Como apresentar o TCC de forma eficiente?
Por: Valeska A.
22 de Janeiro de 2019

Como apresentar o TCC de forma eficiente?

Redação Correção de redação Como fazer uma boa redação Online Redação nota 1000 Professor Particular Dícas para uma boa redação Corretor Revisão de Textos Título Redação perfeita Superior Produção de Texto Redação e Interpretação de texto Ajuste à ABNT Dissertação Redação para vestibular Escrita Revisão textual ABNT Aulas de redação Correção de Monografias (TCC) Auxílio Em Redação

Muitos universitários reclamam que a pior parte de toda a disciplina de TCC é quando a apresentação está chegando, pois todos nós sabemos que, além de garantir a sua presença na Colação de Grau, aquele momento pode ser aproveitado como uma oportunidade de demonstrar de forma profissional um tema sobre a sua área de formação e, com isso, quem sabe, passar a ser visto com outros olhos pelos seus mestres ali presentes. Muitos estudantes, por isso, vão além da apresentação do TCC e passam a escrever artigos sobre o mesmo assunto, aproveitando todo o estudo e análise feita (foi o meu caso, inclusive). Mas se você tem a intenção de apenas apresentar para a banca e finalizar o quanto antes essa etapa de conclusão de curso, tenha em mente que, ainda sim, o objetivo da apresentação é te fornecer uma avaliação sobre suas habilidades, sobretudo, e sobre o resultado das suas pesquisas, além de ser necessário garantir uma nota suficiente para a aprovação final.

Geralmente, a apresentação de um TCC dura entre 10 a 20 minutos, tempo esse que pode ser muito para alguns, mas nem de longe suficiente para outros. O importante é ter em mente que o tempo é reservado para você expor tudo que há de mais importante no seu trabalho, parafraseando novidades sobre o tema e tópicos imprescindíveis de serem ditos, isto é, você irá apresentar o tema, sua problematização, o desenvolvimento do tema, pautando as partes mais importantes e, por fim, a sua conclusão final. Portanto, é importante preparar anteriormente um roteiro seguindo essa lógica. Ensaie, inclusive, para as prováveis perguntas que irão surgir.

Não esqueça, ainda, de preparar um slide neutro, clean e sucinto, independente do seu curso. Ninguém está ali para ler um milhão de informações a respeito do tema, mas sim para ver a sua desenvoltura acerca do assunto. Demonstre confiança, mas aceite tranquilamente as críticas e sugestões dos professores. Apresente de forma consciente o seu posicionamento e seus argumentos em relação ao tema, explique o conteúdo de forma mais simples do que está escrito no trabalho (ninguém está esperando de você o mesmo nível de linguagem que está no trabalho, vai parecer remoto demais) e, por fim, esteja lá com a certeza de que, no fim, tudo vai dar certo. 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil