Praticando intervalos me surgiu a seguinte dúvida: dado o tom da escala, o intervalo só é classificado entre o primeiro grau da escala e alguma outra nota, ou ele existe entre qualquer outro grau da escala? Por exemplo na escala de Dó maior, seria uma terça maior somente a distância entre dó e mi ou também poderia ser a distância entre sol e si? Me ajudem por favor!
Imagine intervalos como medidas de "distância" entre duas notas. Assim, quaisquer duas notas podem ser classificadas como um intervalo, assim como em uma régua a distância entre os pontos 2,5cm e 3,5cm é de 1cm (apesar de nenhum dos dois pontos ser o ponto zero da régua, posso medir a distância entre eles)
A confusão talvez esteja acontecendo entre intervalo e grau da escala. Em dó maior, por exemplo, temos ré no segundo grau, mi no terceiro e assim por diante. O intervalo mi-si, por exemplo, seria uma quinta justa construída sobre o terceiro grau da escala. O grau sim tem sempre como referência o "ponto zero".
Enunciar um intervalo (por exemplo, segunda maior entre sol e lá) não pressupõe que a primeira nota do intervalo (sol) seja o primeiro grau da escala.
Resumindo, pode sim considerar sol-si uma terça maior assim como dó-mi.
Oi Ana.
Os intervalos funcionam como uma maneira de medir a "distância" entre duas notas, sendo assim podem ser usados para medir notas em diferentes graus da escala (Não necessariamente passando pelo primeiro grau). Na escala maior por exemplo temos uma segunda maior do primeiro para o segundo grau, temos também uma segunda maior do segundo para o terceiro grau e uma segunda menor do terceiro para o quarto grau, apenas para dar alguns exemplos.
Espero ter ajudado. Bons estudos.
Intervalo é uma medida de distância entre sons, independente do seu ponto de referência, ou ponto de partida. Por exemplo: A distância de Dó até Fá é sempre uma quarta justa, independente do contexto em que essa medição está sendo feita. Você pode falar de uma escala pentatônica de Dó, da escala maior ou qualquer uma das três menores também de Dó, ou falando de um acorde Csus(7). Ou ainda de uma escala de Bb maior. Em todos esses exemplos, e em muitos outros, existem as notas Dó e Fá, e a distância entre elas é sempre uma quarta justa (4ªJ)
Isso vale para qualquer outra distância entre duas.
Lembrando também que a nomeação desse intervalo depende do nome da nota. Por exemplo: a distância entre Ré e Lá# é de uma quinta aumentada (5ªaum), enquanto a distância entre Ré e Bb é de uma sexta menor (6ªm). Em termos práticos são exatamente os mesmos sons, mas essa diferenciação é importante pra aspectos teóricos, como definição de escalas e análises harmônicas.
a classificação existe em qualquer grau, como você mesmo disse, a distância que você pode considerar a mesma proporção ela se encontra em várias outras regiões, mas tudo vai depender de qual nota você começa a contar!
Os intervalos podem ser medidos em qualquer ponto da escala ou notas que você estiver relacionando, porque todas os intervalos vão ter os semitões que serão contados. As terças maiores, menores, diminutas e aumentadas, assim como outros intervalos, são apenas convenções para facilitar a indentificação e classificação dos intervalos, assim como agrupamos 12 unidades em um duzia e 10 em uma dezena, no final o que vale é a quantidade de unidades, no caso, semitoms.
Não. Cada nota da escala (determinado o grau) tem um intervalo com a nota seguinte. Não temos só o intervalo da primeira nota com as demais e sim uma relação de intervalos entre todas as notas da escala.
qualquer grau!
Os intervalos são a forma que estabelecemos as distâncias entre notas músicais, dessa forma, há como estabelecer distâncias entre duas notas quaisquer, independentemente do grau em que elas estejam.
O que é interessante sobre este tema, é que na escala maior natural, todos os intervalos formados entre a tônica e as demais notas são maiores ou justos, ao passo que em outras escalas podemos observar intervalos menores, aumentados e diminutos.
Sim. Se pensar em dó-mi sendo a terça menor (IIIºm) dentro de sol maior, a terça continuará sendo menor (sol (Iª) lá (IIº) mi (IIIªm) e isso vai valer para qualquer outra escala, o grau sempre será contado a partir de qualquer tonica que formará um acorde maior daquela determinada escala. Por exemplo, se estamos falamo de ré maior: D-F#-A > a terça é menor F# e, se estivermos tocando o acorde Vº maior A-C#-E - a tríade sempre contará como tônica A e a terça menor C#
Conseguiu sanar a sua dúvida?
Oi, Ana, boa tarde!
Então, um intervalo musical é a distância entre duas notas independente do grau que representam em determinada escala. Sendo assim, a distância entre dó e mi é uma terça maior, assim como a ditância entre sol e si também é! Em ambos os contextos as notas possuem uma distância de 4 semitons entre si.