Deixe de lado macetes e aprenda o significado por trás das f
Por: Vinícius C.
29 de Novembro de 2015

Deixe de lado macetes e aprenda o significado por trás das f

Física Velocidade EM Movimento retilíneo uniforme Movimento EsSA MRU Movimento retilíneo

Todo ano vemos pessoas usando macetes para decorar fórmulas de física. Esses macetes vão desde coisas simples como S= So + V.t (Sorteve) até S = So + Vo.t + 1/2 a.t² (Sentado Sozinho Vendo Tevê até Meia-Noite). Porém, decorar fórmulas por si só não nos leva a aprender mais, na verdade, só nos leva a esquecer o significado por trás delas.

Já tive vários alunos que ao perguntar o que significava, fisicamente, dizer que um carro está a 80 km/h ficavam confusos para responder. Você sabe responder a essa pergunta?

Ao dizer que um carro está a uma velocidade de 80 km/h, estamos dizendo que o carro ao final de uma hora, mantendo sua velocidade constante, terá percorrido uma distância de 80 km. A partir dessa conclusão lógica podemos interpretar a velocidade como a distância percorrida por um objeto em um determinado espaço de tempo, ou seja, S = V/t. Para sermos mais precisos podemos definir a variação da posição como dS = S - So (onde S é a posição final do objeto e So é a posicão inicial) e a variação do tempo dt = t - to (onde to é o instante de tempo inicial e t é o instante de tempo final, onde a posição do corpo é S). Assim, a velocidade para um trecho qualquer pode ser dada por

V = dS/dt = (S-So)/(t-to)

Considerado o instante de tempo incial como zero (to = 0)

S = So + V.t

O nosso sorvete! (*)

A primeira vista pode parecer mais fácil somente decorar fórmulas, porém posso garantir que no futuro você não vai ser testado pela sua capacidade de memorizar fórmulas, mas pela sua capacidade de saber aplicar elas a situações cotidianas. As fórmulas são uma mera representação matemática dos fenômenos que fazem parte do nosso dia-a-dia.

*Esta equação só se aplica para o movimento retilineo uniforme (MRU), ou seja, a velocidade é constante ao longo de toda trajetória.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil