa-se verbo auxiliar "DO" no início de frases interrogativas e o "DO NOT" / "DON'T" para frases negativas após o sujeito;

- Quando o sujeito estiver na 3ª pessoa do singular: "he/she/it", acrescenta-se "-S" nos verbos; Atente-se de que se o verbo terminar em "-Y", retira-se o "-Y" e adiciona "-IES"; Para verbos terminados em: "-S" / "-SS" / "-CH" / "-SH" ou "-X", acrescenta-se "-ES". Para frases interrogativas usa-se : "DOES" no início da frase e nas negativas: "DOES NOT / DOESN'T";

Pego a dica que minha ex-professora de português (serve para o inglês também) dava para a minha turma: para achar o sujeito ache o verbo e pergunte ao verbo quem ou o que pratica a ação. No seu exemplo, temos o "begins" (começar). "O que começa?" Bem, "the school year begins" / "o ano letivo/escolar começa", logo "the school year" é o sujeito da frase o qual pode ser substituído pelo o pronome "IT". Como sabemos, "IT" é um pronome da 3ª pessoa do singular, por isso usa-se "begins" ao invés de "begin",
Professora Marta S.
Respondeu há 1 mês
Na verdade o verbo não tem plural, o que acontece é que deve-se usar o s (ou es) no final da palavra quando o sujeito é terceira pessoa no singular, ou seja, he, she, it.
Professora Silvia S.
Respondeu há 1 mês
Wagner, vamos lá.

Parece que você está bastante confuso e preciso que você entenda alguns erros graves que está cometendo!

Primeiramente, só para esclarecer e não causar confusão no futuro: em se tratando de verbos (ações/estados), não existe "plural do verbo". O que existe é "conjugação". Falar de "plural", só faz sentido quando estamos tratando de substantivos (1 casa, 2 casas, 1 livro, 2 livros, etc.), ou pronomes (ele x eles), ok?

Ou seja, não se pode dizer que na primeira frase "o verbo TO BEGIN vai para o plural". Isso não existe. O "s" que adicionamos à forma base ("base form", que neste caso é simplesmente BEGIN), não tem nada a ver com plural. Tanto que usamos "begins" quando o sujeito é (ou equipara-se a) um dos pronomes SINGULARES he, she ou it (terceira pessoal do SINGULAR). Pense: quando você fala "he", você está falando de uma pessoa apenas. O mesmo ocorre com "she" e com "it. Portanto, são pronomes SINGULARES. Os pronomes PLURAIS são "we, you (no sentido de vocês) e they" porque quando usamos esses pronomes estamos falando de mais de uma pessoa. Terceira pessoa do plural é "they". Espero que esta parte tenha ficado clara. Se não ficou, por favor me escreva.

A conjugação do verbo TO BEGIN no Simple Present, que é o tempo verbal em questão, fica:

Pronomes SINGULARES
I begin (eu começo/inicio)
you begin (você começa/inicia)
he begins (ele começa/inicia)
she begins (ela começa/inicia)
it begins (ele/ela começa/inicia) - quando o sujeito em questão for neutro (não tiver nascido naturalmente macho ou fêmea, tipo uma mesa que no português é considerada um substantivo feminino (dizemos A MESA), mas que tecnicamente não nasce fèmea)

Pronomes PLURAIS
we begin (nós começamos/iniciamos)
you begin (vocês começam/iniciam)
they begin (eles/elas começam/iniciam)

Importante: esse "s" que adicionamos ao final, não tem nada a ver com o "s" que colocamos no final de substantivos no plural (1 book, 2 books). Parece igual (e inclusive as regras de ortografia são bem parecidas, quase idênticas), mas são coisas distintas. Observe:

VERBOS (Simple Present - he/she/it - frases afirmativas) x SUBSTANTIVOS ou PRONOMES no PLURAL
exemplo: he begins exemplo: 1 beginning, 2 beginnings (1 começo,
2 começos)

Se você não souber essas regras, me escreva que te passo.

Ok, agora, uma questão importante: quando aprendemos a conjugação dos verbos (como coloquei acima), estamos sempre aprendendo a conjugação dos verbos EM FRASES AFIRMATIVAS/POSITIVAS.

A primeira frase, é uma frase afirmativa. "The school year" (o ano letivo) é o sujeito da frase (agente que faz a ação do verbo), e não "school" (escola) como você escreveu, ok? Pois bem, "the school year" equipara-se ao pronome SINGULAR "it", pois é singular e não tem sexo (não nasce macho nem fêmea). Assim sendo, para conjujgar o verbo TO BEGIN, no Simple Present, para o sujeito "the school year", que equipara-se ao pronome "it", precisamos consultar a conjugação acima e vemos que a conjugação fica "begins".

Agora vamos falar sobre a segunda frase. Ela é NEGATIVA. Portanto, há uma importante diferença.

Na frase 1, que é AFIRMATIVA, a esturtura é:
sujeito + verbo conjugado no Simple Present + complemento
The school year + begins + in September.

Na frase 2, que é NEGATIVA, a estrutura muda. Fica:
sujeito + verbo auxiliar TO DO conjugado no Simple Present + "not" + verbo principal no Base Form + complemento
The school day + does + not + start + at 8am.

Perceba que nas frases NEGATIVAS do Simple Present, temos DOIS verbos. O auxiliar e o principal. Não há necessidade de conjugar ambos, seria fazer trabalho em dobro. Basta conjugarmos um deles. Em inglês, é sempre o verbo auxiliar que é conjugado. No Simple Present, o verbo auxiliar é sempre o verbo TO DO. O verbo TO DO em português, traduz como FAZER maaaaaas somente quando ele é usado como verbo PRINCIPAL. Quando ele é usado com verbo AUXILIAR, não é traduzido porque em português ele não é necessário. Neste caso então, não é traduizido. A tradução fica "O dia escolar não começa às 8am".

Pois bem. Temos que o sujeito da frase (agente que faz a ação do verbo), é "the school day" (o dia escolar) que equipara-se ao pronome singular "it" pois é singular e não tem sexo. A conjugação do verbo TO DO no Simple Present é:

I do
you do
he/she/it does
we do
you do
they do

Portanto, temos que usar DOES. Já o verbo TO START, que é o verbo PRINCIPAL da frase, conforme a estrutura que te passei, tem que ficar no BASE FORM. O Base Form é o infnitivo do verbo (TO START) sem a partícula TO. Ou seja, apenas START.

Lembrando que o "does" não é preposição, ok? Nesta história ele é o verbo auxiliar TO DO, conjugado no Simple Present para he/she/it (terceira pessoal do singular).

Preposição são palavras como IN, AT, ON, ABOVE, BY, etc. São palavras que, como o nome diz, vem ANTES (pre) de uma posição, que pode ser física (the book is ON the table), ou temporal (I have English classes ON Mondays). Tem um terceiro e mais complexo uso das preposições, que não tem muito a ver com posição, que é mais complexo e diz respeito a expressões com verbos, adjetivos e substantivos: por exemplo, depois do verbo TO DEPEND, sempre precisamos usar a preposição ON ("I depend on you"). É uma regra. Tem que aceitar e pronto. Igual ao português: depois do verbo GOSTAR, sempre temos que usar a preposição DE: "Eu gosto DE café", etc. Não tem muito uma lógica. É aceitar e pronto. Se você for pensar, dizemos "eu amo café" (sem preposição). Isso porque o verbo AMAR não pede preposição. Em inglês o verbo TO LIKE, que é equivalente ao nosso verbo GOSTAR, também não pede preoposição (I like coffee). Então esse último uso das preposições é bem chatinho tanto em inglês quanto em português porque você tem que memorisar caso por caso.

Espero ter ajudado.

Abraços!

Professores particulares de Inglês

+ Ver todos
Encontre e contrate um professor particular para te ajudar nos estudos.
São Paulo / SP
Especialização: Ingles - aprofundamento (PUC)
Inglês Básico Conversação em Inglês Inglês no Ensino Médio Inglês Intermediário Inglês no Ensino Fundamental Gramática em Inglês Inglês Avançado
“Tell me and I forget, teach me and I may remember, involve me and I learn.” Benjamin Franklin Sou Flavia Romero, trabalhei por 10 anos na área internacional de uma exportadora de café - empresa responsável pela venda e exportação para grandes clientes, como Lavazza, Nestle-Nespresso e Starbucks . ...
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 65 / aula
Conversar Whatsapp do professor Flávia R. Whatsapp do professor Flávia R. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Brasília / DF
Tradução em Inglês Inglês - aula de reforço Inglês no Ensino Médio Inglês no Ensino Fundamental Gramática em Inglês Inglês para Adolescentes
Estudante de Direito dá aula de Reforço de Inglês em Brasília. Ensino Médio e Fundamental. Olá, me chamo Yago Crucioli, sou formado pela Fisk em língua inglesa. Tenho um vasto conhecimento em inglês escolar médio e fundamental. Atendo em Brasília. Adoro ajudar alunos com dificuldade na língua ingl ...
Oferece aulas presenciais
R$ 50 / aula
Conversar Whatsapp do professor Yago C. Whatsapp do professor Yago C. WhatsApp
Responde em 1 dia e 20 h
23 avaliações
Antonio Henrique está online
Campinas / SP
Curso Livre: Técnicas de Cinema para Produção de Vídeos e Curta-metragem (Claretiano / Batatais-SP)
Inglês Básico Inglês - masterylearning Certificação em Inglês Inglês - educolor Inglês - EBL Preparatório para o TOEFL Inglês para Estudos no exterior
Sou Professor Espanhol, Inglês com mais de 6 anos de experiência e já morei por mais de 10 anos no exterior. Olá! Eu sou o Prof. Antonio Henrique. sou Professor Mediador de Linguística Aplicada, você já tinha ouvido falar disto? Trata-se de uma abordagem transdisciplinar que permite ensinar idiomas ...
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 60 / aula
Conversar Whatsapp do professor Antonio H. Whatsapp do professor Antonio H. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 4 min

Pergunte aos nossos professores

Você possui uma lista de exercícios ou Trabalho?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa