Muita gente sai com uma bagagem literária mínima da escola, normalmente direcionada a nos ensinar certa dinâmica de pensamento, história e contexto dos autores, significados gerais, o suficiente para que possamos transitar entre vários textos com várias bagagens culturais - o mínimo para o dia-a-dia, para enxergar poesia, para aqueles dias em que precisamos de arte, pra aquela vida que não basta, etc. Mas e aquele guilty pleasure, aquele livro que mais vende, que tá na mão de todo mundo, ou aquele livro que é incensado/detonado pela crítica, onde entra a literatura nele? E onde entra a liter…
Muita gente sai com uma bagagem literária mínima da escola, normalmente direcionada a nos ensinar certa dinâmica de pensamento, história e contexto dos autores, significados gerais, o suficiente para que possamos transitar entre vários textos com várias bagagens culturais - o mínimo para o dia-a-dia, para enxergar poesia, para aqueles dias em que precisamos de arte, pra aquela vida que não basta, etc. Mas e aquele guilty pleasure, aquele livro que mais vende, que tá na mão de todo mundo, ou aquele livro que é incensado/detonado pela crítica, onde entra a literatura nele? E onde entra a literatura nisso? Essas coisas confundem a gente. E mesmo a base solta que recebemos na escola não ajuda muito a tentarmos entender o fenômeno. Parece que sempre "falta alguma coisa" e assumimos que nosso gosto é simples, quando na verdade ele é só pouco exercitado da maneira que se pode. Pretendo, com o mini curso, e usando várias ferramentas da Teoria da Literatura, fazer esses exercícios, e ir além do reconhecimento imediato da obra: ajudá-los a pensar como esse conceito de "literatura" pode se flexibilizar e estender, e como ele influencia e referencia nosso gosto e reconstrói nossas competências de leitura, como cada obra mobiliza nossa percepção e interpretação para contar, no fim das contas, o que ela precisa contar, e o que (e como) ela faz a gente pensar - e gostar dela. A proposta é partir de um livro que você gosta - ama, odeia, chamou sua atenção, quer descobrir mais, quer entender melhor (aliás, depois eu explico porque tem um ódio no meio do gosto) - mas é essencial que você já tenha tido contato com o livro em questão. Dele, faremos análises e considerações levando em conta os aspectos e mobilizações que ele pratica, compararemos com outras obras, pensaremos ele na cultura e na época em que foram escritos, identificaremos suas dinâmicas, visões e inferências, além do que está sendo esperado na posição de leitor deste texto, o que nos chama atenção, o que mobiliza na gente. Entender esse caminho das pedras é essencial pra saber sair a esmo e se perder no labirinto. Por seis semanas, teremos duas aulas de 1h30, contemplando, no mínimo, 1 (uma) obra literária de escolha do aluno. Cada aluno terá direito de escolher uma obra só, levando-se em conta o atendimento a todos. As aulas serão na quinta e na sexta, das 20h30 às 22h . É recomendado ter acesso a caneta e papel para anotações. Vai ser difícil disponibilizar cópias do livro pra cada aluno, então trabalharei na maioria das vezes com projeção do digital na sala. + Ler maisLicenciado em Letras-Português pela UFPR (2016), pós-graduado em Teoria da Literatura pela PUC-PR (2021). Desenvolvimento metodológico orientado à recepção e condições de interpretação em literatura, bem como investigação linguística, prática de pesquisa e produção textual. Experiência com docência para o ensino fundamental e médio, podendo também dar aulas para adultos. Experiência como revisor de textos (Editora Intersaberes, 2021-2023). Licenciando em Pedagogia (UNIFAEL, 2022-), Pós-graduando em Psicopedagogia (UNIBRASIL, 2022-). Graduando em Psicologia pela UTP (2023-)