Olá, Havia um regimento militar de engenheiros na Suécia cujo moto era: "Nos nihil efficere non possumus", querendo supostamente dizer "para nós, não há nada impossível". Eu entendo que estão dizendo na realidade exatamente o contrário "nós não conseguimos realizar nada", já que entendo "nos" como acusativo onde deveria haver um datitvo "nobis". Além disso, "possumus" está no indicavo, onde acredito que deveria ser subjuntivo "possimus". Não entendo muito de latim, sou apenas curioso, é mais provável que eu esteja completamente enganado, afinal por décadas este moto tem sido usado na Suécia por instituições e famílias sem que ninguém tenha se manifestado. Obrigado, Eric
Olá Eric, espero que minha explicação seja útil para você.
1) Em primeiro lugar, em latim, duas negações afirmam algo. Nihil é pronome indefinido negativo e junto com 'non', afirmam algo, não negam.
2) 'Possumus' é a primeira pessoa do plural do presente de um verbo composto de 'sum' (ser).
3) Nos é o sujeito nominativo plural do pronome da primeira pessoa 'ego' (sing. eu - plur. nos); possumus é a ação realizada por nós. Efficere é o verbo governado por possumus; nihil é o complemento do objeto.
Então a frase passa a ser que não há nada que não possamos realizar.
Espero que esteja claro para você.
Atenciosamente,
Kiara Infuso