Sim, você pode mencionar o nome de uma curta-metragem em inglês na sua redação do ENEM, como “Man”, do Steve Cutts. No entanto, é importante garantir que o uso do título e da referência à obra seja relevante para o tema da redação e que você explique ou discuta o seu significado ou impacto dentro do contexto do seu argumento. Além disso, ao fazer menções a obras, é sempre bom integrar essas referências de forma que contribuam para a coesão e coerência do texto.
Olá, Maria Eduarda! Sim, você pode utilizar repertórios estrangeiros. Mas fique atenta ao uso das áspas nesses casos. Além disso, o ENEM preza bastante pela coerência do seu repertório dentro do contexto. Então, utilize-os bem e mostre em sua redação a pertinência das informações que está inserindo, apresentando não apenas do que se trata esse repertório como também como que ele se relaciona com o tema.
Espero ter ajudado. Bons estudos!
Maria Eduarda, pode, mas não é obrigatório. E o título deve resumir seu texto, além de ser criativo.
Espero tê-la ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.
Sim, você pode usar o título em inglês do curta-metragem, como Man, de Steve Cutts, em sua redação do ENEM. No entanto, é importante lembrar de fazer isso de forma contextualizada, explicando o que ele representa e como se relaciona com o tema da redação.
Sim, você pode citar o nome de uma curta-metragem em inglês, como "Man", de Steve Cutts, na redação do ENEM, desde que seja relevante para a argumentação e esteja integrado de forma coerente ao texto. É extremamente importante que o contexto deixe claro o que é e que ele seja utilizado para fortalecer sua tese ou exemplificar uma ideia.
Por exemplo, ao mencionar "Man", você pode contextualizar brevemente, como:
"O curta-metragem 'Man', de Steve Cutts, retrata de forma crítica a relação predatória entre o ser humano e o meio ambiente, reforçando a necessidade de repensarmos práticas que agridem o planeta."
Claro, com certeza! No caso de nome de obras cinematográficas ou até mesmo literárias, não há nenhuma restrição quanto ao uso do nome em outro idioma, desde que esteja escrito, claro, com as letras do nosso alfabeto haha.
Outra coisa: caso não se lembre da grafia correta do nome, não há problema algum em escrever errado, você não perdera pontos na sua redação. Porém, caso te deixe mais segura, pode estar escrevendo o nome em português, mesmo <3
Pode, mas existem alguns pontos que você deve prestar atenção. Em primeiro lugar, é necessário que seja contextualizado. Por que você optou por colocar o título? Qual é a relação com o tema da redação? Lembre-se que a contextualização será feita no texto, seguindo o padrão de uma redação dissertativa, sem a necessidade de você justificar a sua escolha. Mostrar repertório é importante na redação do Enem, mas, é necessário que você tome cuidado para não fugir do tema.