Como pegar um peixe com as mãos (ou pelo menos aumentar suas
Por: Vinícius C.
18 de Novembro de 2015

Como pegar um peixe com as mãos (ou pelo menos aumentar suas

Física Velocidade EM 2

Muitos já tentaram pegar um peixe com as mãos, as pessoas sempre "atacam" no local certo onde estão vendo o peixe, mas de alguma forma mágica o peixe sempre escapa. Aqui você descobre a mágica, que de mágica não tem nada.

Não confie cegamente na sua visão!

Tudo que enxergamos é fruto de raios de luz que incidem/são gerados no objeto e são refletidos/emitidos em direção aos nossos olhos. Os raios de luz que chegam aos nossos olhos são então transformados em implusos elétricos e interpretados pelo nosso cérebro - tudo isso em questão de milisegundos. No entanto, os raios de luz podem sofrer alterações em sua trajetória original ao mudar de meio, o que leva a percepções erradas da posição de um objeto.

Ao mudar de meio propagação, do ar para a água por exemplo, a velocidadade de propagação da luz muda e com isso o raio de luz sofre um desvio em sua trajetória, como mostra a imagem abaixo.

O traçado pontilhado indica a trajetória teórica, sem desvio, do raio de luz emitido por uma lanterna. No entanto, o raio de luz é desviado ao atingir a superfície da água. Para alguém debaixo d'agua é como se a lanterna estivesse em uma posição acima de sua posição real, porque como dito anteriormente o que enxergamos é o raio que efetivamente chega aos nossos olhos.

O desvio do raio de luz ao mudar de meio pode ser calculado através da lei de Snell-Descartes: n1*sen(i) = n2*sen(r)

 

Onde "n" é o índice de refração do meio, o qual é a razão entre a velocidade da luz no vácuo (c) e a velocidade da luz no meio (v).

Agora que já temos um embasamento teórico podemos voltar ao problema inicial do peixe. Você está no meio 1, ou seja o ar, enquanto o peixe está imerso no meio 2, a água. A posicão do peixe observada por você é proveniente do raio de luz que vem do peixe, atravessa a interface água-ar e incide em seus olhos. No entanto, baseado no que vimos, esse raio é desviado ao mudar de meio, sendo que o você enxerga não é a posição real do peixe, mas uma imagem virtual! 

Como pode ser observado na imagem ao lado, o peixe na realidade está abaixo da posição na qual o exergamos. Ao mudar de um meio mais refringente (maior n - água) para um menos refrigente (menor n - ar) o raio de luz se afasta da reta normal (N) e desloca a posição do objeto para cima!

Assim, se você quer aumentar suas chances de algum dia pegar um peixe com as mãos você deve atacar abaixo da posição em que exerga o peixe. Outra opção, não recomendada, é passar uma temporada com os ursos cinzentos.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil