Olá, um excelente dia a todos os profissionais da educação . Por gentileza doutores(a)... me ajudem a formalizar meu pensamento de forma correta no dia a dia na seguinte Dúvida:
No dia a dia a gente manuseia diversos itens eletrônicos seja celulares, computadores, ou qualquer material sujeito a oxidar como placas eletrônicas, até mesmo veículos. Minha Dúvida é : quando vamos a praia seja de carro ou moto e tomamos banho no mar em seguida manuseamos celulares, computadores ou nos deslocamos com o corpo sujo de água salgada do mar pra dentro ou na superfície de veículos , ele corre grandes riscos de oxidar, o que fazer pra que não se inicie a oxidação, e se formame a ferrugem ? Ex: se eu entrei na água do mar, "ANTES" de pegar no meu celular ou quaisquer objetos de ferro ou metais suscetíveis à corrosão como devo higienizar-me de forma eficaz para que eu não contamine-o e lhe cause oxidação . Outro ponto: é notório que para evitar que o metal se oxide precisamos gastar muita energia para prevenir no dia a dia , com base nisso seria impossível manter este item para SEMPRE com 0 zero ponto de oxidação? Eu preciso saber pq eu perco MT tempo lavando as mãos para manusear as coisas achando que vou facilitar o processo de corrosão, por favor me ajudem a me livrar dessa NEURA: DESDE JÁ, MUITO OBRIGADO.
Olá, Pedro. Boa tarde!
Respondendo...
1. “(...) o que fazer pra que não se inicie a oxidação, e se forme a ferrugem ?”
Como a umidade contida no ar atmosférico é suficiente para causar oxidação em peças metálicas por si só, não é possível evitar o início da mesma, ainda mais se outros agentes estiverem interferindo, como partes do corpo molhadas entrando em contato com o metal.
Contudo é possível amenizar ou retardar a ferrugem com atitudes simples, tais como:
Manter as mãos limpas e bem secas.
Utilizar luvas impermeáveis.
Utilizar produtos dessecantes (sílica gel, carvão)
Use óleos anticorrosivos e lubrificantes para untar ferramentas, peças, bicicletas e panelas. Pode ser inclusive óleo de cozinha. Esses produtos criam uma espécie de película protetora contra a ferrugem.
Não guarde ferramentas, peças e outros utensílios de ferro com sujeira. Sujou? Lave logo após o uso, pois esses pequenos pontos podem se transformar em fonte de ferrugem. E sempre guarde-os secos.
Evite causar arranhões, fendas e marcas em objetos de ferro, pois esses pequenos espaços são suficientes para iniciar o processo de corrosão.
2. “é notório que para evitar que o metal se oxide precisamos gastar muita energia para prevenir no dia a dia , com base nisso seria impossível manter este item para SEMPRE com 0 zero ponto de oxidação?”
Se além dos cuidados citados acima, você limpar a peça oxidada periodicamente e aplicar produto antiferrugem, é possível que você não veja nenhum ponto de oxidação sendo formado, mas certamente ela aconteceu e foi retirada durante a limpeza.
Após sair do mar, é uma boa prática enxaguar-se com água doce para remover o sal da pele, cabelos e roupas. Isso pode ajudar a reduzir a chance de transferir sal para objetos metálicos. Lembre-se que se você precisa manusear objetos metálicos após entrar no mar, é aconselhável lavar bem as mãos com água doce e sabão para remover qualquer resíduo de sal, mas precisamente, garanta que as mãos estejam completamente secas antes de manusear objetos metálicos. A umidade pode acelerar a corrosão.
Utilize capas protetoras, estojos à prova d'água ou luvas se estiver preocupado com a corrosão de seus dispositivos eletrônicos, mas não esqueça de limpar e manter regularmente dessa forma objetos metálicos, como carros e motos, para remover a salinidade acumulada e aplicar revestimentos protetores, quando possível.
A oxidação de objetos metálicos é praticamente impossível de ser evitada. A corrosão é um processo natural que ocorre quando metais entram em contato com o oxigênio e a umidade. No entanto, você pode tomar medidas para reduzir a probabilidade de corrosão e estender a vida útil de seus objetos metálicos. Alimentos sofrem oxidação demais, por causa de oxigênio, umidade e pasme, luz solar
Lave as mãos ao sair do mar, não custa. Não se sabe se o mar tem algum deságue de esgotos e afins, então você previne doenças causadas por exemplo por Coliformes. Além disso, qualquer meio salino é mais fácil de ser corrosivo. Espero ter ajudado.
1) Nunca leve equipamentos eletronicos para a praia. Os celulares hj em dia vem blindados e isso muitos problemas de oxidação.
2) O sal, por si só não causa oxidação, porém o NaCl é higroscópico e absorve água, o que pode danificar aparelhos eletronicos por conta da corrosão que ocorre quando a água está presente entao, se vc tiver algum equipamento molhado o melhor é secá-lo, e, se possível, passar uma camada de óleo mineral que protegerá de oxidação.