Se o estado é um instrumento de dominação de uma classe sobre a outra, como é possível haver democracia?
Boa noite! Você poderia informar o autor que está estudando?
Boa noite! Você poderia informar o autor que está estudando?
Olá, Carlos, boa noite.
Para melhor elaborar a resposta, poderia informar sob perspectiva de qual autor você está estudando?
Carlos, acredito que esteja estudando Marx, certo? Se sim, veja como o autor concebe o estado e a democracia:
"estado. Conceito de importância fundamental no pensamento marxista, que considera o Estado como a instituição que, acima de todas as outras, tem como função assegurar e conservar a dominação e a exploração de classe. " (Bottomore, 2013, p.218-219)
"democracia Desde seus primeiros escritos, Marx afirmou seu compromisso com o ideal da democracia direta. Sua concepção inicial desse gênero de democracia prendia-se a uma crítica rousseauniana do princípio da representação e à concepção de que a verdadeira democracia implica o desaparecimento do Estado e, desse modo, o fim da separação entre o Estado e a sociedade civil, que ocorre porque “a sociedade passa a ser um organismo de interesses homogêneos e solidários, e a esfera ‘política’ distinta, a esfera do ‘interese geral’, desaparece juntamente com a divisão entre
governantes e governados” (Bottomore, 2013, p. 162, apud Colletti, 1975, p.44).
Ou seja, seguindo a concepção marxista, que entende o estado burguês como instrumento de dominação, somente haverá democracia direta e real com o fim do Estado burguês. Para saber mais, consulte https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2543654/mod_resource/content/2/Bottomore_dicion%C3%A1rio_pensamento_marxista.pdf .
Rachel de Miranda Taveira - Professora e pesquisadora.