Olá professores, boa noite, sou iniciante com o assunto de violão e por isso venho por minha dúvida aqui, agradeço se puderem ajudar e se não puderem agradeço da mesma forma. Seguinte, estou tentando pegar uma música ( Mais especificamente a "Mr Jones - Counting Crows", e que basicamente ela tem 4 acordes, são eles: Am, F, Dm, G. Porém em alguns vídeos de covers que eu tenho assistido vejo algumas pessoas fazerem variações desses acordes, e também vejo algumas "formas" que parecem não condizer com o mesmo.
Não sei se aqui da pra por o link do video no youtube, mas vou tentar . É este video aqui. https://www.youtube.com/watch?v=g_qUZ_QjIo8
Se alguem puder me ajudar a "dismistificar" o que esse cara faz, sou muito grato <3 .
bom dia, na verdade as verçoes são adaptadas para cada cantor por isso existe uma variação em tonalidade para cada interprete, vozes mais graves e vozes agudas.
Olá Mário tudo bem? Sou Misael Professor aqui no Profes.
Sua resposta: Ele utilizou passagem Am G4 C F9 Dm/G. Para ficar mais claro semente em vídeo, más basicamente ele utilizou esses acordes.
Os acordes são Am F (add9) G . Preste atenção na formação dos acordes, que são importantes na analise de uma cifra de um acorde.
Olá meu nobre tudo bem ?
Creio que o nobre conhece os campos harmônicos maiores e menores .
A música é muito dinâmica .
A música que o nobre está tocando com 4 acordes , ela pode ser tocada com acordes invertidos , tétrades, progressões , cadências e rearmonização .
Deixando a música mais dinâmica e florida .
Os americanos usam muito o dodecatonalismo .
Olá Mário, tudo certo?!
Essas variações são "estilísticas", o músico usa uma variação de um mesmo acorde por gosto pessoal, é uma questão de sonoridade sabe.
Olhando pro vídeo, dos 4 acordes, o Am permaneceu igual.
O F ele optou por fazer naquele formato com 3 dedos que seria um F7M/A. O F que a gente conhece tem pestana, soa robusto, porém o Fá que ele fez no vídeo tem uma sétima, que deixa o acorde mais poético, fora que é formado com cordas soltas, assim ele ressoa mais.
O Dm permaneceu o mesmo.
No G, em comparação com o formato original, ele retirou o dedo 1, que iria na 5ª corda e 2ª casa. É uma decisão comum de fazer isso, especialmente no rock, afinal, aquela nota retirada seria uma 3ª maior no grave, e normalmente em sonoriodade de rock, isso não funciona muito bem, intervalos de terça em região grave tendem a deixar o acordes "embolado", fora que é um intervalo muito emotivo, e no rock sempre se prefere o intervalo de 5ª nos graves, que produz uma sonoridade mais robusta, crua e agressiva.
Por fim, existe um maneirismo que ele reproduz no Am e F7M/A, começando o acorde sem apertar as notas e apertando só depois da palhetada com um hammer on. É um maneirismo comum no rock e música americana em geral, afinal traz um pouco da natureza dos riffs de blues.
Bom, aí está minha explicação em relação às "formas" que você mencionou!
Bom dia Mário! Ele usou os acordes que você mencionou, mas com algumas variações como passagem, mas você pode tocar simplificada sem nenhum problema
Mario, como os colegas já responderam parte da sua pergunta não vou repetir.
entenda que a versão que você se baseou já é arranjada e portanto tem outros acordes que dão um sabor diferenciado.
Você pode tocar exatamente como vc disse estar fazendo, o básico da música estão na sequência que você falou.
Tocar como no vídeo vai ser necessário estudar muito mais, o que é super legal, mas talvez não seja necessário no estágio que vc está.
Foque no básico bem tocado, uma boa sonaridade no voolao, na batida e depois se preocupe em fazer os arranjos, vc vai estar mais preparado pra tocar e conseguirá entender melhor o que são estes acordes diferente.
Realmente eles dão um tempero a mais nas músicas.
Se precisar de mais esclarecimentos pode procurar por Anderson Reis Violão no Google que vc acha meu contato e posso te explicar melhor.
Olá! Como já responderam, vou só complementar: estude um pouco de formação de acordes, especificamente tríade e tétrades! :)
Oi Mario! Boa noite. Sobre os acordes, pelo que entendi com "formas" que você quis dizer, são as mais comuns utilizadas, certo? Mas cada acorde pode ser feito de diversas maneiras. Sugiro você dar uma olhada no cifra club as variações de cada acorde. Você vai ver inúmeras formas de fazer esses 4 acordes. Inclusive, no vídeo do link que você enviou, ele faz o F9, e não F. Além de em algumas passagens ele fazer o G4, e não o G. Isso são escolhas que podem dar sonoridades diferentes pra música. Procure no cifra club também, como fazer esses dois acordes que mencionei, F9 e G4. Você vai identificar e assimilar com a "fôrmas" que o cara do vídeo está usando.
Ah! E uma inforação adicional: não sei qual seu nível de teoria, mas é importante saber que um ACORDE não é uma nota somente. Um acorde é um CONJUNTO de notas. Por exemplo, o Am, é formado pelas notas A, C e E. E por isso, há difersas maneiras de "encadear" essas notas. Todas essas formas ainda formam o acorde de Am, e não somente a mais convencional como conhecemos.
Espero ter ajudado!
Grande abraço