Porque a escala de ph é logaritmica?
A escala de potencial hidrogeniônico (pH) é definida como o logaritmo negativo da concentração de íons H3O+, ou H+, na base 10. Esse fator é medido em escala logarítmica para representar que a diminuição de 1 ponto no pH torna a solução 10 vezes mais ácida. Portanto, quanto menor o valor do pH, mais ácida é a solução.
Espero ter ajudado :)
Olá Francisco, tudo bem?
A escala de pH é logarítmica na base 10 e serve para medir a concentração de íons hidrogênio em uma solução e determinar sua acidez ou basicidade.
Agora, por que usar logaritmo e não a concentração de hidrogênio diretamente, não é?
Em uma escala logaritmica de base 10, como essa, a cada vez que eu aumento o pH em 1 unidade, eu demonstro um aumento de 10 vezes na concentração de hidrogênio iônico. Quando você compara um pH = 7 com um pH = 0, este segundo não é 7 vezes mais ácido. Na realidade ele é DEZ MILHÕES de vezes mais ácido.
Portanto, essa escala permite que comparações de valores muito grandes sejam melhores expressos e visualizados.
Espero ter ajudado.
Abraços e bons estudos.
Olá Francisco, como vai?
A representação em log é realizada com a intenção de simplificar a forma como expressamos a concentração de íons H+ de uma solução, ao invés de usarmos um exponencial. O pH é calculado pelo log negativo da concentração de H+, na fórmula pH = -log[H+], esse log é de base 10, então por exemplo: se temos umas solução de pH = 1 e outra de pH = 2, significa que no pH 1 temos 10 vezes mais H+ que na solução de pH 2, uma vez que o logaritmo é negativo, então quanto mais baixo o pH, maior a concentração de H+, se fossemos apresentar em exponencial, seria 10-1 (no pH = 1) e 10-2 (no pH = 2), tornando a representação mais "poluída" e extensa.
Espero ter ajudado, abraço.